30 de abr. de 2013

DIA DO FERROVIÁRIO.

Hoje é o Dia do Ferroviário, categoria responsável pelo crescimento econômico de nossa cidade, principalmente até a década de 90, quando os trens de passageiros foram sendo desativados e as ferrovias privatizadas, sucateadas e relegadas a um segundo plano na área de transportes de passageiros e mesmo de cargas. Os mais antigos com certeza se recordam do movimento na nossa chamada gare central, dos restaurantes, lanchonetes e hotéis da hoje nostálgica Praça Machado de Mello, bem como do movimento das oficinas da Noroeste do Brasil localizadas em Vila Falcão. Ser ferroviário era o passaporte para ser respeitado pela comunidade bauruense, afinal, a s ferrovias eram a mola mestre de nossa economia. Além da Noroeste, Bauru contava com os trens da Companhia Paulista e em menor escala, da Sorocabana que mantinha um ramal até Botucatu. Pelos trens da Noroeste os passageiros locomoviam-se para o estado de Mato Grosso e para muitos ainda é vivo na memória a exuberância do pantanal mato-grossense, admirado pelas janelas dos vagões do saudoso trem.

Hoje, o transporte ferroviário e a pujança das ferrovias, fazem parte de um passado, a cada dia mais distante, transformando o dia de hoje em nostálgico para os bravos ferroviários sobreviventes que lembram-se com carinho dos tempos em que tanto a ferrovia como os ferroviários eram o assunto do dia em nossa cidade. Na estação central eram comum a chegada e partida de autoridades, politicos e delegações esportivas.  Para o dia de hoje, ser melhor comemorado, bem que o prefeito Rodrigo Agostinho poderia anunciar as reformas e ocupação da Estação Ferroviária, adquirida em seu mandato e até hoje, sem ter uma destinação definida, não podendo entrar para a história como o “elefante branco de Rodrigo”.

Parabéns aos ferroviários e aqueles abnegados que mantém viva a ferrovia no coração dos bauruenses.

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