13 de fev. de 2014

UM PICARETA A MENOS!


E ontem, a Camara Federal por ampla maioria de votos cassou o mandato do Deputado Natam Donadon , ex- PMDB de Rondônia, que se encontra preso já há Oto meses no Complexo Penitenciário da Papuda em Brasília, condenado a mais de 13 anos de prisão por desvio de recursos públicos. Em agosto do ano passado, em votação surpreendente, a Câmara havia mantido o mandato do Deputado condenado , o que deu motivos para apresentação de um projeto por parte da mesa diretora, acabando com o voto secreto em votações sobre perda de mandato e ontem, pelo voto aberto, com cada parlamentar declarando seu voto publicamente, o corporativismo desapareceu e dos 468 deputados presentes, 467 votaram favoráveis a cassação e somente um, Asdrúbal Bentes do PMDB/PA se absteve de votar, justificando sua postura, afirmando que também se encontra condenado, acusado de trocar laqueaduras com votos e que se sentiu constrangido em votar pela cassação. Natan Donadon chegou escoltado à Camara Federal, usando roupas brancas que é o uniforme dos presidiários da Papuda e depois de se trocar em uma sala reservada, foi para o plenário, reclamando para os jornalistas da votação aberta que segundo ele constrange os parlamentares e que, se havia sido absolvido em agosto, não deveria estar preso e sim, exercendo seu mandato, que ainda declarou estar sendo injustiçado, sendo bode expiatório e perseguido político. A grande verdade é que a Justiça comprovou que Natan surrupiou os cofres públicos da Assembléia Legislativa de Rondônia, quando ali trabalhava e em conseqüência desta comprovação o condenou. Se uma das penas acessórias da condenação é a perda dos direitos politicos, nem seria necessário o julgamento pela câmara, uma vez que sem poder votar, não pode ser votado e ponto final. Menos um picareta em Brasília!



SAÚDE PÚBLICA DE BAURU CONTINUA MATANDO!

Em qualquer profissão, podem ocorrer erros e o profissional corre atrás para corrigi-lo, minimizando seus efeitos ao sanar a irregularidade, entretanto, para o profissional da medicina o erro, caso ocorra, pode vir a ser fatal, como aconteceu em nossa cidade com a demora  dos médicos da Unidade  de Pronto Atendimento – UPA – do Geisel - Redentor em diagnosticarem que a paciente Thais Cini Lima, estava com apendicite. Foram quatro dias e quatro noites internadas na UPA, com dores abominais,  diarréia e vômitos, para que um medico suspeitasse que o quadro era de apendicite e com a demora no atendimento e consequente cirurgia, o apêndice se rompeu, ocasionando infecção generalizada e consequente óbito, transformando a jovem Thais  na mais nova vitima da saúde pública bauruense.  Esta trágica morte levantou novamente o debate sobre a importância do diagnóstico preciso e em tempo hábil para se poupar vidas e neste caso especifico, autoridades e especialistas são unânimes em dizer que se a cirurgia tivesse sido realizada antes, as chances de estar viva seriam grandes. Claro que explicações tentam ser dadas, desde que o quadro apresentado pela jovem Thais, remetia a diversas possibilidades de doença, dificultando um diagnóstico preciso até a dificuldade enfrentada pela prefeitura em contratar médicos que são poucos atraídos pelos salários oferecidos e os que aceitam trabalhar na linha de frente da saúde, tem que atender um elevado numero de pacientes diariamente, acabando por não realizarem os exames físicos e clínicos necessários para um diagnostico adequado. Ora, desculpas de cá e de lá, entretanto solução, ninguém apresenta para a continua morte de bauruenses, vitimas da rede de saúde. Bauru quer Saúde, URGENTE!

MENSALÃO TUCANO EM MINAS GERAIS.

E depois de assistirem de camarote a agonia de seus rivais petistas sendo julgados e condenados pelo STF, chegou a vez de alguns exemplares tucanos irem para o banco de réus, com destaque para o Deputado Federal Eduardo Azeredo, ex-governador de Minas Gerais e ex-presidente Nacional do PSDB e em parecer encaminhado ontem ao STF, o procurador geral da República, pediu que o tucano fosse condenado a vinte e dois anos de prisão, afirmando que o réu cometeu os crimes de peculato e lavagem de dinheiro, requerendo ainda a aplicação da multa de R$ 451 mil reais. Ainda neste ano, o STF deverá julgar o caso conhecido como mensalão mineiro, que além de Azeredo tem como réu, o publicitário Marcos Valério, acusados de desvio de verbas e arrecadação ilegal de recursos, em favor da campanha de reeleição de Azeredo ao governo mineiro em 1998, onde o mesmo acabou sendo derrotado por Itamar Franco. Segundo a Procuradoria Geral, foram constatados desvios criminosos de pelo menos R$ 3.500.000,00 das empresas públicas COPASA, COMIG e BEMGE, sendo que teoricamente o dinheiro era liberado para patrocinar eventos esportivos, sempre em favor da empresa do publicitário Marcos Valério que depois repassava os recursos para a campanha eleitoral. Contrariando aquilo que declara o tucano Azeredo, de que não teria amizade com Marcos Valério, por intermédio da quebra de sigilo de seus telefones, foram constatadas 57 ligações telefônicas entre os dois, jogando por terra os argumentos de defesa dos tucanos.Tem um detalhe eu precisa ser observado neste caso, justamente a demora em colocá-lo em julgamento, o que vai beneficiando réus , como no caso especifico do ex-ministro de Turismo Walfrido Mares Guia, que teve declarada nesta semana a prescrição de seu processo e o temor é que tal se repita com outros réus deste processo que caminha a passos de tartaruga, tanto no judiciário mineiro como no STF. Se a lei é igual para todos, nada mais justo que os tucanos  envolvidos tanto no mensalão mineiro como no propinão da SIEMENS, sejam julgados o quanto antes. Relembrando que Mares Guia é cidadão honorário bauruense em titulo apresentado pelo ex-vereador Luis de Jesus.

A PRISÃO DE CAIO, O INCENDIÁRIO

Caio Silva de Souza, o manifestante suspeito de ter soltado o rojão que ocasionou a morte do cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Ilidio Andrade, foi preso nesta  madrugada em uma pousada no centro  de Feira de Santana, na Bahia.  O recepcionista da pousada afirmou que Caio se hospedou por volta das 16:00 horas de ontem, com o nome de Vinicius Marques de Castro, não sabendo informar se o suspeito apresentou documento com este nome, pois não estava de serviço, na hora da hospedagem e claro, que se o suspeito da morte do cinegrafista estivesse usando documentos falsos, em sua tentativa de fuga, terá sua situação penal agravada. Segundo o advogado  de Caio, este não sabia que estava com mandado de prisão e estaria indo passar uma temporada na casa do ave, no Ceará e que ao ser contatado por telefone e tomando conhecimento de sua situação, concordou em desembarcar em Feira de Santana e se entregar a polícia, sendo que hoje mesmo, por volta de 5:00 horas o principal acusado foi transferido para o Rio de Janeiro., onde responderá a processo pela morte do cinegrafista. Em um regime democrático, as manifestações populares em busca de melhores condições de vida ou mesmo de protesto contra atitudes que o povo  considere como injustas, são prova de amadurecimento político da nação, entretanto, quando estas manifestações partem para a violência, depredação de bens públicos e privados, transformam-se efetivamente em matéria policial e a lei deve ser aplicada com todo o rigor. Qual o motivo de ser disparado um rojão contra um profissional da imprensa que estava na manifestação, buscando tão-somente informar o que de fato ocorria. Violências como esta, ceifando vidas de profissionais em plena jornada de trabalho, devem ser combatidas e principalmente punidas, em nome da liberdade e da democracia.