12 de mar. de 2013

MIZAEL E MÉRCIA

Um Tribunal do Júri para entrar na história está sendo realizado em Guarulhos, onde está sendo julgado o advogado Mizael Bispo de Souza, acusado de conjuntamente com o vigia Evandro Bezerra Silva ter assassinado a advogada Mércia Nakashima em maio de 2010. O júri difere dos outros, por estar sendo transmitido ao vivo pela TV e pela internet, de forma pioneira na justiça de primeira instancia no Brasil e atraindo os holofotes de toda a midia nacional para o Fórum de Guarulhos. As provas periciais e as investigações realizadas pela polícia civil demonstram que ambos, tanto o advogado como o vigia, foram os responsáveis pela morte e tentativa de ocultação do cadáver de Mércia. O trajeto do carro de Mizael, refeito nas investigações, com o rastreamento do sinal do GPS instalado em seu carro e as inúmeras ligações realizadas de seu telefone para o do vigia, onde combinavam como agir para realizar com sucesso a operação criminosa. Outro ponto comprometedor para Mizael e sua defesa, foi o laudo pericial do biólogo Carlos Eduardo de Mattos Bicudo e seu depoimento em juízo, atestando que as algas encontradas no sapato do réu são idênticas as encontradas na represa de Nazaré Paulista, onde foram localizados o carro e o corpo de Mércia. A defesa, esperneia e tenta de todas as formas desqualificar as provas e as investigações conduzidas pela policia civil. O julgamento prossegue em ritmo de um “ reality show " e que antes de ser iniciado era saudado como o primeiro a ser transmitido ao vivo, na história da justiça brasileira. Existia e existe o temor pela execração publica do réu, entretanto, o sensacionalismo deste julgamento encontra respaldo e apoio da justiça, através do juiz Leandro Cano que dizia temer o sensacionalismo com a transmissão e hoje, é o ator principal desta novela. Não parece ter sido aprovada esta primeira transmissão ao vivo de um Júri Popular e os telespectadores ainda preferem o mundo fantasia do BBB ou da Fazenda.

CARLÃO DO GÁS E O PAPA

Infrutífero o discurso do vereador Carlão do Gás , do PR, pedindo a votação da emenda que dispensava a discussão do Estatuto da Fundação Regional da Saúde pela Camara Municipal alegando que o prefeito por ter tido 82% dos votos na ultima eleição merecia o voto de confiança dos vereadores. Suas declarações provocaram reações contrarias em praticamente todos os vereadores que enxergaram no discurso do vereador do PR, a tentativa da criação de um rolo compressor, pilotado pelo executivo. No final, para o bem da democracia e principalmente para a manutenção da independência entre os poderes a emenda foi derrotada por 17 x 0, com o próprio Carlão do Gás, defensor da aprovação da emenda, votou contrariamente, afirmando que não queria aparecer isoladamente na imprensa como sendo o único a ser favorável a fornecer um cheque em branco ao executivo. Deveria ter votado de acordo com sua consciência e não ficar preocupado em fazer firulas para a torcida, afinal, a discordância é natural e fortalece o poder legislativo.

De outro lado,inicia-se hoje o conclave destinado a escolher o novo papa, sem que ninguém ouse arriscar a definir quanto tempo demorará para que a fumaça branca apareça na chaminé da Capela Sistina anunciando que os cardeais reunidos escolheram o futuro mandatário da Igreja Católica. Com a presença de 115 cardeais e sem nenhum franco favorito, muito embora os nomes do italiano Ângelo Scola e do brasileiro Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, surjam como nomes fortes para serem conduzidos ao posto. Contra o brasileiro podem pesar as movimentações para que o papa volte a ser um italiano. Na realidade o que a comunidade católica deseja, a nível mundial é que a escolha recaia sobre quem tenha condições de manter os fieis na igreja, estancado a continua diminuição de católicos a nível mundial. Evidente que para se conseguir este objetivo o novo papa terá que enfrentar de frente e com respostas rápidas para os principais problemas que a igreja enfrenta atualmente: a pedofilia e a corrupção no Vaticano.