14 de mai. de 2013

USTRA E A MENTIRA!

A Comissão  Nacional da Justiça e da Verdade  deveria ter seus poderes ampliados, podendo apurar inclusive o crescimento econômico dos  responsáveis pelos aparelhos de tortura do estado. Todos sabem que os militantes de oposição ao regime militar realizavam ações armadas com a finalidade de expropriarem bancos, carros-fortes com a finalidade de arrumarem numerários para a chamada luta revolucionária. Ocorre que muitos foram presos e o dinheiro  expropriado apreendido, sem entretanto serem realizadas as apreensões oficiais, levando a crer, que este dinheiro era rateado entre os capturadores do militante político. Assistimos o depoimento arrogante e falso do Coronel Carlos Brilhante Ustra a Comissão  da Verdade, onde este cidadão preferiu atacar a todos com requentamento de acusações, já de amplo conhecimento público. Ao mesmo tempo em que buscava se safar das acusações de ter sido o responsável pela tortura e morte de diversos militantes durante o regime militar, contrariando depoimento de pessoas responsáveis que categoricamente informam terem sido torturadas por ele e que vão além, ao denunciarem que presenciaram a morte de companheiros, em sessões de tortura comandadas pessoalmente por este cidadão. Deveria também explicar, como conseguiu com o soldo de militar construir uma mansão nos lagos de Brasília, cujos valores de mercado são estratosféricos, e longe do alcance de militares honestos e honrados. O patrimônio destes verdadeiros abutres da democracia deveria ser investigado com carinho pelas autoridades competentes.

DENGUE

Bauru bate o recorde de casos constatados de dengue na cidade e em apenas neste primeiros meses de 2013, 4399 pessoas já foram infectadas, superando o recorde anterior de 2011. Mesmo com o numero crescente e até assustador, o secretário de saúde do município afirma que não razão para alarde e mais, que não ocorrerão mudanças mas estratégias de prevenção, tratamento e combate, adotadas até o momento e demonstrando confiança que com a parada das chuvas e o inicio do frio, a infestação irá diminuir, pois o Aedes precisa de água e calor para se reproduzir. Se as medidas preventivas adotadas até o momento não estão se mostrando eficazes no controle da doença e precisamos confiar nas alterações climáticas para vermos não o fim das contaminações e sim, uma trégua temporária, não seria o caso de serem estudadas alternativas para um combate eficiente da dengue, considerando que os metidos adotados até o presente momento não tem mostrado eficiência. Em entrevista ao Jornal da Cidade, Monti buscando explicações para a epidemia declarou expressamente que “isso decorre de uma série de fatores, que vão desde a variação no regime de chuvas e temperaturas, além de outras causas que a ciência ainda não domina”.

Impossível, não existirem condições de implantarmos uma eficiente política de prevenção contra a doença que todo ano assusta nossa população e de nada adianta para solução do problema ficarmos buscando desculpas para o aumento da doença. Como não adianta ficarmos buscando dados da infectação de outras cidades, para afirmar que a situação da nossa não é tão grave. Comparar os números entre Bauru e São Jose do Rio Preto e Santos, como faz o secretário em nada colabora para a resolução da questão. Bauru hoje é um centro de disseminação da doença e a isto que temos que nos ater, em busca de solução. A estratégia de combate ao aedes tem que ser alterada e soluções tem que ser buscadas. Desculpas renovadas anualmente não têm o condão mágico de resolver a questão.