30 de set. de 2013

MARINA E O REDE

A segunda colocada nas pesquisas eleitorais para a Presidência da República, Marina Silva corre contra os prazos impostos pelo calendário eleitoral para viabilizar o seu partido, o Rede e de forma consequente sua participação nas próximas eleições presidenciais e, sábado é o último dia de prazo para os que pretendem ser candidatos  estejam filiados a alguns dos partidos existentes. Desta forma, Marina e o REDE praticamente utilizam os últimos minutos da prorrogação, visando estar presentes no cenário eleitoral do próximo ano. Dentre os simpatizantes de Marina, muitos defendem que caso o partido não seja registrado em tempo hábil, que a ex-senadora acreana deixe de disputar as próximas eleições, o que de certa forma, ajudaria a pavimentar o caminho da reeleição da presidenta Dilma Roussef, que deixaria de ter a sua principal concorrente, hoje, no páreo. Dilma, já conseguiu uma vitória com a criação do PROS  - Partido Republicano da Ordem Social -,  que já nasceu governista e que deverá abrigar politicos simpáticos a sua candidatura e que se encontram em partidos do campo da oposição. De outro lado, o recém criado PEN – Partido Ecológico Nacional – oferece a Marina a possibilidade de filiação, inclusive mudando o mudando nome do partido para PEN-REDE, caso isto ocorra. Uma coisa é certa, enquanto profissionais da política partidária conseguem emplacar novas legendas, mesmo sob a suspeita de fraudes nas coletas de assinaturas, aquele que teria maior legitimidade corre o risco de não ser aprovado, esbarrando na sua falta de profissionalismo, em todos os  sentidos e claro, na burocracia da Justiça Eleitoral, da qual seus idealizadores deveriam estar cientes e se precavido. Vamos aguardar os próximos dias, a definição sobre a situação do REDE que mesmo registrado, pode caminhar para as próximas eleições, sem a estrutura que esperava ter no início, ante a falta de tempo hábil para novas filiações de interessados na disputa do próximo ano. Coisas da burocracia brasileira.

COMÉRCIO CONTRATA TEMPORÁRIOS

No ano passado, o comércio local contratou duas mil pessoas, em caráter temporário, para atender os consumidores no final do ano e neste ano, este numero deverá ter um acréscimo de 15%, principalmente em decorrência da inauguração durante o ano, de novos estabelecimentos, muito embora segundo o CDL, credite o aumento de contratações ao crescimento do comércio, tanto na área central, como nos bairros e que por menor que seja o estabelecimento, este sempre precisa de reforço de pessoal para poder atender a demanda.Segundo Aldemiro José Alves, vice-presidente do CDL, as lojas já estão selecionando currículos e as contratações devem se iniciar, já no mês de outubro, para treinamento destes profissionais que iniciariam efetivamente seu trabalho a partir de novembro, com os supermercados, comércio central e shoppings absorvendo o maior numero dos temporários. Mesmo com a retração do consumo, verificado durante o ano, em decorrência do alto nível de endividamento da população, o CDL acredita em resultados positivos neste final de ano, principalmente em decorrência da tradição das festividades natalinas, onde presentear e ser presenteado faz parte da vida de boa parte dos brasileiros. Antes do período de final de ano, as lojas especializadas em produtos infantis, devem ter um aquecimento das vendas neste mês de outubro, por conta do Dia das Crianças, celebrado no próximo dia 12. As contratações temporárias abrem um novo horizonte para quem está em busca de trabalho, com a finalidade de reforçar o caixa familiar e também se inserir no mercado formal, afinal, não são raros os casos deste funcionários que acabam por serem efetivados nos empregos. Pena que estas duas mil e trezentas contratações tenham apenas a duração do aquecimento do comércio no final do ano e que bom seria, se o bondoso Papai Noel atendesse os pedidos dos bauruenses e presenteasse a cidade, neste natal, com novas empresas que possibilitassem diminuir de forma considerável o nível de desemprego em nossa cidade, colaborando desta forma, para seu efetivo desenvolvimento.

ASTRONAUTA FILIA-SE AO PSB

Cortejado por diversos partidos políticos e tendo inclusive participado de encontro regional do PTB, no último final de semana em nossa cidade, o astronauta Marcos Pontes surpreendeu a  todos, assinando ficha de filiação ao Partido Socialista Brasileiro, tendo sua ficha de filiação abonada pelo presidente nacional do partido e possível candidato a presidência da Republica e atual governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Pontes mostra disposição para ser candidato nas próximas eleições e seu nome é cogitado para ser candidato a Deputado Federal, muito embora, o mundo político costume surpreender e muita coisa que está decidida hoje, não se concretize no amanhã. A grande verdade é que a expectativa sobre a votação do astronauta é grande, podendo-se afirmar que o mesmo, ante a grande divulgação de seu nome e da façanha de ser o primeiro brasileiro a ir para o espaço, não terá uma base eleitoral especifica, devendo fazer campanha e aguardar votos por todo o estado. A entrada de Pontes para a política era aguardada há muito tempo, tendo sido assediado já nas últimas eleições, por diversos partidos. Resta saber se focará sua campanha em Bauru e região, e se tal acontecer, o PSB poderá ter dois candidatos a federal, disputando os votos da cidade, considerando que os socialistas chamados de históricos, não abrem mão da candidatura de Tidei de Lima. As pedras do tabuleiro da sucessão, estão sendo colocadas e até o final da próxima semana, todos aqueles que pretendam disputar as próximas eleições, deverão estar devidamente filiados a uma legenda. Se o PSB comemora a filiação de Marcos Pontes e a volta do Deputado Romário, considerados reforços de qualidade para o próximo ano, o mesmo não pode fazer em relação ao esvaziamento da legenda no Ceará, com a saída do governador Cid Gomes, seu irmão Ciro, o prefeito de Fortaleza Roberto Claudio, nove deputados estaduais, quatro federais, quarenta prefeitos e dezenas de vereadores, que pretendem ir para um partido que apóie a reeleição da presidenta Dilma Roussef. Agora é aguardar os acontecimentos dos próximos dias, para podermos ter noção exata de como estará composto o quadro eleitoral do próximo ano.