30 de abr. de 2013

DIA DO TRABALHO

Hoje é o dia dedicado ao trabalhador, sendo que no Brasil e em diversos países do mundo é feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições sobre a data além de movimentos de protesto e reivindicatórios.  A história deste dia remonta ao ano de 1886, quando na industrializada cidade de Chicago nos Estados Unidos, milhares de trabalhadores foram as ruas com a finalidade de reivindicar melhores condições de trabalho, dentre elas, a redução da jornada de trabalho de 13 para oito horas diárias, sendo certo que neste mês mo dia, ocorreu uma greve geral da classe trabalhadora nos Estados Unidos.Dois dias depois, um conflito envolvendo trabalhadores e policiais, acabou gerando a morte de alguns manifestantes, gerando a revolta entre os trabalhadores e consequentemente,  novos enfrentamentos com os policiais. No dia 4 de Maio, manifestantes atiraram uma bomba contra os policiais, ocasionando a morte se 7 deles, sendo o estopim para que as tropas começassem a atirar contra os manifestantes, ocasionando a morte de onze trabalhadores, além de dezenas de feridos. No Brasil, a data embora comemorada desde 1895, somente em 1925, foi oficializada, transformando-se em feriado, por decreto do então presidente Arthur Bernardes.Antigamente  a data era reservada para reflexão e as condições de trabalho, com a realização de Assembléias, palestras e Atos Públicos, visando a conscientização da classe trabalhadora sobre seus direitos e de reverencia aos heróis de Chicago. De anos para cá, as entidades representativas dos trabalhadores, não em sua totalidade, começaram a homenagear os trabalhadores com a realização de shows populares e para garantir a presença de público, realizam sorteios de prêmios, dentre eles, automóveis. De uma forma ou de outra, os trabalhadores lembram e comemoram sua data, aglutinando-se em agrupamentos, festivos ou reflexivos. Aos trabalhadores de Bauru, sem exceção, parabéns pelo Dia do Trabalho.

DIA DO FERROVIÁRIO.

Hoje é o Dia do Ferroviário, categoria responsável pelo crescimento econômico de nossa cidade, principalmente até a década de 90, quando os trens de passageiros foram sendo desativados e as ferrovias privatizadas, sucateadas e relegadas a um segundo plano na área de transportes de passageiros e mesmo de cargas. Os mais antigos com certeza se recordam do movimento na nossa chamada gare central, dos restaurantes, lanchonetes e hotéis da hoje nostálgica Praça Machado de Mello, bem como do movimento das oficinas da Noroeste do Brasil localizadas em Vila Falcão. Ser ferroviário era o passaporte para ser respeitado pela comunidade bauruense, afinal, a s ferrovias eram a mola mestre de nossa economia. Além da Noroeste, Bauru contava com os trens da Companhia Paulista e em menor escala, da Sorocabana que mantinha um ramal até Botucatu. Pelos trens da Noroeste os passageiros locomoviam-se para o estado de Mato Grosso e para muitos ainda é vivo na memória a exuberância do pantanal mato-grossense, admirado pelas janelas dos vagões do saudoso trem.

Hoje, o transporte ferroviário e a pujança das ferrovias, fazem parte de um passado, a cada dia mais distante, transformando o dia de hoje em nostálgico para os bravos ferroviários sobreviventes que lembram-se com carinho dos tempos em que tanto a ferrovia como os ferroviários eram o assunto do dia em nossa cidade. Na estação central eram comum a chegada e partida de autoridades, politicos e delegações esportivas.  Para o dia de hoje, ser melhor comemorado, bem que o prefeito Rodrigo Agostinho poderia anunciar as reformas e ocupação da Estação Ferroviária, adquirida em seu mandato e até hoje, sem ter uma destinação definida, não podendo entrar para a história como o “elefante branco de Rodrigo”.

Parabéns aos ferroviários e aqueles abnegados que mantém viva a ferrovia no coração dos bauruenses.