2 de ago. de 2013

CHIQUINHO DOS PAMPAS.

Um mega esquema de segurança está sendo montado para recepcionar Francisco, o supremo chefe da igreja católica a nível mundial e as autoridades brasileiras estão preocupadas com a realização de protestos  durante a estadia de Francisco em nosso país. Contrariando as preocupações dos brasileiros, que estão embasadas em relatórios da ABIN = Agencia Brasileira de Inteligência -, a nossa CIA tupiniquin, o próprio papa solicitou a diminuição da segurança montada e manifestou desejo de desfilar em carro aberto, para melhor poder se comunicar com os fiéis católicos, não só brasileiros, mas de todo o mundo que estarão presentes no Rio de Janeiro,com a finalidade de participarem da Jornada Mundial da Juventude. Para Gilberto Carvalho, secretário-geral da  Presidência da República será o povo que fará a segurança de Francisco, adiantando ainda que o governo está trabalhando em sintonia com a Gendarmerie, guarda responsável pela segurança da Santa Sé, para atender aos pedidos do papa, deixando claro que o governo nada fará que não agrade, que entre em desacordo com aquilo que deseja. Francisco estará realizando sua primeira viagem internacional, depois que assumiu o trono de Pedro e vem ao Brasil em missão oficial do Vaticano, devendo ser recebido com as honras dispensadas aos chefes de estado. Uma preocupação ronda a cabeça de nossos governantes e dos verdadeiros patriotas, e justamente é a realização de manifestações de protestos com violência durante a visita de Francisco, afetando nossa imagem em todo o exterior, imagem que durante anos a fio foi vilipendiada pela violência e pela corrupção, começou a melhorar na década passada e volta a deteriorar em decorrência dos protestos realizados durante a Copa das Confederações, justamente por causa dos protestos violentos ocorridos em todo o país. Claro que para o Brasil sob todos os aspectos é necessário uma publicidade positiva de nossa terra, atraindo investidores e turistas, aquecendo desta forma a economia nacional, agir ao contrario, por estar em desacordo com os governantes é puro ato de falta de patriotismo.

GREVE DA FAMESP

E depois da greve dos condutores de ônibus urbano em nossa cidade, que tumultuou a vida dos bauruenses por mais de uma semana, agora é a vez dos funcionários da FAMESP alertarem para a possibilidade de greve na próxima semana em busca de melhores salários, lembrando que a FAMESP administra todos os hospitais públicos de nossa cidade e uma greve no setor, agravará ainda mais o já considerado ineficiente sistema público de saúde em nossa cidade. Com  o fim da Associação Hospitalar de Bauru – AHB -, atolada em dividas e com seus diretores acusados  de má gestão e desvio de verbas públicas, esperava-se que a rede pública hospitalar de nossa cidade, cuja administração passou para a FAMESP melhorasse o atendimento aos usuários e valorizasse os profissionais da área, entretanto, não é isto que vem ocorrendo. As reclamações dos usuários sobre atendimento moroso, falta de leitos e de estrutura persistem, agora, agravados com a reivindicação de melhores salários por parte de seus funcionários, que pleiteiam aquilo que julgam merecer por seu trabalho.  Desta forma, o bauruense deve ficar prevenido e pronto para enfrentar contratempos na área da saúde, nos próximos dias, caso os profissionais não consigam ter sua pauta de reivindicações atendida pela gestora dos hospitais públicos em nossa cidade. Lamentável, sem sombras de dúvidas que a saúde pública continue a ser destaque negativo no noticiário de nossa cidade, sem que soluções para seu precário funcionamento sejam encontradas. Passa da hora, da prefeitura municipal por intermédio de sua Secretaria Municipal da Saúde, adotar providencias enérgicas, exigindo que a FAMESP melhore de forma efetiva o atendimento aos usuários da rede hospitalar pública e que, valorize os profissionais da área. A saúde de nosso povo, exige respeito.

ENQUETE DO PMDB.

Na onda das manifestações populares  e da queda de popularidade da presidenta Dilma Roussef, seus efeitos começam a ser sentidos pelos responsáveis pela articulação política da chamada base aliada e do projeto de reeleição da presidenta. Inicialmente foi o PP que iniciou um flerte com Aécio Neves, dando sinais de que poderá embarcar na candidatura do senador mineiro do PSDB no ano que vem e agora, o PMDB por intermédio do vice presidente da República Michel Temer realiza uma enquete ouvindo deputados, senadores, presidentes estaduais do partido com a finalidade de buscar saber qual é a opinião das lideranças partidárias sobre as eleições de 2014, se continuam com o apoio a Dilma ou se buscam outro porto, considerado mais seguro. Aliás, foi na votação da medida provisória dos Portos, durante o primeiro semestre que as divergências entre PMDB e Planalto afloraram de forma mais visível para a opinião publica. Segundo Eliseu Padilha, presidente da Fundação Ulisses Guimarães e coordenador da enquete, cujos resultados devem ser levados por Michel Temer a Dilma Roussef, a maioria dos peemedebistas quer  continuar com a aliança, entretanto, afirmam que querem ser efetivamente aliados, com participação no poder, de forma idêntica ao PT, concluindo afirmando que o parlamentar quer maior atenção do governo, maior participação pois quer o prestigio de entregar uma obra, mostrando desta forma o seu trabalho. Em suma, em troca do ônus de apoiar o governo quer em contra partida, o bônus. A grande realidade é que o PMDB, aproveitando da queda de popularidade de Dilma, quer mais fatias do bolo do poder para continuar na aliança, em busca de espaço para seus apadrinhados. Quem o PMDB conta para poder disputar com chapa própria as eleições presidenciais?  Joga desta forma para a torcida, pedindo redução dos ministérios e internamente, busca aumentar sua influencia na maquina administrativa. Atitudes como esta, demonstram a necessidade urgente de uma reforma política.

DOMINGUINHOS E DJALMA SANTOS



O Brasil perdeu ontem dois ídolos populares, Dominguinhos que fazia a alegria do povo com seu acordeão e que era considerado o sucessor do imortal Luiz Gonzaga, faleceu ontem na cidade de São Paulo, onde estava internado desde janeiro tratando de um câncer de pulmão contra quem lutava há seis anos. Por ironia do destino, Dominguinhos sentiu-se mal em dezembro passado quando dirigia-se para a cidade de Exu, terra natal de Luis Gonzaga onde realizaria um show em homenagem ao centenário do mestre e amigo. A doença prolongada de Dominguinhos serviu para acirrar as discussões dos artistas brasileiros com o ECAD, afinal,cantor e compositor de sucesso, a família estava tendo que recorrer a amigos para poder pagar as despesas hospitalares, ante aos baixos valores repassados pelo ECAD. Shows estavam sendo realizados com renda revertida para o cantor e compositor, e seus familiares e amigos consideravam tal fato um absurdo, reabrindo as discussões sobre o real papel do ECAD na defesa dos detentores de direitos autorais. Também o futebol está de luto, com a morte de               Djalma Santos, bi-campeão mundial de futebol em 58 e 62 com a seleção brasileira, fazendo parte de uma equipe vencedora e recheada de craques e  em campos suecos em 1958,via nascer o mito Pelé e ao seu lado foi campeão mundial. Iniciou sua carreira no futebol atuando pela Portuguesa de Desportos da capital paulista, transferindo-se posteriormente para o Palmeiras, onde atuou por mais tempo, fazendo história no elenco palestrino. Locutores esportivos da época costumavam dizer que cobrança de lateral realizada por este atleta eram verdadeiros escanteios, em virtude da força que o mesmo conseguia impor a bola, utilizando-se das mãos. Sem Dominguinhos e Djalma Santos, o nosso país perde dois de seus ídolos populares que serviram de inspiração e referencia para tantas outras gerações e a Jovem Auri Verde solidariza-se com familiares e fãs de ambos, na certeza de que continuarão a ser espelhos de boa qualidade para as novas gerações.

FRANCISCO RETORNA PARA CASA!


E Francisco partiu de volta ao Vaticano, após sete dias no Brasil onde reuniu multidões e exortou, principalmente os jovens a terem fé  e irem para as ruas, sem medo,  com a finalidade de  fortalecer a igreja católica e disseminar a fé. O papa neste dias em solo brasileiro, acabou concedendo verdadeiras aulas de humildade, puxando as orelhas de  forma paternal dos fiéis, conclamando-os sempre a terem uma participação ativa em busca de solução para os menos afortunados, indo em busca de mais discípulos para o catolicismo e foi mais além, afirmando que esta missão é uma ordem, mas não nasce da vontade do domínio do poder, nasce da força do amor. Na realidade, Francisco acabou  externando opiniões  sobre o que o católico deve fazer e que não são praticados no dia-a-dia  no Brasil. Afirmou durante a visita, que Cristo abraça aqueles que são excluídos da sociedade, os que são perseguidos por divergirem de dogmas religiosos e criticou a grande quantidade de alimentos que é destruída diariamente em todo o mundo enquanto milhões passam fome. Nesta visita, ficou claro que durante seu pontificado, Francisco fará de tudo para diminuir o êxodo de fies da igreja católica ao mesmo em incentiva a juventude a saírem de suas paróquias, de suas comunidades com a finalidade de divulgarem os chamados mandamentos da Igreja, ao mesmo tempo em que busquem atrair novos fiéis. Deixa como lembrança positiva de sua visita, as mensagens claras de fraternidade e de igualdade social, e traduziu isto na pratica, ao ter contato com representantes de diversos segmentos dos chamados excluídos.Enfim, podemos dizer que o saldo positivo desta visita papal, foi justamente a exortação para que os jovens participem mais do cotidiano da vida do cidadão, saindo das quatro paredes da igreja que freqüentam e realizando trabalhos junto as comunidades, como forma de fortalecer a fé e claro que, juntamente com este fortalecimento, levar a fraternidade, a  solidariedade aos enfermos, aos presidiários e de uma forma geral, a grande camada de excluídos sociais ainda existentes, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Espera-se que as palavras de Francisco, não sejam levadas pelo vento e que a partir de agora, em busca do espaço perdido, seus fiéis multipliquem-se na defesa do povo oprimido. Esta é a grande lição deixada por Francisco.

LEI DELEGADA APROVADA E A GRANA PARA APLICÁ-LA?

E depois de dois anos de idas e vindas, marchas e contra-marchas, ontem a Camara Municipal de Bauru aprovou a chamada Lei Delegada que permitirá que a Prefeitura contrate policiais em horário de folga para executarem trabalhos para a municipalidade, oficializando desta forma o “bico” no serviço público. Mesmo depois de todo este tempo tramitando e sendo objeto de estudos a discussão e votação do projeto acabou gerando polemica na sessão legislativa. Os vereadores Fabiano Mariano e Moisés Rossi, tentando passar por cima das atribuições do vereador, apresentaram emenda com a finalidade de equiparar o salário a ser recebido pelos praças aos dos oficiais, emenda esta originariamente aprovada pela Comissão de Legislação e Justiça e posteriormente, derrubada em plenário e não poderia ser diferente, afinal a iniciativa por aumento de gastos é exclusividade do executivo.Com as galerias da câmara municipal  lotadas por policiais e bombeiros, somente Roque Ferreira e Fabiano Mariano tiveram a ousadia de questionar a aprovação da lei. Após a votação das emendas, Roque Ferreira expôs as razões de seu posicionamento contrário, afirmando que não iria chancelar a política de destruição do governo estadual, explanado sobre os baixos salários  e as precárias condições de trabalho dos policiais militares.  Com dois votos contra, foi aprovado desta forma a institucionalização do bico para os militares que poderão executar serviços para o município, entretanto, e em toda história existe um entretanto, não pode-se dizer quando será efetivamente colocada em pratica pela prefeitura, afinal, o prefeito tem se queixado até de forma amarga da queda da arrecadação e claro, da falta de recursos orçamentários para execução de obras e implantação de projetos, e com toda a certeza vai segurar o inicio das atividades aprovadas na sessão de ontem. Aliás, Bauru conta com um grande número de leis, aprovadas pelo legislativo e não colocadas em pratica pela Prefeitura. Uma delas é a Guarda Civil Municipal, criada através de projeto do saudoso vereador Akira Kawasaki e que até hoje, encontra-se engavetada, comprovando que antes de ser aprovada uma lei, tem que se buscar saber se existem recursos orçamentários para viabilizá-la.

117º ANIVERSÁRIO DE BAURU


Hoje, Bauru  completa  seu  117º  aniversário em ritmo de festa e de esperança em um amanhã melhor. Aguarda-se a licitação para o tratamento do esgoto, com verbas já liberadas pelo governo federal, o asfaltamento das ruas de nossa cidade por conta do empréstimo ofertado pelo PAC e sobretudo, aguarda-se com ansiedade uma tomada de posição firme e decidida por parte da municipalidade em relação a saúde pública de nossa cidade. Impossível que na capital natural do centro-oeste paulista, a saúde continue a apresentar problemas praticamente insolúveis no seu dia-a-dia. Este e outros problemas precisam ser colocados na mesa e discutidos com a sociedade civil organizada,com o intuito principal de preparar nossa cidade para o futuro.Hoje é festa, as famílias bauruenses dirigem-se para o Parque Vitória Régia com a finalidade de comemorarem a data em evento organizado pelo Jornal da Cidade e pela JOVEM AURIVERDE e desta forma, homenagearem a nossa Bauru. Entre uma atividade festiva e outra, com certeza as conversas convergirão para o nosso cotidiano, com todos querendo palpitar, opinar sobre como solucionar as questões  urgentes. Claro que as questões de hoje, são diversas das existentes há 50, 70 ou cem anos atrás. Se lá atrás, as autoridades municipais eram questionadas sobre a proliferação da chamada “úlcera de Bauru”, doença de origem dermatológica que transformava em verdadeiras chagas os corpos dos contaminados, hoje, vemos a população preocupada com os caminhos da saúde pública, falta de leitos em suas UTIs e mortes e mais mai mortes ocorrendo nas dependências do PSM.  Hoje, na hora de cantarmos o parabéns a você, não podemos esquecer de pedir que nas comemorações do próximo ano, tudo esteja normal na vida diária da aniversariante. Esgoto tratado, ruas asfaltadas, saúde funcionando, industrias chegando e gerando empregos, tornando Bauru pujante, progressista e honrando seu passado, para ter direito a um futuro de realizações e conquistas para seu povo.
Parabéns, Bauru.

CADÊ OS MÉDICOS PARA A UPA?



Dentro das comemorações do aniversário da cidade, neste sábado será inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento – UPA – do Geisel/Redentor, sendo a última das quatro construídas em nossa cidade a entrar em funcionamento, mesmo estando pronta há muito tempo e sua entrega a população atrasou quase dois anos, em virtude da falta de profissionais da área da saúde, principalmente médicos, para completar a escala de atendimento de 24 horas. Mesmo sendo inaugurada amanhã, com a possível presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e entrando em funcionamento a partir de segunda-feira, a Prefeitura ainda não conseguiu solucionar a falta de médicos para esta UPA que mesmo assim vai entrar em funcionamento, com atendimento durante as 24 horas do dia. A questão dos médicos preocupa, considerando que no ultimo concurso realizado pela Prefeitura Municipal de Bauru, dos trinta e oito aprovados, apenas cinco tomaram posse do cargo e o prefeito Rodrigo Agostinho afirma ter a esperança de que outros cinco assumam e todos os demais desistiram. Alguma coisa deve estar ocorrendo, para os médicos gastarem dinheiro com  inscrição no concurso, tempo para realizá-lo e uma vez aprovados, desistirem da vaga. Com absoluta certeza, não seria tão-somente a questão salarial, pois no edital do concurso está claro o salário a ser recebido quando aprovado. Não seria o caso da Prefeitura começar a divulgar os concursos para médicos em órgãos de circulação nacional, como feito em outras administrações, buscando suprir a falta destes profissionais em nossa cidade?
Se os profissionais da cidade  e região, consideram insuficiente os salários oferecidos pela Prefeitura, nada mais justo que buscá-los em outras regiões, afinal, a administração tem que fazer de tudo para melhor atender a população na área da saúde e não é justo, inaugurar uma UPA com capacidade para atender 350 pessoas diariamente e funcioná-la em caráter precário, com um quadro menor de médicos, pela falta de interesse dos profissionais da região.
Com a palavra, o senhor prefeito.

MANIFESTAÇÕES VIOLENTAS, DESACREDITAM MOVIMENTO



Mais uma vez a violência foi  a violência foi a tonica principal das manifestações realizadas ontem na cidade de São Paulo  contra atos do governador Geraldo Alckmin. A manifestação que era pacifica no seu início, acabou gerando confronto após algumas pessoas depredarem ao menos uma agência bancária e uma loja de veículos localizadas na região da avenida Rebouças, provocando a reação policial  e a prisão de vinte manifestantes que foram conduzidos ao 14º DP em Pinheiros. A manifestação, convocada pelas redes sociais, pelo mesmo grupo que havia realizado um outro ato na semana passada, na avenida Paulista que igualmente terminou em vandalismo com aproximadamente 13 agencias bancarias sendo depredadas, além de uma base da PM, uma concessionária de veículos e semáforos. Organizadores do ato da semana passada afirmaram que os “ black blocs”, grupo anarquista  que prega a depredação do patrimônio publico e privado, durante os protestos, se infiltraram no ato organizado que era pacifico.
Uma coisa é certa. Protestar contra o mau funcionamento do serviço público e mesmo contra os maus administradores é um direito inquestionável do cidadão em um regime democrático, todavia, ao partirem para a violência e depredação de bens públicos e particulares a legitimidade dos protestos começa a ser questionada, colocando-se em dúvida as suas reais intenções. Vandalismo, saques e depredações não combinam com protestos civilizados e se as manifestações publicas iniciadas no mês de junho tinham o apoio inconteste da população, hoje, este apoio está sendo revisto, justamente pelos excessos cometidos que estão paulatinamente esvaziando os protestos e isolando os manifestantes da maioria da população.
Protestar sim, ato legitimo e constitucional do cidadão. Depredar, quebrar, saquear é crime previsto em nossas leis e como tal deve ser tratado.