22 de mar. de 2013

DIA INTERNACIONAL D'ÁGUA


Hoje é o Dia Internacional da água, o liquido precioso que sacia a sede, proporciona a higiene, colabora no preparo de alimentos e em seus mananciais naturais como rios e mares, encontram-se belíssimos exemplares da fauna e da flora, muitos dos quais servem de alimento ao ser humano. De tempos para cá, ambientalistas e entidades defensoras do meio ambiente tem demonstrado preocupação com a diminuição que consideram drástica nas reservas naturais d’água e para falarmos de algo que pode vir a afetar nossa cidade e região , o aqüífero guarani, um dos maiores lençóis freáticos de nosso estado que abastece boa parte de nossa região, tem apresentado baixas preocupantes em seu nível, deixando aqueles que pensam no futuro com a cabeça quente em relação ao abastecimento deste liquido tão necessário a vida.

Especialistas dizem que o mínimo necessário de consumo de água por parte do ser humano é de dois litros diários, sendo que boa parte da população acaba consumindo mais refrigerantes e outras bebidas gaseificadas, deixando de lado a recomendação de quem entende do assunto que continuam batendo na mesma tecla em busca da conscientização popular. A nutricionista Eliane Petean, em entrevista ao Jornal da Cidade afirma que assunto é cheio de mitos. Um deles é o que bebermos dois copos d’água pela manhã, em jejum é o suficiente para termos uma vida saudável. De nada adianta, segundo a nutricionista, este ritual se a pessoa tiver uma vida sedentária e uma alimentação desregrada. Entretanto, o consumo intercalado de água e álcool, retarda a embriagues, pois o álcool fica mais diluído no organismo e é mais rapidamente expelido. Com certeza, muita gente vai começar a intercalar a cachaça com água.

Neste dia, o importante é conscientizar a população para não desperdiçar o chamado liquido precioso e conclamar o DAE a iniciar a reforma de sua rede distribuidora, evitando que boa parte da água captada e tratada seja desperdiçada. Eis um bom destino para a grana depositada no FDE.

Com a palavra, o DAE.