16 de jul. de 2013

INFERNO ASTRAL DO PMDB

Primeiro foi a prisão do deputado federal Natal Donadon de Rondônia, depois a denúncia de que o presidente da Camara Federal , Eduardo Henrique Alves e do Senado Federal Renan Calheiros, terem se utilizado de aeronaves da FAB para compromissos particulares, aliás, a mesma denúncia foi realizada contra o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves. Agora, para completar o quinteto do PMDB envolvidos em denúncias de mau uso da verba pública, a grande imprensa traz esta semana uma serie de denuncias contra o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral que dentre outras coisas, utiliza-se de um helicóptero de alto luxo, de propriedade do governo do Rio,  para transportar seus  familiares acostumados a passarem  finais de semana e feriados prolongados na residência da família, localizada em Mangaratiba, sendo que sempre acompanham a mulher do governador, seus dois filhos, as duas babás e até o cachorrinho de estimação, que demonstra total familiaridade com a aeronave estatal. Neste momento em que se especula uma reforma ministerial, a presidenta Dilma poderia aproveitar para se desfazer do ministro Garibaldi Alves que aliás é primo-irmão do presidente da Camara Federal, o que poderia configurar a existência de nepotismo no governo federal. Igualmente, nossas Casas Legislativas que acabam de realizar um verdadeiro “passa-moleque” na opinião pública e na própria presidenta da república, instituindo uma comissão para estudar a reforma política, jogando o possível plebiscito para o ano que vem, evitando desta forma a possibilidade de se mudar as regras para as próximas eleições, poderiam muito bem, investigar em suas comissões de ética as praticas de seus presidentes, claramente lesivas aos cofres públicos. A população está insatisfeita e saindo as ruas, protestando de forma até violenta contra os desmandos administrativos e esta seria a hora ideal de nossos politicos demonstrarem a nação de que não são as parasitas que todos pensam que sejam e dar um basta para aqueles que denigrem a classe. Não existe corrupção de menor ou maior valor, existe, puramente a corrupção e utilizar-se de aeronaves públicas para assistir jogos de futebol ou cerimônias de casamento, não tem outro nome, a não ser a decantada corrupção. Espera-se providencias e que o próprio PMDB comece a depurar seus quadros, para garantir a própria sobrevivência.

EVERTON OCTAVIANI E AS ELEIÇÕES DE 2014.

E a vizinha Agudos, governada pelo jovem Everton Octaviani surge no cenário nacional, graças ao transporte urbano gratuito, implantado com sucesso naquela cidade, há mais de dez anos, sendo que o prefeito foi convocado pela Comissão da Camara Federal que discute o transporte urbano e que é presidida pela Deputada Federal Luiza Erundina do PSB de São Paulo. Na onda de protestos que ocorrem por todo o país, uma das reivindicações básicas é justamente o do transporte coletivo gratuito e Agudos é uma das poucas, senão a única cidade brasileira a oferecer este serviço a população, razão pela qual tem obtido destaque positivo na grande mídia.Surfando na publicidade positiva do município e consequentemente, de sua administração,o jovem prefeito não descarta a possibilidade de concorrer a uma cadeira de deputado estadual nas próximas eleições e muito embora, esteja filiado ao PMDB já recebeu convites do PTB e do PSD para se filiar e ter legenda garantida para disputar as eleições do próximo ano, não se descartando também a possibilidade de ter recebido convite da Deputada Federal Luiza Erundina para se filiar ao PSB, que não possui na região, quadros com densidade eleitoral para a próxima disputa. Resta saber como fica a situação de Carlão Octaviani, ex-prefeito de Agudos e tio do atual prefeito, além de seu padrinho político que atualmente é suplente de deputado federal pelo PP e que já recebeu convites para se filiar ao PMDB, é sondado pelo PSDB para as próximas eleições parlamentares.  Será que está se desenhando uma dobrada genuinamente agudense, com tio e sobrinho, juntos na disputa eleitoral, buscando fortalecer a cidade e região? Everton em conversas informais, não nega  os convites e muito menos o interesse em disputar, demonstrando cautela e preocupação, quanto a decisão, pelo fato de ter que renunciar ao cargo de prefeito municipal, em abril do próximo ano, um ano e oito meses, antes do seu final. A grande verdade é que o jovem Everton está picado pela mosca azul e com vontade de se candidatar. Vamos aguardar até outubro deste ano, prazo fatal para filiações e mudanças partidárias, para vermos o que pode acontecer.

TRANSPARÊNCIA CORRE PERIGO

Hoje, na sessão ordinária da Camara Municipal será discutido e votado em primeira discussão,  o projeto  61/13, que regula o acesso as informações,de iniciativa  do prefeito Municipal que visa desta forma regular o previsto na lei federal  12527 de 18 de novembro de 2011, a chamada Lei da Transparência. Não custa lembrar que nos últimos dias a municipalidade disponibilizou em seu site os quadros existentes na administração, bem como seus ocupantes e salários percebidos, o que acabou por gerar polemica ante a constatação da existência dos  chamados marajás em nossa cidade, com alguns dos chamados “barnabés” recebendo vultosas somas mensais. DE outro lado, até o momento a COHAB, DAE, FUMPREV, EMDURB e a Camara Municipal não adotaram a mesma postura com a população continuando sem saber quem são seus funcionários e quanto recebem mensalmente. A BATRA que durante meses a fio questionou, cobrou a aplicação da Lei da Transparência em nossa cidade, chegando inclusive a recorrer ao Ministério Público para alcançar seu intento, demonstra preocupação com a discussão do projeto no dia de hoje, entendendo que setores da comunidade que não vêem com bons olhos a aplicação da lei, acabem por conseguir que os senhores vereadores apresentem emenda que, contrariando o texto da lei federal, poderá impedir a divulgação da relação nominal dos servidores, substituindo os nomes por matriculas. Analistas politicos entendem que nenhum vereador, ante o atual clima de manifestações populares, ousaria apresentar uma emenda deste tipo que feriria frontalmente a legislação federal e desta forma, poderia ser contestada judicialmente, acarretando desgaste popular para o vereador proponente. O que se espera é a que lei seja aprovada e as empresas e autarquias subordinadas a prefeitura, sejam obrigados em curto espaço de tempo a disponibilizarem as informações, até hoje fechadas em verdadeiros cofres com segredo de altíssimo sigilo. O povo precisa saber de que forma é gasto o seu dinheiro!

SUIÇA DEVOLVE GRANA DE LALAU!

A Suíça que sempre foi o paraíso fiscal adequado para sonegadores e desviadores de verbas pub liças, popularmente conhecidos como corruptos mudou e para melhor. Anos atrás, escudavam-se atrás do sigilo bancário e não forneciam as informações solicitadas por países de todo o mundo quando suspeitavam que recursos obtidos ilicitamente estavam lá depositados. Hoje, além de prestarem as informações solicitadas, bloqueiam as contas a espera de decisão judicial e face esta nova sistemática suíça, o Brasil conseguiu reaver quatro milhões e oitocentos mil dólares que encontravam-se depositados na conta do juiz Nicolau dos Santos Neto, o Lalau e de sua mulher. Dias atrás, a Advocacia Geral da União conseguiu repatriar alta soma que encontrava-se depositado em conta do deputado federal Paulo Salim Maluf do PP, nas Ilhas Jersey. Sinal positivo para a moralidade pública e para as finanças publicas que vai conseguindo recuperar aquilo que foi desviado ilegalmente de seus cofres. Segundo a AGU, hoje existem 45 ações buscando o repatriamento de aproximadamente $ 300 milhões de dólares, sendo que 27 delas estão correndo na justiça suíça e já se encontram bloqueados no aguardo de decisão final. No caso de Lalau que superfaturou as obras de construção da sede do TRT de São Paulo, a AGU não está conseguindo localizar propriedades em nome do juiz ou de sua mulher, dificultando a recuperação completa daquilo que foi desviado, entretanto, o seu parceiro, o ex-senador Luiz Estevão vem ressarcindo a União em parcelas mensais e sucessivas de R$ 4 milhões de reais e seus bens encontram-se indisponíveis e assim permanecerão até a quitação total da divida. Que estas medidas vitoriosas da AGU sirvam como exemplo aos grandes sonegadores e desviadores costumazes de dinheiro público, e principalmente que nosso povo, não entre na conversa destes, que juram eternamente inocência, negando-se a fornecer a estes a arma de que necessitam para ficarem impunes em nossa pátria. A arma é o voto que deve ser utilizado de forma a não conceder imunidade parlamentar a quem rouba dinheiro da saúde e educação.

REUNIÃO NESTA QUARTA FEIRA SOBRE TARIFAS DE ÔNIBUS!

Se os líderes das manifestações que vem ocorrendo em nossa cidade, entenderem que as proposituras apresentadas pelo prefeito Rodrigo Agostinho, podem fazer parte do antigo jogo de empurrar com a barriga, muita coisa ainda vai acontecer em nossa cidade, e o pior, com os manifestantes perdendo a confiança no prefeito. Durante o episódio da invasão do Palácio das Cerejeiras na ultima decidido, negociando com os manifestantes o prefeito assumiu o compromisso de solicitar junta a Câmara Municipal a realização de uma audiência pública com a finalidade de se discutir o transporte urbano em nossa cidade. Ontem, durante a sessão ordinária de nosso legislativo, os vereadores ficaram sabendo que nas redes sociais já circulava o convite para uma reunião a ser realizada amanhã, quarta-feira, às 18:00 horas, na sede do legislativo, sem que os vereadores ou mesmo a mesa diretora da casa, soubessem. Alguns vereadores ligaram para o prefeito que teria se furtado a adotar as providencias cabíveis e depois de pressões realizadas por diversos parlamentares, já no final da sessão chegou um ofício assinado pelo presidente da EMDURB solicitando a utilização do plenário para a realização de uma reunião, gerando ainda mais revolta entre os vereadores, pelo fato de reuniões não possuírem caráter convocatório e desta forma, Nem o prefeito e nem o presidente da EMDURB estão obrigados a comparecer na reunião e de parte do prefeito. A realização de  reunião  em uma quarta-feira, torna praticamente impossível a sua participação, considerando que costumeiramente ele se ausenta da cidade neste dia da semana. Coube ao presidente da Camara Sandro Bussola, subir a Tribuna e cobrar um maior comprometimento do prefeito em relação ao problema. Do jeito que age o prefeito, está simplesmente lavando as mãos e jogando o problema para os vereadores decidirem, quando na realidade a competência é sua. Afinal, a ultima palavra sobre tarifas de ônibus é do executivo e não do legislativo. Protelar uma decisão de forma eterna não pode nunca ser a postura de um governante, muito menos em épocas de crise.