10 de mar. de 2014

LULA SE AQUECENDO

E Lula precisou entrar em campo, para atuar como bombeiro e tentar debelar a crise instaurada entre o governo  federal e o PMDB, cujos parlamentares ameaçam romper com a chamada base aliada, articulando a formação de um bloco independente na Camara Federal que contaria com a participação de oito partidos. O desagrado do PMDB era restrita aos deputados federais, insatisfeitos com o tratamento recebido do governo e com a negativa do planalto em aceitar a indicação de deputados para ocuparem ministérios e no atendimento de pedidos dos peemedebistas, sendo que agora chegou também ao Senado Federal, pela demora na nomeação do senador Vital do Rego ( PMDB-PB) para o Ministério do Turismo e também sua escolha, por considerarem a pasta como sendo da cota dos deputados e muitos senadores consideram que sua posse, aumentará a área de atrito entre o governo e os parlamentares federais. Outra questão que está ocasionando mau estar é a insistência do Planalto para que o senador Eunicio Pinheiro do Ceará, desista de sua provável candidatura ao governo daquele estado, onde o PT tem compromisso com os irmãos Cid e Cyro Gomes que abandonaram o PSB, para poderem estar juntos com Dilma em sua campanha de reeleição, sendo hoje os principais apoiadores da presidenta no Norte e Nordeste. O presidente do PMDB, senador Valdir Raupp de Rondônia, desabafou: “ Onde existem divergências entre PMDB e PT, a presidenta costumeiramente fica do lado do PT. O racha do partido é por causa do governo”.E foi justamente para tentar melhorar este relacionamento que Lula reuniu-se com Dilma no dia de ontem, buscando manter o PMDB no base aliada e principalmente, na coligação para outubro.Novamente, a teoria de São Francisco de Assis que é dando que se recebe deverá prevalecer, com o governo cedendo ao PMDB e recebendo apoio e o tempo de TV, na campanha de reeleição. Assim funcionam os partidos brasileiros. Infelizmente!

BASTA!

Um programa federal criado para socorrer pequenos agricultores prejudicados pela seca no semiárido nordestino vem sendo deturpado com politicos e donos de carros de luxo recebendo verbas destinadas aos pequenos agricultores que comprovem que possuem renda não superior a um salário mínimo e meio, além de preencherem outros requisitos, como tamanho máximo da propriedade rural e uma vez preenchidos tudo aquilo que é exigido pelo programa, cada família de pequeno agricultor tem direito a uma bolsa de R$ 850,00, desde que problemas climáticos impeçam a colheita da área cultivada. Técnicos do Tribunal de Contas da União – o TCU – cruzaram a listas de beneficiários do programa entre 2012 e 2013 com outras bases de dados e acabaram encontrando 35 mil cadastros com irregularidades em 2012 e outros 3 mil em 2013. Segundo o TCU, em 2012, cerca de7 mil pessoas que ganhavam mais que um salário mínimo e meio receberam o beneficio  e outras 12 mil que tem vinculo com o poder público, dentre eles um prefeito, um vice e cinco vereadores. Foram encontrados 135 mil beneficiários proprietários de veículos e muito embora a grande maioria possua motocicletas, o TCU determinou a abertura de investigações, pois entre os que receberam a verba federal  existem proprietários de Tucson, Pajero e Hilux, além de outros veículos de luxo. Diz o povo, em sua sabedoria secular que oportunista e tiririca são pragas difíceis de serem erradicadas, entretanto, até quando assistiremos as denúncias de tantas maracutaias com seus envolvidos saindo impunes e rindo dos golpes que aplicaram nos cofres públicos, sabedores que dificilmente sofrerão qualquer represália, ante a lentidão de nossa justiça. Se mudassem a lei, determinando que aqueles que saquearem os cofres públicos, em qualquer valor, tenham confiscado seus bens e estes leiloados, com os valores revertidos ao tesouro nacional, com certeza o ímpeto de meter a mão em recursos do governo seriam refreados.

FARRA DO BOI!

Nem bem assumiu o Ministério da Saúde, Arthur Chioro começa a freqüentar o noticiário negativo, inicialmente em decorrência de investigação que estaria sendo alvo em São Bernardo do  Campo, onde era secretário Municipal de Saúde e possuía  uma empresa que presta assessora na área de saúde para outros municípios, atividade considerada ilegal e sobretudo, imoral pelo Ministério Público que investiga o caso. Ao assumir o Ministério da Saúde, transferiu as cotas que possuía na empresa para sua esposa em operação que pode ser legal, entretanto, questionada no ponto de vista moral. Chioro não se conteve e ao viajar pelo Brasil a bordo de um avião da FAB, durante o carnaval, para segundo ele, realizar campanha contra a AIDS e Hepatite, composta basicamente na distribuição de preservativos aos foliões, levou ao seu lado, no avião da FAB, a própria mulher. Recife, Salvador e Rio de Janeiro foram as cidades escolhidas pelo ministro para mobilizar a população e coordenar a distribuição de preservativos.Nem se Arthur Chioro fosse um nome conhecido e respeitado nacionalmente, convenceria da necessidade de sua presença nestas cidades para mobilizar os foliões e convencê-los a usar preservativo. Que nos perdoem seus defensores, mas viajar gratuitamente em aeronaves oficiais, levar a esposa de carona e ainda receber uma diária no valor de R$ 2.541, 88, talvez justifiquem a nível particular a viagem, entretanto querer revesti - lá como necessária para a campanha, torna-se verdadeira anedota. Fontes governamentais consultadas garantem que a “carona” é legal, pois não implicou em aumento de gastos para os cofres públicos. Ora, pode ter todo o caráter de legalidade, estar estritamente dentro da lei, entretanto, fere a dignidade do brasileiro, que assiste atônico a esta verdadeira farra do boi, com aviões e dinheiro publico. Diária de dois mil e quinhentos reais, a companhia da mulher em carnavais famosos com viagem gratuita, todo mundo quer. Ou, não?