15 de set. de 2013

GASPARINI, ANISTIADO POLÍTICO

EDISON GASPARINI, ANISTIADO POLÍTICO BRASILEIRO.

Mais de quarenta e nove anos após ter seu mandato cassado pela Câmara Municipal e de ter sido demitido dos quadros funcionais da Prefeitura Municipal de Bauru, onde exercia as funções de caixa e praticamente trinta anos apos sua morte, o ex-vereador e ex-prefeito bauruense Edison Bastos Gasparini, foi no dia de ontem declarado anistiado político pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, em Brasília. Reconheceu a relatora do processo, conselheira Luciana Silva Garcia, a insana perseguição movida contra Gasparini pela Frente Anti Comunista, a FAC, que depois do Golpe Militar de 1º de Abril de 1964, durante muito tempo o procurou de forma incessante por toda a cidade e região, disparando rajadas de metralhadora nos locais onde entendia que o popular “baixinho” pudesse estar escondido, deixando claro que a intenção era matar e não prender o então vereador. Muito mais que a reparação econômica , conseguida por sua viúva, Darci, a decisão de ontem da Comissão de Anistia, repara moralmente a memória de Gasparini, muito embora o povo bauruense tenha respondido a sua perseguição por parte da policia política e da FAC, com apoio e votos, afinal manteve-o como vereador durante 23 anos e de nossa Câmara Municipal somente saiu, quando eleito prefeito nas eleições de 1982, pelo PMDB. Determinou o destino,  que não governasse nossa cidade, acometido de grave moléstia logo após as eleições , acabou por ficar poucos meses a frente da municipalidade, licenciando-se em julho de 1983, para não mais retornar. Faleceu em 1º de Novembro de 1983, aos quarenta e nove anos de idade, deixando como herança principal uma trajetória de lutas coerente e sobretudo, de ética e moral, no trato com as coisas públicas. Eram 14:55 da tarde de ontem, quando a dra. Sueli Bellato, vice-presidente da Comissão de Anistia,  declarou Edison Bastos Gasparini anistiado político brasileiro e solicitou que transmitíssemos a sua família, e em especial a sua viúva, Darci que em nome do estado, solicitava desculpas formalmente pelos sofrimentos ocasionados a sua família em decorrência da perseguição política. Não poderíamos, pela figura histórica que Gasparini representou e representa para história de nossa cidade, transmitir este recado pessoalmente ou por fone, solicitando licença ao JC para transmitir este recado por suas páginas.
Devagar e muitas vezes com morosidade, a real história brasileira ocorrida durante os regimes ditatoriais vai sendo recontada.

SUIÇA DEVOLVE DINHEIRO ROUBADO DOS BRASILEIROS

A Suíça que sempre foi o paraíso fiscal adequado para sonegadores e desviadores de verbas pub liças, popularmente conhecidos como corruptos mudou e para melhor. Anos atrás, escudavam-se atrás do sigilo bancário e não forneciam as informações solicitadas por países de todo o mundo quando suspeitavam que recursos obtidos ilicitamente estavam lá depositados. Hoje, além de prestarem as informações solicitadas, bloqueiam as contas a espera de decisão judicial e face esta nova sistemática suíça, o Brasil conseguiu reaver quatro milhões e oitocentos mil dólares que encontravam-se depositados na conta do juiz Nicolau dos Santos Neto, o Lalau e de sua mulher. Dias atrás, a Advocacia Geral da União conseguiu repatriar alta soma que encontrava-se depositado em conta do deputado federal Paulo Salim Maluf do PP, nas Ilhas Jersey. Sinal positivo para a moralidade pública e para as finanças publicas que vai conseguindo recuperar aquilo que foi desviado ilegalmente de seus cofres. Segundo a AGU, hoje existem 45 ações buscando o repatriamento de aproximadamente $ 300 milhões de dólares, sendo que 27 delas estão correndo na justiça suíça e já se encontram bloqueados no aguardo de decisão final. No caso de Lalau que superfaturou as obras de construção da sede do TRT de São Paulo, a AGU não está conseguindo localizar propriedades em nome do juiz ou de sua mulher, dificultando a recuperação completa daquilo que foi desviado, entretanto, o seu parceiro, o ex-senador Luiz Estevão vem ressarcindo a União em parcelas mensais e sucessivas de R$ 4 milhões de reais e seus bens encontram-se indisponíveis e assim permanecerão até a quitação total da divida. Que estas medidas vitoriosas da AGU sirvam como exemplo aos grandes sonegadores e desviadores costumazes de dinheiro público, e principalmente que nosso povo, não entre na conversa destes, que juram eternamente inocência, negando-se a fornecer a estes a arma de que necessitam para ficarem impunes em nossa pátria. A arma é o voto que deve ser utilizado de forma a não conceder imunidade parlamentar a quem rouba dinheiro da saúde e educação.

PMDB E ENQUETE

Na onda das manifestações populares  e da queda de popularidade da presidenta Dilma Roussef, seus efeitos começam a ser sentidos pelos responsáveis pela articulação política da chamada base aliada e do projeto de reeleição da presidenta. Inicialmente foi o PP que iniciou um flerte com Aécio Neves, dando sinais de que poderá embarcar na candidatura do senador mineiro do PSDB no ano que vem e agora, o PMDB por intermédio do vice presidente da República Michel Temer realiza uma enquete ouvindo deputados, senadores, presidentes estaduais do partido com a finalidade de buscar saber qual é a opinião das lideranças partidárias sobre as eleições de 2014, se continuam com o apoio a Dilma ou se buscam outro porto, considerado mais seguro. Aliás, foi na votação da medida provisória dos Portos, durante o primeiro semestre que as divergências entre PMDB e Planalto afloraram de forma mais visível para a opinião publica. Segundo Eliseu Padilha, presidente da Fundação Ulisses Guimarães e coordenador da enquete, cujos resultados devem ser levados por Michel Temer a Dilma Roussef, a maioria dos peemedebistas quer  continuar com a aliança, entretanto, afirmam que querem ser efetivamente aliados, com participação no poder, de forma idêntica ao PT, concluindo afirmando que o parlamentar quer maior atenção do governo, maior participação pois quer o prestigio de entregar uma obra, mostrando desta forma o seu trabalho. Em suma, em troca do ônus de apoiar o governo quer em contra partida, o bônus. A grande realidade é que o PMDB, aproveitando da queda de popularidade de Dilma, quer mais fatias do bolo do poder para continuar na aliança, em busca de espaço para seus apadrinhados. Quem o PMDB conta para poder disputar com chapa própria as eleições presidenciais?  Joga desta forma para a torcida, pedindo redução dos ministérios e internamente, busca aumentar sua influencia na maquina administrativa. Atitudes como esta, demonstram a necessidade urgente de uma reforma política.

MÉDICOS E RESERVA DE MERCADO



Quem efetivamente se preocupa com a saúde pública, não busca jamais a reserva de mercado ou mesmo obstruir as tentativas que o poder público realiza no sentido de dotar a população de um melhor atendimento médico. Em Bauru, é histórica  a rejeição por melhorias ou mesmo criticas ao sistema existente e isto  ocorre há décadas. No início dos anos 60, o vereador Edison Bastos Gasparini, criticou de forma áspera a  não permissão de entrada de novos médicos no corpo clinico da então Santa Casa de Misericórdia de Bauru, hoje HB e acabou sendo visitado por uma comitiva de médicos em seu local de trabalho, sendo agredido fisicamente pelos notáveis profissionais da saúde. Nos anos 80, a Prefeitura Municipal na gestão do próprio Gasparini, tendo continuidade no seu sucessor Tuga Angerami iniciou a implantação  dos chamados Núcleos de Saúde e esbarrou na mesma dificuldade de hoje. Abriam-se concursos públicos, os aprovados não assumiam ou faltavam candidatos inscritos. Constatou-se que tal fato era orquestrado por entidades e associações médicas, que não viam com bons olhos a ampliação do sistema de saúde pública, como se tal viesse a prejudicá-los no exercício da profissão. A saída encontrada na época foi a de publicar os Editais de Concurso Público em jornais de circulação nacional, como formula para atrair profissionais para trabalharem para a Prefeitura, sendo certo que a iniciativa revestiu-se de êxito e com o tempo, estes profissionais, rejeitados no início, acabaram por se incorporar a vida da cidade. Hoje, vemos a Prefeitura protelar a abertura da UPA do Redentor/Geisel, justamente pela falta de médicos e segundo notícias vindas da Camara Municipal, alguns profissionais  contrários a ampliação da  rede pública de saúde, estiveram durante o último sábado na inauguração desta UPA, demonstrando nitidamente seu descontentamento. Triste o papel destes profissionais, agindo passionalmente em defesa de uma pretensa reserva de mercado, pretensa pois os beneficiários da saúde publica não possuem condições financeiras de aderirem aos planos de saúde, estando fora do alcance do mercado defendido por estes profissionais. Ante tais situações, está na hora realmente de pensarmos na implantação do Hospital Municipal em nossa cidade.
Com a palavra, as nossas autoridades.

CALAMIDADE PÚBLICA

E o prefeito Rodrigo Agostinho acabou decretando estado de calamidade pública em nossa cidade na área da saúde, reconhecendo de forma tácita aquilo que a população e a imprensa tem afirmado desde  muito tempo.   Com o Estado de Calamidade Pública decretado, a municipalidade poderá contratar serviços de empresas particulares, sem a necessidade de licitação pública, como por exemplo vagas em UTIs de hospitais particulares na tentativa de suprir a crescente demanda e consequente excesso de pacientes aguardando vaga em nosso Pronto Socorro Central. Está na cara e toda a população sabe que a saúde pública de nossa cidade está indo de mal  a pior, e não seria o caso, senhor prefeito, de se abrir a discussão, com a sociedade civil organizada, sobre quais caminhos a nossa saúde tem que percorrer. Aliás, em evidente contracenso, ao mesmo tempo em  que divulga que poderá vir a utilizar de vagas pretensamente ociosas na rede particular, o prefeito anuncia que não tem verbas orçamentárias para tanto, em evidente comprovação que a atitude foi de pura firula, de jogo para a torcida sem nenhum resultado pratico de imediato.Quando ao final da gestão de Nilson Costa, a Camara Municipal aumentou de forma significativa o salário dos secretários municipais, a justificativa era que a partir daquele momento não seriam mais permitidos secretários “meia boca”, que passassem parte do dia na prefeitura e a outra parte em outros empregos ou mesmo cuidando de assuntos particulares. A grande critica nos bastidores da política bauruense é sobre o tempo disponível na agenda do atual secretário para se dedicar a secretária, afinal, trata-se de um homem com múltiplas atividades, inclusive fora de nosso município. Com este decreto, ao menos, Rodrigo demonstra querer parar de tampar o sol com a peneira e buscar saídas emergenciais para a nossa capenga saúde. Bauru tem registrado mortes acima da média, por falta de atendimento adequado, a epidemia de dengue aumenta a cada ano e nada se fala a respeito da implantação de medidas preventivas na saúde pública. Até quando?

TRANSPARÊNCIA GERA CONFUSÃO

A chamada Lei da Transparência que os municípios de uma forma geral, tem demorado para cumprir em sua plenitude, tem sido de suma importância para a população tomar conhecimento dos ocupantes de cargos públicos e seus respectivos salários, servindo inclusive para desmistificar o choro constante de algumas categorias profissionais em relação a pretensos baixos salários. Assim como em Bauru, onde a divulgação surpreendeu a população pública com a constatação de que alguns privilegiados recebem salários que podem ser considerados de marajás, em outras localidades a mesma constatação ocorre e providencias diferentes são adotadas. Alegando que o teto salarial do funcionalismo público é de R$ 28.059,29, o mesmo salário recebido pelos ministros do STF e que a Constituição Federal proíbe que as remunerações dos profissionais contratados diretamente pelo município ultrapassem o salário do prefeito, cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer natureza, o promotor público Orlando Bastos Filho, da comarca de Sorocaba, instaurou inquérito civil com a finalidade de apurar eventuais desvios em relação a quarenta e dois profissionais daquela municipalidade cujos salários superam o teto legal. A prefeitura terá 10 dias para informar o quanto pagou aos funcionários nos últimos cinco anos, para que estes restituam, com correção aos cofres públicos, aquilo que ultrapassou o limite permitido por lei.
Estaria explicada a demora das Prefeituras cumprirem a Lei da Transparência, sabedoras que eram que mantinham super salários e que poderiam vir a sofrer ações judiciais por conta deste fato?  A população aguarda que a Prefeitura de nossa cidade aplique a Lei da Transparência em sua plenitude, disponibilizando os cargos e salários de suas autarquias e que os favorecidos com salários acima do teto legal, igualmente sejam acionados com a casa sendo colocada em ordem, com a Constituição Federal sendo cumprida ao pé da letra, mesmo porque nossa chamada Carta Magna, não possui dispositivos que possibilite diferenciações.
Com a palavra, o prefeito.

O PSB E O PODER!

O ditado popular que afirma que ninguém consegue servir a dois senhores ao mesmo tempo aplica-se ao Partido Socialista Brasileiro em nosso Estado. Ao mesmo tempo em  que faz parte da base de sustentação do governo federal, hoje comandado pela presidenta Dilma Roussef, do PT, igualmente faz parte da base de sustentação do governo tucano de São Paulo, onde ocupa a Secretaria de Turismo do Estado, cujo titular é o tesoureiro da Executiva Estadual, Claudio Valverde. Na última sexta-feira, em reunião da Executiva Estadual decidiu-se pela candidatura de Eduardo Campos à Presidência da República, com  o partido devendo entregar os cargos que ocupa no governo Dilma, até o final de setembro. Interessante se frisar, que definiu-se igualmente pelo lançamento de candidatura própria ao governo estadual, sem entretanto delimitar tempo para saída do governo, deixando claro que pretende continuar a atuar como braço de apoio do tucanato em nosso estado, devendo mais uma vez, lançar uma candidatura para inglês ver no primeiro turno, sem nenhuma chance de vitória para poder apoiar o candidato tucano no segundo turno. Esta é a prática real do chamado pragmatismo político, com os dirigentes jogando as favas a ideologia, programa e estatuto partidário na busca continua de espaço no poder. Pouco ligam para a chamada identidade partidária e consideram mais importante estarem próximos do poder. São estas atitudes que nos levam a refletir e chegar a conclusão que a reforma política e partidária efetivamente é matéria para ser discutida de forma urgente, buscando nesta reforma acabar de vez com as chamadas legendas de aluguel que sobrevivem as custas do fundo partidário e de acordos e posturas nada transparentes em períodos eleitorais. Aliás, o Deputado Romário, uma das boas surpresas da atual legislatura, eleito pelo PSB carioca acaba de sair do partido, descontente com os rumos que o partido pretende seguir. Golaço de Placa de Romário, pena  que uma única andorinha não faça verão e em nossa cidade mesmo, um falso socialista continua impunemente a fazer seu trabalho, realizado sob encomenda, de destruir os pensamentos efetivamente socialistas.

REVOGAÇÃO DA CASSAÇÃO


E os vereadores bauruenses que tiveram seus diplomas cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral ganharam uma sobrevida para seus mandatos, com a decisão do presidente do TRE, Desembargador Alceu Penteado Navarro em aceitar os embargos de declaração apresentados pela defesa, suspendendo os efeitos do acórdão até o julgamento do embargo, em sua decisão o  presidente do TER avocou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de que “a determinação de imediato cumprimento de acórdão que cassa diploma/mandato deve aguardar o prazo para oposição e julgamento de eventuais embargos de declaração, os quais poderão levar à modificação do julgado”. A decisão tomada no meio da tarde de ontem foi imediatamente comunicada a Justiça Eleitoral de Bauru  que notificou o presidente do Legislativo bauruense, garantindo desta forma a permanência dos vereadores no exercício de seus mandatos.Os embargos somente poderão ser julgados pelo desembargador que relatou o processo original e este estará ausente do TRE nos próximos dias e desta forma, não se pode precisar data para a decisão a nível de TRE sobre o caso.A defesa questiona, nos embargos, dentre outras coisas a mudança na “causa de pedir” da ação inicial do Ministério Público que focava na eventual distribuição do material de propaganda dentro dos templos religiosos e a decisão do TRE foca Na colaboração de entidade religiosa para a publicidade eleitoral como a infração que justifica a cassação do diploma, tentando desta forma, reverter a decisão emanada na semana passada. Caso a decisão seja mantida, o recurso junto ao TSE não garante a permanência no cargo, até o julgamento em ultima instancia, e para permanecerem. Faria, Mariano e Mariano terão que impetrar uma ação cautelar argumentando que, em razão do tempo necessário para julgamento do caso pelo órgão, os mandatos podem chegar ao fim e os vereadores não terão como reavê-los, caso o TSE emita uma decisão favorável a eles. Ocorre que a Justiça Eleitoral em todas as suas instancias é mais rápida e especialistas consultados afirmam que no máximo em seis meses, o caso seria definido em instancia superior, resolvendo de vez por todas, esta questão. Uma coisa é certa, o vai e vem de decisões, cassando, revogando, convocando e desconvocando suplentes, acaba gerando instabilidade emocional nos envolvidos e dificultando os trabalhos legislativos, afinal 20% da composição da Camara Municipal poderá ser alterada, caso a cassação dos diplomas se confirme.



STF e o MENSALÃO

Parece ser consenso entre os ministros do Superior Tribunal Federal, a necessidade de agilizar o julgamento dos recursos e embargos referentes a ação popularmente conhecida como mensalão, buscando evitar que 2014 chegue e o processo ainda não tenha sido finalizado,o que no entender dos membros da corte, colaboraria ainda mais para o aumento do desgaste interno que vem ocorrendo no tribunal, com discussões acima do tom normal e troca de acusações entre ministros, e claro, as cobranças da opinião pública por um judiciário ágil e punições a acusados de corrupção. Até agora, neste início de julgamento, os ministros do STF tem mantido as penas aplicadas quando do julgamento, não reconhecendo os recursos e embargos apresentados pelos réus, estando mantida a pena aplicada ao Deputado Federal do PR, Waldemar da Costa Neto e outros quatro réus, além de recusarem preliminares argüidas pelos réus, que alegavam vícios processuais. A expectativa é sobre a decisão que será tomada no caso de onze réus que apresentaram embargos infringentes, solicitando a realização de novo julgamento, estando certo que a corte encontra-se dividida em relação a esta possibilidade. Assusta a opinião pública, o tom pesado das criticas trocadas entre si por alguns ministros, principalmente Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski, demonstrando como o STF está polarizado e tenso, pois o julgamento envolve diretamente questões políticas e desta forma, votos divergentes e mudanças de posição acabam por alimentar conspirações e especulações. Não está difícil, após o julgamento dos primeiros embargos, afirmar que a grande maioria das penas aplicadas serão mantidas e deve-se considerar declaração do ministro Gilmar Mendes para quem os recursos apresentados pelas defesas são meramente protelatórios, antecipando a possibilidade de execução das sentenças ao final do julgamento dos primeiros embargos. O que a opinião pública espera é que a pressa em julgar, substanciada por medo de manifestações populares, não acabe por gerar injustiças. Os rigores da lei, sim, para aqueles que se locupletaram dos cofres públicos é medida altamente positiva para o fortalecimento de nossa democracia.

TIDEI DE LIMA

Tidei de Lima, indiscutivelmente, marcou  época na política bauruense, tendo sido eleito para quatro mandatos de deputado federal , cargo que  exerceu entre 1979 e  1992,tendo renunciado ao seu ultimo mandato para assumir a Prefeitura de Bauru, entre 93 e 96. Tidei foi um político respeitado e participou de decisões importantes da vida política brasileira, sendo um dos subscritores de nossa atual Constituição, além de conseguir conquistas importantes para a nossa cidade, como a implantação da UNESP, o início da construção do Hospital Regional, a duplicação da rodovia Marechal Rondon, dentre outras, que indiscutivelmente colaboraram para o desenvolvimento de nossa cidade. Como prefeito, realizou uma administração com alta aprovação popular, que acabou por desabar por não ter conseguido entregar obras que iniciou em seu mandato, e em especial, o viaduto sobre os trilhos da ferrovia, parte do chamado complexo viário da cidade, além do Teatro Municipal. Os defensores de Tidei sempre alegaram em sua defesa que as obras do Complexo Viário não eram tarefas para uma única administração e que as obras do viaduto ficaram paralisadas por falta de interesse de seus sucessores em concluí-la e isto ficou claro no último governo de Tuga Angerami, quando este queria utilizar os recursos que estavam para ser devolvidos ao município, em decorrência de erros de calculo na federalização da divida municipal, na gestão de Nilson Costa, em outras obras da cidade, preterindo o termino do viaduto, com o que não concordou a Justiça. Hoje, as chamadas obras inacabadas de Tidei estão funcionando, como o Hospital Regional, o Teatro Municipal, a Avenida Moussa Tobias e em breve, será entregue a população o viaduto sobre os trilhos das ferrovias, eliminando de vez os estigmas contra Tidei de Lima que, hoje filiado ao Partido Socialista Brasileiro tem apoio grande entre os militantes e dirigentes partidários para postular novamente o voto popular nas próximas eleições parlamentares. Está sendo indicado para ser o Coordenador Regional do Partido, responsável pelo contato entre vereadores, prefeitos e militantes com a direção estadual, em um gesto inequívoco da busca de fortalecimento de seu nome, visando as eleições de 2014. Embora descarte a possibilidade de ser candidato, os socialistas bauruenses comentam com entusiasmo: Tidei voltou. Se terá ou não êxito nesta empreitada, ninguém pode afirmar, entretanto sua experiência política e pessoal, colaborará para o enriquecimento do processo eleitoral.

ÚLTIMO DISCURSO DE SALVADOR ALLENDE

Neste setembro, completam-se quarenta anos da derrubada do governo popular de Salvador Allende no Chile. Reproduzir o ultimo discurso de Allende, pouco antes de seu assassinato é a homenagem que escolhemos.



“ Companheiros:

Esta será, seguramente, a ultima oportunidade em que posso me dirigir a vocês. A Força Aérea bombardeou as torres da rádio Portales e da rádio Corporación
Minhas palavras não têm amargura, senão decepção. E serão elas o castigo moral para os que traíram o juramento que fizeram.
Soldados do Chile, Comandantes do Exercito e titulares, o Almirante Merino – que se auto-designou -, mais o senhor Mendonza, general rasteiro, que ainda ontem manifestou sua solidariedade e fidelidade ao governo, também se nomeou diretor geral dos carabineiros... Ante tais fatos, só me cabe dizer aos trabalhadores: eu não vou renunciar.
Colocados em um transe histórico, pagarei com minha vida a lealdade de meu povo. E digo-lhes que tenho a certeza de que a semente que entregáramos a milhares e milhares de chilenos não poderá ser ceifada definitivamente.
Têm a força, poderão massacrar-nos, mas não se detém os processos sociais nem com o crime nem com a força. A história é nossa, e a fazem os povos.
Trabalhadores de minha Pátria, quero agradecer-lhes a lealdade que sempre tiveram, a confiança que depositaram em um homem que só foi interprete de grandes anseios de justiça, que empenhou sua palavra de que respeitaria a Constituição e as leis e assim o fez.
Neste momento definitivo, o ultimo em que posso dirigir-me a vocês, quero que aproveitem a lição. O capital forâneo, o imperialismo, unido a reação, criou o clima para que as Forças Armadas rompessem sua tradição, que lhes ensinara Schneider e que confirmara o Comandante Araya, vitimas do mesmo setor social que hoje estará em suas casas esperando reconquistar, com mãos alheias, o poder, para continuar defendendo seus privilégios.
Dirijo-me, sobretudo a modesta mulher da nossa terra, a camponesa que acreditou em nós, a operária que trabalhou mais. A mãe que soube entender nossa preocupação pelas crianças.
Dirijo-me aos profissionais liberais de nossa Pátria, aos profissionais patriotas que continuaram trabalhando contra a sedição oficiada pelos colégios profissionais, colégios de classe para defender também as vantagens da sociedade capitalista dos monopólios.
Dirijo-me a juventude, àqueles que cantaram, que entregaram a sua alegria e o seu espírito de luta.
Dirijo-me ao homem do Chile, ao operário, ao camponês,ao intelectual, aqueles que serão perseguidos, porque em nosso país, o fascismo já esteve muitas vezes presente, nos atentados terroristas, explodindo pontes, soltando linhas férreas, destruindo os oleodutos e os gasodutos, frente ao silencio dos que tem a obrigação de agir. Estavam comprometidos. A história os julgará.
Seguramente a rádio Magallanes será calada e o som tranqüilo de minha voz não chegará até vocês. Não importa. Nos seguirão ouvindo. Sempre estarei junto de vocês. Pelo menos na recordação, serei um homem digno que foi leal ao povo trabalhador.
O povo deve se defender, mas não se sacrificar. O povo não deve se deixar massacrar. Mas tampouco pode se humilhar.
Trabalhadores de minha Pátria, tenho fé no Chile e em seu destino. Superarão outros homens este momento vil e amargo, em que a traição pretende impor-se. Continuem vocês sabendo que muito mais cedo que tarde de novo se  abrirão as grandes alamedas por onde passe o homem livre para construir uma sociedade melhor.
Viva o Chile! Viva o povo! Viva os trabalhadores!
Estas são as  minhas ultimas palavras. E tenho a certeza de que meu sacrifício não será em vão.Tenho a certeza de que pelo menos será uma lição moral  que castigará a felonia, a covardia e a traição”.

PRONTO DE ATENDIMENTO INFANTIL

O PAI – Pronto de Atendimento Infantil -, envolto em denúncias de falta de cumprimento de horário por parte de médicos plantonistas, viveu um dia de caos ontem, conforme mostra reportagem do Jornal da Cidade de hoje, que traz a constatação de que pacientes esperavam até sete horas para serem atendidos, ocasionando revolta e indignação de familiares que não suportavam o sofrimento das crianças e a morosidade para serem atendidas. Durante o dia, estavam  escalados quatro médicos e somente um compareceu, obrigando o deslocamento de um profissional do PSM para atender no local, sendo que a noite o problema se repetiu, sendo que dos três profissionais escalados, somente dois estavam trabalhando. Não somente a precariedade do serviço médico estava sendo questionado pelos usuários e sim, a falta de condições nas acomodações do PAI, uma vez que ontem, no período noturno faltava papel higiênico nos sanitários e água nos bebedouros. Enquanto a saúde pública em nosso pais vai mal, gerando criticas generalizadas e o pior, ocasionando mortes por causa da demora no atendimento e por falta de vagas nas unidades intensivas, as entidades representativas dos médicos e agora, o Ministério Público do Trabalho questionam a possibilidade da vinda de médicos cubanos para suprirem a falta de profissionais em nosso país, interessados em trabalharem na rede pública e sobretudo, nos distantes locais onde a falta de profissionais é crônica, obrigando os pacientes se locomoverem a longas distancias em busca de atendimento. Inicialmente, desmereceu-se a qualidade dos profissionais cubanos, chegando-se ao absurdo de tentar se propagar que o curso de medicina em Cuba seria realizado em três anos. Desmentidos pela ONU que homenageou os profissionais da saúde da Ilha de Fidel por estes terem controlado epidemias no Haiti e na África, agora acionam o Ministério Público para questionarem as contratações. Muitas elucubrações, discussões sem que a saúde do povo brasileiro seja levada em consideração. Em época de crise, toda tentativa é válida e que venham, os Cubanos, os Espanhóis, Italianos que tenham disposição para atender o nosso povo. O resto é conversa fiada de quem não tem compromisso com a saúde pública.

GETÚLIO VARGAS

Em 24 de agosto de 1954, o Brasil parou com a notícia do suicídio do presidente Getúlio Vargas, que adotou a medida extrema para não ser deposto do cargo em razão de campanha oposicionista orquestrada pelo jornalista e deputado Carlos Lacerda. Getúlio que havia comandado o Brasil durante o período chamado Estado Novo, verdadeira ditadura civil onde os direitos fundamentais do ser humano não eram respeitados, fazendo com que o jurista Sobral Pinto avocasse o Estatuto de Proteção aos animais na defesa que realizou do líder comunista Luis Carlos Prestes e que contra a vontade da grande maioria dos brasileiros, entregou a Alemanha nazista, Olga Benário Prestes que estava grávida de Anita Leocádia, a primeira filha de Prestes. Anita nasceu em um campo de concentração nazista e sua mãe, Olga executada na câmara de gás.  Getulio voltou ao poder central em 1950, com nova roupagem e em sua campanha eleitoral, contou com o apoio  de Prestes, e de grande parte do eleitorado brasileiro. Se durante o Estado Novo, mandava prender e torturar lideranças populares, no segundo aproximou-se da classe trabalhadora, e começou a colocar em pratica leis que encontravam-se esquecidas no Palácio do Catete. A Consolidação das Leis do Trabalho, a conhecida CLT, criada por ele no início dos anos 40, foi uma das molas propulsoras de seu novo governo e como era uma figura carismática, começou a ser chamado de “pai dos pobres”. Getúlio conseguiu um verdadeiro milagre, fazendo com que a grande maioria da população brasileira esquecesse do Estado Novo e começasse a admirá-lo como verdadeiro estadista. Naquela época, o Brasil não possuía o instituto da reeleição e se este existisse, com certeza, para desespero de seus opositores, seria reeleito tranquilamente com o voto de ampla maioria de nossa população. Getúlio entrou para a história com um dos principais estadistas do país e de seu algoz, aquele que o criticava asperamente, acabando por levá-lo ao suicídio, pouco gente se lembra.

GYLMAR, ETERNO CAMISA 1 DA SELEÇÃO.

Gylmar dos Santos Neves, ou simplesmente Gylmar, marcou época no futebol brasileiro, defendendo o Jabaquara de Santos, o Corinthians e o Santos Futebol Clube, além de ser goleiro titular da seleção brasileira na campanha vitoriosa de 1958 na Suécia e no bicampeonato mundial de 62 no Chile. Fez história por onde passou, tendo sido campeão do IV centenário de São Paulo pelo Corinthians, em 1954, diversas vezes campeão paulista e o titular da equipe do Santos F.C. quando este foi bicampeão mundial interclubes pelo Santos. Diferenciava dos demais atletas de sua época por sua elegância e simpatia, sempre jogando  com um sorriso no rosto, e quando as vezes falhava, batia nos ombros como se estivesse tirando pó, batia palmas e estimulava os companheiros:
Vamos lá! Aqui não entra mais nada!!
E não entrava mesmo.
Aliás, seus ombros, acolheram o então menino Pelé aos prantos, em uma imagem histórica do futebol mundial, depois da conquista em campos suecos. Foi o grande responsável para que os goleiros aposentassem as joelheiras e cotoveleiras, indumentárias utilizadas pelos goleiros até a sua época. Por ironia do destino, morreu no dia em que completava 83 anos de idade.
Ontem também faleceu Nilton de Sordi, lateral direito que atuou por mais de uma década no São Paulo F.C e foi o titular da seleção brasileira na Copa do Mundo de 58, tendo sofrido uma contusão na partida da semifinal, acabando por ficar de fora na decisão, cedendo seu lugar para Djalma Santos, outra legenda do futebol brasileiro, recentemente falecido.
Gylmar e De Sordi, além de marcarem época como atletas vencedores igualmente pontuaram suas vidas particulares pela ética e dignidade, podendo serem citados desta forma, como exemplos de brasileiros que deram certo e que, buscavam transmitir a amizade, solidariedade e a dignidade para seus familiares, e a todos que com eles conviveram.
Com suas presenças, a seleção celestial começa a ficar imbatível.

GREVE NO TRANSPORTE ESCOLAR

O dia de  ontem foi de tumulto para os alunos da rede municipal e estadual de ensino, além da consequente falta as aulas, em decorrência da greve deflagrada pelos funcionários da empresa Brambilla, em busca de melhorias salariais, prêmios e vale alimentação. Quatro mil e seiscentos alunos que deveriam ser transportados acabaram ficando em casa, pois apenas 10 ônibus dos 75 que circulam diariamente, trafegaram no dia de ontem dando preferência aos alunos da zona rural. Segundo o presidente do SINDTRAN, senhor José Rodrigues, as negociações tiveram inicio em 18 de abril, e nunca as propostas da empresa chegavam próximo as solicitações dos funcionários e a questão era sempre tratada de forma informal, nunca oficialmente. Motoristas ganham R$ 1.344,50 para uma jornada de 44 horas semanais e as monitoras R$ 678,00 para a mesma carga horária, muito abaixo do salário mínimo estadual.A greve somente terminou depois que a empresa ajuizou ação e a Justiça expediu uma liminar para que a rua Carlos Bley Filho, onde fica a sede da empresa no Jardim Guadalajara fosse desobstruída e que os ônibus voltassem a circular. No final do dia de ontem, finalmente foi realizado acordo entre o Sindicato e a empresa, ficando definido que os motoristas terão reajuste de 8,5% e um vale alimentação no valor de R$ 100,00. Já as monitoras, o salário subiu para R$ 755,00, com o compromisso de se igualar ao mínimo estadual em janeiro, além de um vale alimentação de R$ 50,00.Durante o dia de ontem, a empresa registrou no Plantão Policial três ocorrências, alegando furto de pneus em suas dependências.
A greve continua sendo um instrumento legal de lutas da classe trabalhadora em busca do reconhecimento de seus direitos, principalmente quando a classe patronal recusa o entendimento e o dialogo em busca de solução para os litígios. Em greve de transporte, deveria ser aplicado o velho ditado popular de que seu direito termina quando começa o meu. Afinal, deixar de circular ônibus de forma intempestiva, sem prévio aviso, como determina a legislação, não colaboram em nada para o fortalecimento da classe trabalhadora na busca de seus direitos, mesmo que seja o absurdo de se conseguir o recebimento de ao menos o salário mínimo.

ANÁLIO GILBERTO SMITH, ANISTIADO POLÍTICO!

Análio Gilberto  Smith era bastante conhecido em nossa cidade, no final dos anos 50 e início dos anos 60, quando defendia a equipe de basquete masculino de Bauru. Como acadêmico de Direito, foi dirigente do Centro Acadêmico IX de Julho e um dos refundadores do Partido Socialista Brasileiro no ano de 1962, tendo sido o seu presidente.  No ano de 1963, o PSB presidido por Análio lançou a candidatura do então jovem Edison Bastos Gasparini, para a vice-prefeitura, sendo que na época as votações eram realizadas separadamente e muitas vezes  adversários politicos eram eleitos para os cargos de prefeito e vice. Igualmente, a época o cidadão podia se candidatar a diferentes cargos e Gasparini igualmente foi candidato à vereador, cargo para o qual foi eleito. Para a vice prefeitura, na ocasião foi eleito o radialista Horácio Alves Cunha e para prefeito, o médico Nuno de Assis. Análio, como advogado formado especializou-se na área trabalhista e desenvolvia suas atividades na maioria dos sindicatos e associações classistas da cidade e região, em parceria com Joaquim Mendonça Sobrinho. Por ocasião do  Golpe Militar de 1º de Abril de 1964, foi implacavelmente perseguido pela Frente Anti Comunista – FAC – e obrigado a se refugiar. Os lugares onde a policia política e a FAC entendia que Análio pudesse estar escondido, como a Fazenda São Joaquim, de propriedade do pai de Joaquim Mendonça, na vizinha cidade de Arealva que teve a mata a beira do rio metralhada em busca daquele jovem que consideravam perigoso. Ao retornar a Bauru, dois meses após o Golpe encontrou seu escritório saqueado e lacrado, com tabuas pregadas no batente da porta de entrada. Preso e indiciado na Lei de Segurança Nacional acabou por ser absolvido pelo então juiz de direito, Antonio Macedo de Campos. Entretanto, até hoje, em sua ficha criminal, o popular DVC. Mudou-se para o Paraná, onde conseguiu se empregar na Usina Central de Porecatu. Na solenidade de inauguração  de novas instalações da Usina, foi reconhecido por um diretor do Instituto do Álcool e Açucar, integrante da FAC e foi demitido de seu emprego. Ante todos os embaraços e contratempos encontrados durante estas cinco décadas, emocionou-se no momento em que a conselheira Sueli Bellato lhe pediu desculpas, em nome do povo brasileiro, pelas perseguições sofridas e o declarou anistiado político brasileiro.

POSSE DOS SUPLENTES

Finalmente a Camara Municipal foi notificada da cassação dos mandatos de Fabiano Mariano, Faria Neto e Fernando Mantovani e já marcou a posse dos suplentes Milton Sardin, Artêmio Caetano e José Roberto Segalla para a próxima segunda-feira às 13:00 horas, antes da sessão ordinária, da qual os novos vereadores deverão participar. Ontem, já estava sendo providenciada a alteração do rol de vereadores inscritos para usar a tribuna e alterações nas comissões de nossa Casa legislativa. A dúvida que permanece no ar é quanto ao tempo que os novos vereadores exercerão o mandato, já que a defesa dos cassados na segunda-feira estará protocolizando junto a presidência do TRE, recurso especial solicitando que a decisão quanto ao mérito da ação movida pelo Ministério Público seja revista pelo Tribunal Superior Eleitoral ao mesmo tempo em que estará sendo solicitada liminar, o efeito suspensivo para o acórdão do TRE, o que garantiria aos três vereadores permanecerem no exercício dos cargos de vereador até a conclusão do julgamento pela instancia superior. Caso não obtenham êxito junto ao TRE, uma ação cautelar com o mesmo objetivo será protocolizada em Brasília. Por conta das disputas internas que estão ocorrendo dentro do PT, ontem o chefe do cartório da 23ª zona Eleitoral, Munir Sayed, levou um chá de cadeira de quase uma hora, aguardando que o presidente Sandro Bussola chegasse de compromissos partidários externos para ser notificado da decisão. Aliás, Munir era esperado com ansiedade pelos assessores dos cassados, que estão na iminência de perderem seus empregos. Já o prefeito Rodrigo Agostinho que esteve na Camara para entregar o Plano Plurianual, o que ocorre de quatro em quatro anos, teve que se contentar em protocolizar o mesmo junto a Diretoria de Apoio Legislativo, ante a ausência de vereadores para recebê-lo  e ainda comentou que foi convidado para participar do informativo do Conselho de Leigos e que recusou na hora. Já Thelma Gobbi e Raul Gonçalves, à época ficaram irritados com suas exclusões do informativo. Desta forma, o prefeito de forma voluntária e os dois vereadores, por terem sido relegados, se salvaram desta verdadeira confusão armada e que culmina com a cassação dos vereadores. Vamos aguardar a marcha dos acontecimentos para ver os próximos capítulos desta autentica novela, digna de Dias Gomes.

AUMENTAR IMPOSTOS NÃO É MODO SÉRIO DE GOVERNAR

Aumentar impostos para suprir furos de orçamento parece ser a tática que o prefeito Rodrigo Agostinho está querendo utilizar  para combater a queda de arrecadação em nossa cidade, tentando arrumar recursos para viabilizar seus projetos para nossa cidade, conforme demonstra o orçamento de 2014, encaminhado para a Camara Municipal. A medida pretendida de aumento de 22,31% na arrecadação de IPTU e de 19,74 na de ISS, já encontra resistências dentro  de nosso legislativo de vereadores que não querem saber de compactuar com este aumento leonino e nitidamente antipopular. O IPTU teria sua arrecadação com a atualização da planta genérica, aumentando consideravelmente os valores venais dos imóveis de nossa cidade que ocasionaria dois impactos consideráveis no bolso do contribuinte: o aumento considerável do IPTU e também na hora da comercialização dos imóveis, considerando que o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis – ITBI , tem como parâmetro o valor venal do imóvel. Já o aumento da arrecadação do ISS deverá ser alcançado com a implantação da Nota Fiscal Eletrônica, que segundo fontes da Praça das Cerejeiras inibiria a sonegação e de forma consequente aumentaria a arrecadação. O tucano Lima Junior afirmou que a gestão irresponsável do prefeito fará com que o governo coloque a mão no bolso do contribuinte, com o fim da era de ouro dos primeiros anos da administração de Rodrigo e que na época da fartura, não se preocuparam com os dias de amanhã, apesar dos sinais evidentes de que a situação mudaria. O bom e eficiente administrador é aquele que inova nos momentos de crise, buscando soluções e recursos extras em outras áreas governamentais, afinal, tentar driblar a crise com aumento de impostos em números acima aos da inflação, demonstram falta de compromisso para com o próprio país. Outra coisa que precisa ser analisada é a questão da EMDURB e da COHAB, deficitárias e sorvedouras de dinheiro público, que de forma urgentíssima necessitam de reformulação e inclusive de enxugamento de quadro de funcionários, e quem sabe com esta reformulação, torne-se desnecessária esta medida de assalto ao bolso do contribuinte bauruense.
Pense nisso, prefeito!

ESPIONAGEM II

Muitos analistas já cansaram de dizer que os EUA, guerreiros por natureza e por interesse econômico, apo saciarem a sede por petróleo que move suas guerras mundo afora, perceberão que suas reservas de água e mirarão seus sedentos olhos para o Brasil, reservatório natural do chamado precioso líquido. As revelações do último domingo, de que os americanos do norte, estariam espionando o Brasil e a presidenta D Ilma Roussef, geraram comentários estapafúrdios por parte de Obama, o presidente americano. Afirmou textualmente que o seu governo  obteve informações de inteligência sobre outros países para melhor entender o mundo e ainda justificou a ação, alegando que os meios americanos são significativamente maiores que os dos outros países e que podem ter os mesmos objetivos, entretanto os recursos militares americanos são maiores. Enquanto isso, o jornalista Glenn Grenwald que tornou públicos os documentos conseguidos por Edward Snowden, afirmou textualmente não ter dúvidas que o Brasil é o grande alvo dos EUA, prometendo ainda trazer novas denúncias, com base na documentação levantada. As revelações causaram indignação por toda a parte, e manifestos de diversas correntes políticas posicionam-se contrários a indigna intromissão dos americanos em assuntos brasileiros. O ex-governador José Serra, postou em sua página pessoal do facebook:  Presto aqui minha solidariedade a presidenta Dilma pela espionagem de que foi alvo, e considero inaceitável que os Estados Unidos, de maneira ilegal e ilegítima, espionem ligações telefônicas, mensagens de celular e de correio eletrônico de um chefe de estado democraticamente eleito, considerando ainda o ato americano uma agressão contra todo o povo brasileiro. Surpreendente foi a reação dos tucanos, seguidores de Serra, que se disseram decepcionados com a nota de solidariedade e de que este perdeu uma grande oportunidade de ficar calado.Ora, por serem adversários politicos do PT e da presidenta Dilma, os tucanos concordam com esta intromissão e consequente atentado a nossa soberania? Que bom que mostrem isso, antes das eleições.

SUPLENTES ASSUMEM!

Os ex vereadores bauruenses, Fabiano Mariano, Faria Neto e Fernando Mantovani perderam o 3º round da luta que travam na Justiça Eleitoral com a finalidade de manterem os mandatos para os quais foram eleitos com o voto popular no ano passado. O presidente do TRE paulista, desembargador Alceu Penteado Navarro, indeferiu o pedido de liminar protocolizado pela defesa, que solicitava a manutenção dos ex-vereadores nos cargos, até que o recurso especial que contesta a decisão seja julgado pelo TSE. O advogado João Gabriel de Oliveira Lima Felão, protocolizou na tarde de ontem, ação cautelar que repete a reivindicação pelo efeito suspensivo da decisão proferida pelo TRE e este pedido será julgado novamente pelo presidente da corte paulista. Caso não tenham suas pretensões atendidas, os ex-vereadores poderão ainda tentar a reversão da cassação de seus diplomas, junto ao TSE, que tem se mostrado ágil em relação a este tipo de processo. Na realidade, com o indeferimento de ontem, que já era previsto por analistas consultados pela Jovem Auri Verde, a expectativa é que o caso seja julgado brevemente pelo TSE, colocando fim a esta verdadeira novela que vem tirando o sono e de seus suplentes, além de dificultarem o andamento dos trabalhos de nossa Camara Municipal. Outro elemento que pode complicar ainda mais o quadro político dentro do legislativo bauruense é a hipótese do TSE além de cassar os diplomas dos vereadores e suplentes envolvidos no presente processo, resolver que os votos por eles recebidos nas últimas devam ser considerados nulos. Neste caso, o coeficiente eleitoral deverá ser recalculado e com toda a certeza o PDT/PP que estiveram coligados nas eleições, perderão uma cadeira, com prejuízo para o suplente Milton Sardin que deixaria o mandato. De outro lado, a quem de direito pertenceria esta vaga, pode se transformar em outra novela. O PSC entende que a vaga seria da pastora Celina Nascimento e até se habilitou no processo de cassação junto ao TRE, entretanto, outras fontes garantem que neste caso, a vaga seria do pastor Luis Barbosa do PTB. Caso este, tenha se desfiliado da legenda como chegou a anunciar após as eleições, as calculadoras terão valor de suma importância para se definir o substituto de Fabiano Mariano.

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ

Muito embora os advogados dos réus do chamado mensalão devam ainda apresentar recursos com a finalidade de protelar o cumprimento das decisões proferidas pelo STF, os envolvidos tem consciência de que mais cedo ou mais tarde terão que cumprir as penas a que foram condenados. O advogado Luis Fernando Pacheco, colocou mais lenha na fogueira, ao requerer a aposentadoria por invalidez de seu cliente, José Genoino, junto a Camara Federal. Juntando um laudo médico assinado pelo médico Roberto Khalil, com relato sobre o histórico de saúde do parlamentar petista, o advogado declarou que seu estado de saúde recomenda repouso e cuidados especiais. O diretor-geral da Camara, Sérgio Sampaio declarou que caso fique confirmado a situação de invalidez de Genoino, este terá direito a aposentadoria integral de R$ 26 mil reais brutos além de plano de saúde.O deputado já era aposentado antes de reassumir o mandato em janeiro de 2013, entretanto a aposentadoria era parcial e foi suspensa quando retornou para a Camara Federal.
Genoino está condenado a seis anos e onze meses de prisão, sendo que sua pena deverá ser iniciada pelo regime semi-aberto, que permite que o condenado saia da prisão durante o dia para trabalhar, retornando para a prisão no final do expediente. Se considerarmos que a lei é igual para todos em nosso país, pelo menos na teoria, o cidadão comum aposentado por invalidez junto ao INSS, não pode exercer nenhuma atividade laboral depois de aposentado e caso o faça, perde o beneficio. Espera-se que o parlamentar aposentado nestas condições, sofra as mesmas restrições.
Como ficará, o cumprimento da pena de Genoino?
De forma hipotética, uma vez preso, não poderá sair para trabalhar, pois se assim o fizer perde a aposentadoria, se esta for concedida. Cumprirá o tempo necessário no regime fechado para poder progredir para o aberto ou sua defesa tentara a prisão domiciliar, face aos alegados problemas de saúde. A grande verdade é que a legislação brasileira oferece válvulas de escape aos condenados e que não são aproveitadas pelos ladrões de galinha, por estes não possuírem condições financeiras de contratarem profissionais que tenham condições de utilizar-se das brechas legais.
Um dia, quem sabe, a Justiça será igual para todos.

Independência ou morte!

Independência ou morte!, simboliza o 7 de Setembro. Em 1822, D. Pedro I declarava a independência do Brasil da coroa portuguesa e iniciávamos o período do império. A independência brasileira, ao longo do tempo é questionada por historiadores que entendem que saímos do domínio português para adentrarmos na orbita dos americanos do norte. Aliás, volta e meia nossa soberania é colocada a prova e nos últimos dias, repercutiu por todo o mundo a espionagem de que estamos sendo vitimas, com a vida dos brasileiros e de seus governantes, sendo bisbilhotada pelas agencias de inteligência dos EUA com o senhor Barack Obama confirmando que espiona sim, mas apenas com a intenção de entender melhor o mundo. Hoje é dia das comemorações oficiais pela independência e nos grandes centros serão realizados desfiles comemorativos a data, com a presença das forças militares mostrando para a população, parte de se seu poderio, desfile este, que chama atrai a atenção de boa parte da população, tornando-se um evento tradicional, e que dificilmente traz novidades. Hoje, entretanto, tudo poderá ser diferente, pois manifestações populares estão sendo marcadas para todo o país e data poderá significar o retorno dos protestos de junho passado, que vão acabar entrando para a história pela violência como foram realizados. Espera-se que desta vez, sejam realizados de forma ordeira e com a cara limpa, sem uso de máscaras ou outras indumentárias, que venham a tirar o brilho da manifestação popular. O imortal poeta baiano, Castro Alves já declamava em protestos populares de sua época de que a praça é do povo, assim como o céu é do condor, e completamos, se as ruas, as praças são do povo, cabe a este conservá-los. Todos os brasileiros, sem distinção, devem lutar por uma efetiva independência. Um Brasil independente de drogas, de parasitas intestinais ou não, no transporte público, na saúde, educação, saneamento básico. E principalmente que o Brasil consiga sua real independência em relação a corrupção, aos  desvios de verbas públicas e a eternização de políticos de reputação duvidosa em cargos públicos. Pensando desta forma, podemos dizer que a verdadeira independência, está para acontecer.

FALTA DE RESPEITO?

Os vereadores de Bauru, em uma atitude praticamente inédita na história recente de nossa cidade, suspenderam a realização de audiência pública que buscava tratar do aditivo para a conclusão das obras do viaduto inacabado, ligando o centro da cidade com a Vila Falcão. O adiamento ocorreu pelo fato da Secretaria de Obras  não ter encaminhado com antecedência a planilha técnica que justifique o aporte de mais recursos financeiros para execução dos trabalhos e nem, minuta do aditivo a ser celebrado com a empresa responsável pelas obras. O vereador Markinho da Diversidade, autor do pedido,  suspendeu a audiência e criticou o secretário de Obras Sidney Rodrigues, afirmando que este agiu com falta de respeito para com os vereadores. O vereador havia solicitado informações no dia 13 de agosto e em principio, a audiência publica seria realizada dia 15 do mesmo mês, tendo sido adiada a pedido da prefeitura. Na tribuna da Camara, o secretário de Obras, solicitou desculpas caso tenha ocasionado algum transtorno e que não apresentou as planilhas porque valores e serviços ainda estão sendo negociados com a empresa responsável pelas obras. Ora, se não tinha documentos para comprovar a necessidade do aditivo pleiteado, deveria ter comunicado o legislativo e suspenso novamente a audiência. Comparecer de mãos vazias, sem ter o que comprovar efetivamente á falta de respeito e consideração ao poder legislativo. Após o vereador Marquinho ter solicitado a suspensão da audiência, o presidente da Camara Sandro Bussola reclamou publicamente que a prefeitura tem tratado a Camara Municipal como sua edícula  e foi incisivo ao afirmar que o legislativo não é uma extensão do executivo. Claro que não, e a independência entre os poderes deve ser respeitada e nenhum governante tem o direito de querer transformar o legislativo em um cartório particular para legitimar seus atos, mesmo aqueles, ilegítimos. Espera-se que a prefeitura, através do prefeito e sua equipe, comecem a conceder o devido respeito ao legislativo e claro que, o respeito não fica caracterizado pela nomeação em cargos de livre provimento, de indicados pelos integrantes da base de apoio no legislativo.

ESPIONAGEM

A espionagem americana no Brasil continua a render novos capítulos, e a presidenta Dilma classificou a suspeita de espionagem na rede de computadores da Petrobrás como uma pratica movida por interesses econômicos e estratégicos, sendo que a violação indevida teria sido realizada pela Agência Nacional de Segurança (NSA) dos EUA. Dilma condenou a atitude em nota divulgada ontem, quatro dias após ter ouvido do colega americano Barack Obama que a tentativa de monitorar as comunicações brasileiras só traz custo.Em nota oficial, Dilma afirmou que a PETROBRÁS não representa ameaça a segurança  de qualquer país  e que “ tais tentativas de violação e espionagem de dados são incompatíveis com a convivência democrática entre países amigos, sendo manifestamente ilegítimas”.
Efetivamente a espionagem  americana sobre países irmãos é abominável e questionada por todos aqueles que defendem de forma efetiva a soberania nacional, não se justificando em nenhum aspecto. Causa sim, receio pelos informes equivocados que a espionagem americana costuma apresentar e neste ponto, não custa recordar que “juram de pés juntos” que o Iraque estaria produzindo armas nucleares, fato este que justificou a invasão ao país árabe. Depois de destruído o Iraque, comprometendo a qualidade de vida de seu povo, com o corte de fornecimento de água, luz, destruição de industrias e lavoura, nada se encontrou que viesse a confirmar os informes produzidos pelos arapongas americanos.
Espera-se que o Brasil, denuncie nos canais competentes, como na ONU e OEA a estapafúrdia espionagem que foi vitima, e que os organismos internacionais tenham coragem e independência para puxar as orelhas dos americanos do norte. Não importa qual partido esteja a frente do comando da nação, a espionagem fere a todos os brasileiros, sem exceção.