19 de abr. de 2013

DENGUE CONTINUA MATANDO

A dengue continua aumentando o número de infectados em nossa cidade, já beirando os três mil casos constatados e com o registro até o momento de duas mortes, e o pior, decorrentes da dengue comum. Até agora, não vimos nenhuma medida preventiva realizada com sucesso, ao longo dos anos, com a finalidade de se conter o avanço da doença que assusta a população e o pior, ocasiona mortes.Os métodos tradicionais continuam sendo utilizados, equipes vistoriam quintais em busca de focos de criação do aedes, nebulizações são realizadas, a população é orientada e mesmo, com tudo isso, a dengue continua a fazer vitimas de forma crescente, demonstrando claramente que alguma coisa está errada. E o que fazer para mudar, alterar de forma significativa este cenário assustador? Hoje, no Jornal da Cidade, o secretário de Saúde Fernando Monte declarou que como no frio os mosquitos se reproduzem menos, esta é a esperança para se reduzir a incidência da dengue no município. Com tantas cientistas e verbas públicas destinadas a pesquisa, temos que ficar esperando alterações climáticas para se reduzir  o numero de infectados pode ser considerado o fim do mundo. Em Bauru, o senhor Sebastião Pereira da Silva, tem anunciado faz anos que descobriu um produto que acaba com as moscas, inclusive as transmissoras da dengue, afirmando ainda que o produto é daqueles considerados ecologicamente corretos, não ocasionando danos ao meio ambiente por não se tratar de produto venenoso, e sim, um fitossanitário elaborado a partir de produtos utilizados na ração animal e pasmem, como conservante de produtos alimentícios ingeridos diariamente pelo ser humano. Ora, em um momento de crise temos que inovar, buscando soluções alternativas para se superar o problema e não seria o caso da Secretaria da Saúde ouvir em caráter de urgência o senhor Sebastião e conceder autorização para que este aplique seu milagroso produto em pontos críticos da cidade? Muitas vezes rodamos quilômetros em busca de algo e quando retornamos desanimados com o insucesso da busca, constatamos que o tínhamos dentro de casa. Já pensou, senhor secretário, se a solução para a dengue está em Bauru mesmo? Experimente para não ficarmos na dúvida!
 

FINANÇAS PÚBLICAS DE BAURU

As finanças municipais estão dando sinal de alerta, com a arrecadação de 2013 ficando aquém das expectativas, muito embora  não tenha ocorrido redução nos números, a receita não tem conseguido atingir aquilo que foi estimado pelo orçamento deste ano. E quando isso ocorre, a lógica é bastante simples, cortes tem que ser realizados e benfeitorias previstas tem que ser suprimidas. A prefeitura estimou um crescimento real para este ano, na ordem de 3% e até o momento, atingiu a marca de 1,4%, ou seja, menos da metade do previsto. No ano passado, o orçamento bauruense cresceu 5% em relação a 2011. O secretário das Finanças, Marcos Garcia que ocupa o cargo desde o governo de Tuga Angerami admite que este é o ano mais complicado do governo de Rodrigo Agostinho  e que o mês de maio será crucial  para a tomada de posições com relação aos cortes no orçamento municipal . No momento, está sendo aguardada o resultado do recolhimento do IPTU, já que as primeiras parcelas e o pagamento a vista, ocorrem neste mês de Abril, para depois verificar se será mantida a tendência de baixa arrecadação.A situação hoje é bem diferente para o prefeito que surfou nos primeiros quatro anos de mandato , pegando as boas ondas da fase econômica do pais nos primeiros quatro anos de seu mandato e que agora, é obrigado a fazer ajustes e cortes no orçamento, inclusive na área social e no plano de pavimentação. Licitação para pavimentação de 70 quadras está suspensa e não se sabe quando e se ocorrerá neste ano, face a situação econômica preocupante do município. Efetivamente, chegou a hora de Rodrigo mostrar que de fato é um bom administrador, afinal, na fartura e com excesso de arrecadação é muito fácil administrar e agora, em época de vacas magras, prestes a assumir boa parte da divida milionária da COHAB que sangrará ainda mais os combalidos cofres municipais, está chegando a hora do prefeito provar os seus decantados dotes administrativos.
Bauru está torcendo para que o prefeito e sua equipe, proporcionem um verdadeiro show na difícil arte de administrar parcos recursos.