26 de out. de 2013

POEMA EM HOMENAGEM A ISAIAS DAIBEM. AUTORIA DE JEFFÉ

Scribens…



Garoeiro – Natal, RN, 24 de outubro de 2013.

[Para: Isaías, in memoriam...]



Quis sempre ouvir o futuro,

Algo bom que me dissesse;

Reza o futuro uma prece

Só de silêncio e escuro…



Do presente, meu contato,

Sabotado no transcurso,

Quer fugir de seu discurso

Só breve e imediato.



Com o passado converso,

Reinventando o passado,

Feliz, com o reinventado,

Mas, do que foi, bem diverso…



Deixa sempre desengano,

Falar, ouvir, escutar,

Querer se comunicar,

O maior desejo humano…



Por isso, gosto da escrita:

Criar, no som convertido,

Além do próprio sentido,

Esta presença infinita!



AO COMPANHEIRO ISAIAS DAIBEM

A ética e a coerência ideológica sofreram grande perda com o falecimento do professor Isaias Daiben neste 24 de Outubro. A solidariedade, o humanismo de Isaias são sementes que devem ser preservadas na esperança de que germinem e ofereçam frutos de qualidade para nossa população. Socialista convicto, católico praticante buscou ao longo de seus 73 anos neste plano espiritual, praticar o bem diuturnamente. Raras vezes vimos o companheiro desanimado ou querendo abandonar as bandeiras que defendia com paixão extremada. Dono de um senso de humor refinado, estava sempre presente nos principais movimentos de nossa cidade, desde o início da década de 60, quando participava da Juventude Estudantil Católica – JEC – e na extinta Federação Bauruense Estudantina – FBE – que congregava os estudantes secundaristas da cidade. Enquanto ferroviário participava das atividades da Associação Profissional dos Ferroviários da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Pai de família amoroso e preocupado com o presente e o futuro de seus filhos, não deixava de visitar periodicamente irmãs, primos, tios, em busca de um estreitamento cada vez maior. Da esposa Ana Maria, falava com amor que contagiava seus interlocutores. Adepto do dialogo, conseguia conversar com pessoas de todas as matizes ideológicas e nunca vimos o criticar de forma áspera quem quer que seja, demonstrando ser um democrata na acepção do termo, mesmo não obtendo a mesma contrapartida de seus adversários no campo político. Poucos sabem, Isaias durante os hoje romanticamente chamados “anos de chumbo” chegou a ser proibido de lecionar, por ser considerado elemento subversivo pelos agentes da repressão política. Nos últimos sete anos, voltamos a conviver quase que diariamente, e todas as vezes que ia para Bauru, encontrava-me com Isaias. O escritório do companheiro e amigo Joaquim Mendonça era o nosso QG, onde discutíamos política, a conjuntura, saboreávamos um suco de cevada com Isaias era o nosso maior incentivador na busca de resgatar a verdade histórica dos movimentos populares de nossa cidade. A partir de agora, quando nos reunirmos para um bate papo ou mesmo, um aperitivo, a mesa do amigo Joaquim estará desfalcada de forma perene do bom senso e do humor refinado do companheiro Isaias que fará não somente ali, mas em todos os setores em que participava. Tenha a certeza, caro e estimado que seus companheiros e familiares continuarão a defender suas bandeiras, não as deixando atiradas ao chão.

PS: Por ironia do destino, foi sepultado em 25 de outubro, data do assassinato de outro grande humanista, Vlado Herzog.

FALECEU ISAIAS DAIBEM.

Faleceu Isaias Daiben, telegrafista, professor e militante político histórico de nossa cidade, sempre atuando em partidos que tem como meta a Justiça Social. Católico praticante, iniciou sua militância na Juventude Estudantil Católica – JEC -, passando pela Juventude Universitária Católica – JUC – e posteriormente pela Ação Popular. Pelo MDB foi eleito vereador em 1976, com uma votação histórica, tendo marcado esta sua primeira passagem pelo legislativo bauruense pela abordagem constantes de temas nacionais, o que fazia ser chamado pelos colegas e pela imprensa, de senador municipal. Em 1980, deixou o MDB com a finalidade de fundar o PT em nossa cidade, contrariando a vontade de Edison Bastos Gasparini que queria sua continuidade no PMDB para ser candidato a prefeito ou a vice em 1982. Não se reelegeu em 82, quando o PT não atingiu coeficiente eleitoral para a disputa legislativa. Quando Tuga Angerami assumiu a Prefeitura Municipal, com a morte de Gasparini, convidou professor Isaias para ser o seu chefe de gabinete e posteriormente, Secretario de Educação. Filiado ao PSB e um dos responsáveis pela sua reestruturação na cidade, voltou a se eleger em 1988, para aquele que seria seu último mandato em nossa Camara Municipal. Antes de tudo, Isaias era um humanista, preocupado com as questões sociais, amigo dos amigos, esposo e pai amoroso e preocupado com o dia-a-dia da família. Ético com o trato das coisas públicas, era considerado uma das reservas morais de nossa cidade, imagem esta construída em décadas de atividades coerentes e transparentes. Era um idoso, com quase 73 anos de idade, com espírito de jovem, acreditando sempre na transformação da sociedade e com uma vida digna para todos. Indiscutivelmente a morte de Isaias deixa um vácuo difícil de ser preenchido e as saudades de seus companheiros de ferrovia, de magistério, esposa, filhos, demais parentes e amigos que construiu ao longo de sua passagem por este mundo, serão perenes. Homenageamos Isaias, reproduzindo um bordão que sempre dizia, ao se despedir de um companheiro de militância política: Companheiro avise onde estiver que o socialismo não morreu!

ONDE TEM FUMAÇA TEM FOGO!

Se de grão em grão, a galinha enche o papo, podemos afirmar que de escândalo em escândalo, qualquer administração se desgasta perante a opinião pública e infelizmente é o que está ocorrendo em nossa cidade, com consecutivas denúncias vindas a público dando conta de que coisas erradas estão ocorrendo no Palácio das Cerejeiras. A DEMOP e seu aditivo milionário, a denúncia de aprovações irregulares de loteamentos sem a chamada reserva institucional, pela SEPLAM. Sábado, a Jovem Auri Verde denunciou que a prefeitura locou uma casa para abrigar a Coordenação do Minha Casa Minha Vida com visíveis indícios de superfaturamento. Muito embora a casa estivesse ainda anunciada no site de uma imobiliária da cidade por R$ 4.500,00, a prefeitura havia celebrado contrato de locação com o proprietário pelo valor de R$ 6.500,00, e com a repercussão da notícia, o prefeito Rodrigo Agostinho determinou a suspensão do contrato, nitidamente lesivo ao interesse público, com um gravame, a mesma SEPLAM é que realizou a avaliação do imóvel locado. Em entrevista concedida a Jovem Auri Verde na manhã de hoje, a vice prefeita Estela Almagro declarou estar muito triste com a decisão do prefeito e pelo fato de ter tomado conhecimento desta, pela imprensa, mesmo porque a locação foi decidida em reunião com o prefeito, que desde o início se mostrou indisposto em locar o imóvel. Estela também questiona os valores, que segundo ela, são irrisórios a administração pública. Agrava-se desta forma, a crise latente do relacionamento entre o prefeito e a vice e segundo analistas políticos a ruptura oficial é questão de tempo. Uma coisa é certa, se as denúncias envolvendo a administração continuarem no ritmo das últimas semanas, a credibilidade do prefeito, da vice estará seriamente comprometida e de forma consequente o apoio popular. Claro está que se as eleições fossem hoje, os 82% de aprovação popular ao atual governo, não se repetiriam, nem com a implantação de mais trinta quilômetros de galerias de águas pluviais. Ou, não?



MINHA CASA, MINHA VIDA.

Hoje foi o dia do sorteio da Fase II do Programa Minha Casa Minha Vida, realizado no Estádio Alfredo de Castilho, na Vila Pacifico e aberto a toda a população. 1520 unidades habitacionais das 4300 previstas para esta fase, foram sorteadas na manhã de hoje. Comprovando de forma cabal  o déficit habitacional em nossa cidade, 27642 pessoas estão inscritas em busca da sonhada casa própria, em um número 600%  superior as unidades a serem construídas. O Projeto Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal tem sido aprimorado e contribuído de forma decisiva para o aquecimento do mercado imobiliário e agora também na área de eletrodomésticos, considerando que os beneficiários do programa, contam com financiamento a juros baixos para poderem mobiliarem suas novas residências. Quem está eufórica com o sorteio realizado nesta manhã é a vice prefeita Estela Almagro, coordenadora local do programa, que explica que 70% das unidades foram reservadas aos inscritos com filhos em idade escolar e ou beneficiários do Bolsa Família; 30% para pessoas solteiras e famílias sem filhos, mantendo-se a cota de 60% das unidades habitacionais para mulheres chefes de família e 27% para os homens, chefes de família, além de 3% para as famílias que possuam membros com deficiência e 10% para as pessoas idosas. O escalonamento no processo seletivo e de sorteio, busca atender de forma uniforme a todas as faixas de pretendentes, dando-se preferência nítida aos mais necessitados. Ninguém pode discordar da importância deste projeto, que visa melhorar as condições de vida do povo brasileiro e em especial, das classes menos favorecidas, buscando diminuir os chamados bolsões de pobreza existentes em nosso país, entretanto, pelo numero de inscritos e número de unidades a serem construídas podemos afirmar sem nenhum medo de errar, que continuaremos a conviver com favelas e outras habitações em  que seus ocupantes lutam para sobreviver com o mínimo de dignidade. Espera-se a continuidade e consequente ampliação deste projeto, para que a médio prazo seja zerado o déficit habitacional e todo brasileiro tenha um local para residir com dignidade.

HB: A NOVELA CONTINUA

E a novela envolvendo a Saúde Pública de Bauru teve mais um capitulo no dia de ontem, com reunião realizada na manhã de ontem na Secretaria de Estado da Saúde, em São Paulo, com o prefeito Rodrigo Agostinho demonstrando interesse em que a Prefeitura assuma parte da gestão do Hospital de Base, sendo que inicialmente a proposta seria administrar o atendimento ambulatorial e as internações clinicas mais simples.  Em trinta dias, um plano detalhado deverá ser apresentado a Secretaria Estadual e não existe um prazo para que a idéia seja colocada em pratica, entretanto, é consenso entre aqueles que participaram da reunião que a proposta representa um passo importante para resolver a questão crônica da fila de espera por leitos hospitalares em nossa cidade. Além da mudança de gestão do HB, hoje administrado pela FAMESP, os participantes discutiram a transferência de regulação de vagas para o município, atribuição hoje da Secretaria Estadual e da FAMESP, sendo que esta alteração vem sendo estudada desde algum tempo e igualmente deverá constar do plano a ser apresentado, sendo que a idéia, a longo prazo, é que a Prefeitura possa assumir todo o Hospital de Base além da Maternidade Santa Isabel e o Manoel de Abreu. Rodrigo e o secretário Fernando Monti foram enfáticos ao afirmar que finalmente conseguiram um canal de dialogo eficiente com o governo estadual, por intermédio do secretário David Uip e muitas coisas podem ser definidas por meio destas produtivas conversas e mais, que o Estado teria sido claro que a falta de vagas não ocorre por questões financeiras e sim, por falta de um projeto consistente. Uma coisa é certa, a saúde pública precisa sair urgente do campo das discussões, para que uma nova sistemática seja implantada, acabando-se com as longas filas no aguardo de internações, possibilitando desta forma um atendimento digno ao bauruense que necessite de atendimento médico. Enquanto se discute o que fazer, mortes continuam ocorrendo em uma verdadeira omissão por parte do setor público e isto, definitivamente não pode continuar ocorrendo.

JUBIILEU DE PRATA TUCANO!

Hoje, o tucanato de Bauru e região está reunido desde às 9:30 no Teatro Edson Celulari com a finalidade de comemorar seus vinte e cinco anos de existência, aproveitando para homenagear militantes considerados históricos da legenda e órgãos de imprensa da cidade, incluindo-se a Jovem Auri Verde. Praticamente definido o quadro de candidatos para o ano que vem, com Pedro Tobias disputando a reeleição para a Assembléia Legislativa, tentando conquistar seu quinto mandato consecutivo. Para a Camara Federal, Ricardo Carrijo, um dos fundadores do partido em nossa cidade e o médico José Eduardo Marques, colocaram seus nomes a disposição. Para aqueles que reclamam da falta de renovação da classe política, o jovem Victor Coube, filho de Caio colocou seu nome a disposição para a disputa da Assembléia Legislativa, em caso de desistência de Pedro Tobias, hipótese improvável de ocorrer. Os tucanos tentarão quebrar o jejum e eleger um deputado federal da cidade, fato que não ocorre desde as eleições de 1998, quando o então tucano, Tuga Angerami se reelegeu para seu segundo e último mandato em Brasília. O presidente municipal Waldir Caso em sintonia com Pedro Tobias de quem é assessor, busca fortalecer a legenda visando as próximas eleições, considerando que na última disputa, a nível municipal, não apresentou candidatura própria a prefeitura, optando por apoiar a demista Chiara Ranieri. Aliás, os tucanos em seus vinte e cinco anos, por uma única vez conseguiram eleger o prefeito de nossa cidade, fato este ocorrido no ano da fundação do partido, em 1988, com a vitória do engenheiro Antonio Izzo Filho, que veio a abandonar o partido em meados de 90 e que com certeza, não será homenageado no dia de hoje, mesmo porque os tucano fazem questão de esquecer sua passagem pelo partido. De qualquer maneira, com seus vinte e cinco anos de existência, pode-se dizer que os tucanos fazem parte da história de nossa cidade, nosso estado e do pais, colaborando para o aperfeiçoamento de nosso estado democrático.



PRÉ SAL


Hoje será realizado o leilão para exploração do campo de pré-sal de Libra, na bacia de Santos, a maior descoberta já feita no Brasil e que se tornará na maior oferta de um reservatório de petróleo já feita no mundo, sendo que este leilão pode se transformar no primeiro e único em que a PETROBRÁS participa como operadora única e dona obrigatória de 30% do consórcio vencedor. A própria estatal já tem manifestado interesse de rediscutir o atual modelo, podendo torná-lo opcional, para dentro da conjuntura da empresa, ela poder abrir mão dos direitos previstos na atual legislação. Para técnicos da estatal, aquilo que poderia ser um privilégio, transforma-se em um peso em determinadas situações, como a atual, em que a estatal enfrenta problemas com o caixa para poder bancar seu plano de investimentos de 236 bilhões de dólares. Como o próximo leilão do pré-sal somente deverá ocorrer dentro de dois ou três anos, a palavra de ordem dentro do governo é aguardar o leilão de hoje, que funcionará como um teste do modelo de partilha, no qual a participação é garantida e fortalecida pela legislação. A luta pela criação da PETROBRÁS e pela prospecção do petróleo em nosso país foi intensa, principalmente nas décadas de 30 e 40 do século passado, com ativistas da campanha O PETRÓLEO É NOSSO envidando todos os esforços, sofrendo represálias por não concordarem com a idéia inicial de Getúlio Vargas de entregar a prospecção do chamado ouro negro para potencias estrangeiras e hoje a nacional PETROBRÁS é uma das maiores empresas mundiais do setor, coisa que nem o escritor Monteiro Lobato acreditava quando escreveu o POÇO DO VISCONDE, um dos ícones da luta pelo PETRÓLEO É NOSSO.Em homenagem a memória daqueles que foram presos, torturados e mortos na defesa de nossa soberania no PETRÓLEO, jamais deveríamos abdicar, por qualquer motivo, da exploração desta nossa grande riqueza nacional.

SYCA, o HOMEM NOTÌCIAS!

Faleceu ontem e foi sepultado hoje às 11 horas no cemitério Jardim do Ypê, aos 74 anos de idade,  o radialista Sylvio Carlos Simonetti, popularmente conhecido como Syca, verdadeira legenda do rádio bauruense. Neto do precursor do rádio no interior paulista, João Simonetti, Syca criou um estilo próprio de fazer rádio, inovando o jornalismo, buscando levar notícias aos ouvintes durante toda a programação das rádios por onde passou. Iniciou na Bauru Rádio Clube, PRG-8, fundada pelo avô nos anos cinqüenta, vindo para a Jovem Auri Verde em 1967, quando sua família adquiriu o controle acionário desta rádio. O homem notícia como era conhecido, dedicava-se de corpo e alma a profissão que escolheu, chegando cedo ao trabalho e somente indo embora no início da noite, sendo o responsável pelo departamento de jornalismo da emissora. Igualmente era o responsável pelo plantão esportivo e enquanto seu irmão, Paulo Sérgio ou o amigo João Bidu transmitiam os jogos do Norusca, Syca acompanhava dos estúdios da rádio os demais jogos da rodada, informando durante a transmissão seus resultados. Syca na juventude, jogava no então campeonato varzeano de nossa cidade, defendendo o gol do Marabá e do Independente, ambos do Jardim Bela Vista, criando a fama de ter sido um dos melhores goleiros que passaram pelo futebol amador de nossa cidade. Trabalhou nos anos 80, na assessoria de imprensa do então prefeito Tuga Angerami, onde igualmente incentiva os novos valores do jornalismo bauruense, dentre eles, o conhecido Gerson de Souza. Incentivador e descobridor de novos talentos para o rádio,  transformando –se em um verdadeiro mito do rádio-jornalismo bauruense, reconhecido por aqueles que com ele trabalharam. Agora, vai fazer companhia para Célio Gonçalves, Flávio Pedroso, Walter Neto, Nelson Machado, João e Leônidas Simonetti, Tobias Ferreira, Flávio de Angelis em outro plano espiritual e quem sabe, neste momento sua conhecida voz não estará anunciando as últimas notícias.