20 de jul. de 2013

SERRA EM BAURU, CHORO DE UM DERROTADO!


José Serra, ex-governador de São Paulo e candidato derrotado por duas vezes para a Presidência da República e igual numero de vezes para a Prefeitura da capital paulista, esteve ontem em Bauru, a convite do CISP onde proferiu uma palestra para empresários, evitando falar em política e principalmente sobre as eleições do próximo ano, garantindo porém que fica no PSDB e que PT antecipou a campanha eleitoral. Analisou ainda que ante as ultimas manifestações e a queda de popularidade de Dilma, a oposição entrou no páreo e tem chances de vencer o próximo pleito para a presidência da República. Demonstrando contradição, acabou por criticar de forma spera o atual governo, afirmando que a presidenta Dilma nada fez enquanto presidenta, passando os dois primeiros anos perplexa com a situação encontrada e na segunda metade do mandato acabou disparando a campanha eleitoral. Criticou ainda a União Nacional dos Estudantes – UNE -, entidade que presidiu no ano de 1964, afirmando que ao contrario de sua época quando os estudantes organizados eram a vanguarda dos movimentos populares, hoje está acéfala, a reboque do governo federal. Analistas, conhecedores da história brasileira, afirmam que Serra esqueceu-se de dizer que  estava no exterior, no final de março de 64 quando do Golpe Militar de 1º de Abril e por lá ficou, solicitando asilo político no Chile, abandonando desta forma o país e a entidade que presidia, acovardando-se. Serra afirma que o atual momento não é para discutir candidaturas, que o povo não está se preocupando com eleições e que a discussão sobre as próximas eleições é assunto de interesse somente da imprensa. Para quem conhece Serra, este é candidato a presidência da república no próximo ano e buscará viabilizar sua candidatura, muito embora hoje, o preferido dos tucanos seja Aécio Neves. Quem conhece o método de Serra fazer política, aconselham Aécio a colocar as barbas de molho. Roseane Sarney que o diga...

VEM AI A GREVE DA SAÚDE EM BAURU.

E depois da greve dos condutores de ônibus urbano em nossa cidade, que tumultuou a vida dos bauruenses por mais de uma semana, agora é a vez dos funcionários da FAMESP alertarem para a possibilidade de greve na próxima semana em busca de melhores salários, lembrando que a FAMESP administra todos os hospitais públicos de nossa cidade e uma greve no setor, agravará ainda mais o já considerado ineficiente sistema público de saúde em nossa cidade. Com  o fim da Associação Hospitalar de Bauru – AHB -, atolada em dividas e com seus diretores acusados  de má gestão e desvio de verbas públicas, esperava-se que a rede pública hospitalar de nossa cidade, cuja administração passou para a FAMESP melhorasse o atendimento aos usuários e valorizasse os profissionais da área, entretanto, não é isto que vem ocorrendo. As reclamações dos usuários sobre atendimento moroso, falta de leitos e de estrutura persistem, agora, agravados com a reivindicação de melhores salários por parte de seus funcionários, que pleiteiam aquilo que julgam merecer por seu trabalho.  Desta forma, o bauruense deve ficar prevenido e pronto para enfrentar contratempos na área da saúde, nos próximos dias, caso os profissionais não consigam ter sua pauta de reivindicações atendida pela gestora dos hospitais públicos em nossa cidade. Lamentável, sem sombras de dúvidas que a saúde pública continue a ser destaque negativo no noticiário de nossa cidade, sem que soluções para seu precário funcionamento sejam encontradas. Passa da hora, da prefeitura municipal por intermédio de sua Secretaria Municipal da Saúde, adotar providencias enérgicas, exigindo que a FAMESP melhore de forma efetiva o atendimento aos usuários da rede hospitalar pública e que, valorize os profissionais da área. A saúde de nosso povo, exige respeito.

17 de jul. de 2013

AUDIÊNCIA OU REUNIÃO?

O povo em sua sabedoria peculiar diz que quando não se quer resolver uma determinada situação ou enfrentar algum problema de frente, o governante anuncia a criação de uma comissão para analisar e encontrar soluções para a reivindicação apresentada. Depois das manifestações populares em nossa cidade, a Camara Municipal criou uma comissão com a finalidade de se discutir a qualidade do transporte coletivo em nossa cidade, e ontem, os membros da comissão que são os mesmos da Comissão de Fiscalização e Controle, depois de duas horas de reunião decidiram aguardar as planilhas de pesquisa de opinião  que está sendo realizada por uma empresa contratada pela EMDURB sobre a qualidade do transporte coletivo de Bauru e que deve embasar a remodelagem do transporte urbano em nossa cidade. De outro lado, hoje às 18:00 horas deve ocorrer reunião no plenário da Camara Municipal, reunião esta que a principio deveria ser audiência pública solicitada pelo Bauru Acordou com a finalidade de se revogar imediatamente o aumento das tarifas ocorrido em maio deste ano. Interessante deixar registrado que a competência para subir ou baixar tarifas é de competência do prefeito municipal, depois de consultado o Conselho Municipal dos Usuários de Transporte Coletivo, podendo o prefeito acatar ou não, aquilo que foi decidido pelo colegiado e durante a gestão de Rodrigo, as decisões do colegiado não tem sido acatadas com o prefeito referindo homologar as planilhas apresentadas pela EMDURB. Desta forma, resta a dúvida. Se caso a reunião de hoje, envolvendo vereadores, EMDURB e Prefeitura decidirem pela redução da tarifa, o prefeito acatará a decisão ou manterá aquilo que já está vigorando.Uma coisa é certa e dela ninguém pode duvidar, o transporte urbano de nossa cidade precisa ser remodelado urgente, atendendo os clamores que vem das ruas e buscar atender as necessidades de seus usuários. Vamos aguardar a reunião prevista para o dia de hoje, na esperança de que soluções sejam encontradas.

HERMANO CHIQUINHO VEM AI!!!

Um mega esquema de segurança está sendo montado para recepcionar Francisco, o supremo chefe da igreja católica a nível mundial e as autoridades brasileiras estão preocupadas com a realização de protestos  durante a estadia de Francisco em nosso país. Contrariando as preocupações dos brasileiros, que estão embasadas em relatórios da ABIN = Agencia Brasileira de Inteligência -, a nossa CIA tupiniquin, o próprio papa solicitou a diminuição da segurança montada e manifestou desejo de desfilar em carro aberto, para melhor poder se comunicar com os fiéis católicos, não só brasileiros, mas de todo o mundo que estarão presentes no Rio de Janeiro,com a finalidade de participarem da Jornada Mundial da Juventude. Para Gilberto Carvalho, secretário-geral da  Presidência da República será o povo que fará a segurança de Francisco, adiantando ainda que o governo está trabalhando em sintonia com a Gendarmerie, guarda responsável pela segurança da Santa Sé, para atender aos pedidos do papa, deixando claro que o governo nada fará que não agrade, que entre em desacordo com aquilo que deseja. Francisco estará realizando sua primeira viagem internacional, depois que assumiu o trono de Pedro e vem ao Brasil em missão oficial do Vaticano, devendo ser recebido com as honras dispensadas aos chefes de estado. Uma preocupação ronda a cabeça de nossos governantes e dos verdadeiros patriotas, e justamente é a realização de manifestações de protestos com violência durante a visita de Francisco, afetando nossa imagem em todo o exterior, imagem que durante anos a fio foi vilipendiada pela violência e pela corrupção, começou a melhorar na década passada e volta a deteriorar em decorrência dos protestos realizados durante a Copa das Confederações, justamente por causa dos protestos violentos ocorridos em todo o país. Claro que para o Brasil sob todos os aspectos é necessário uma publicidade positiva de nossa terra, atraindo investidores e turistas, aquecendo desta forma a economia nacional, agir ao contrario, por estar em desacordo com os governantes é puro ato de falta de patriotismo.

16 de jul. de 2013

INFERNO ASTRAL DO PMDB

Primeiro foi a prisão do deputado federal Natal Donadon de Rondônia, depois a denúncia de que o presidente da Camara Federal , Eduardo Henrique Alves e do Senado Federal Renan Calheiros, terem se utilizado de aeronaves da FAB para compromissos particulares, aliás, a mesma denúncia foi realizada contra o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves. Agora, para completar o quinteto do PMDB envolvidos em denúncias de mau uso da verba pública, a grande imprensa traz esta semana uma serie de denuncias contra o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral que dentre outras coisas, utiliza-se de um helicóptero de alto luxo, de propriedade do governo do Rio,  para transportar seus  familiares acostumados a passarem  finais de semana e feriados prolongados na residência da família, localizada em Mangaratiba, sendo que sempre acompanham a mulher do governador, seus dois filhos, as duas babás e até o cachorrinho de estimação, que demonstra total familiaridade com a aeronave estatal. Neste momento em que se especula uma reforma ministerial, a presidenta Dilma poderia aproveitar para se desfazer do ministro Garibaldi Alves que aliás é primo-irmão do presidente da Camara Federal, o que poderia configurar a existência de nepotismo no governo federal. Igualmente, nossas Casas Legislativas que acabam de realizar um verdadeiro “passa-moleque” na opinião pública e na própria presidenta da república, instituindo uma comissão para estudar a reforma política, jogando o possível plebiscito para o ano que vem, evitando desta forma a possibilidade de se mudar as regras para as próximas eleições, poderiam muito bem, investigar em suas comissões de ética as praticas de seus presidentes, claramente lesivas aos cofres públicos. A população está insatisfeita e saindo as ruas, protestando de forma até violenta contra os desmandos administrativos e esta seria a hora ideal de nossos politicos demonstrarem a nação de que não são as parasitas que todos pensam que sejam e dar um basta para aqueles que denigrem a classe. Não existe corrupção de menor ou maior valor, existe, puramente a corrupção e utilizar-se de aeronaves públicas para assistir jogos de futebol ou cerimônias de casamento, não tem outro nome, a não ser a decantada corrupção. Espera-se providencias e que o próprio PMDB comece a depurar seus quadros, para garantir a própria sobrevivência.

EVERTON OCTAVIANI E AS ELEIÇÕES DE 2014.

E a vizinha Agudos, governada pelo jovem Everton Octaviani surge no cenário nacional, graças ao transporte urbano gratuito, implantado com sucesso naquela cidade, há mais de dez anos, sendo que o prefeito foi convocado pela Comissão da Camara Federal que discute o transporte urbano e que é presidida pela Deputada Federal Luiza Erundina do PSB de São Paulo. Na onda de protestos que ocorrem por todo o país, uma das reivindicações básicas é justamente o do transporte coletivo gratuito e Agudos é uma das poucas, senão a única cidade brasileira a oferecer este serviço a população, razão pela qual tem obtido destaque positivo na grande mídia.Surfando na publicidade positiva do município e consequentemente, de sua administração,o jovem prefeito não descarta a possibilidade de concorrer a uma cadeira de deputado estadual nas próximas eleições e muito embora, esteja filiado ao PMDB já recebeu convites do PTB e do PSD para se filiar e ter legenda garantida para disputar as eleições do próximo ano, não se descartando também a possibilidade de ter recebido convite da Deputada Federal Luiza Erundina para se filiar ao PSB, que não possui na região, quadros com densidade eleitoral para a próxima disputa. Resta saber como fica a situação de Carlão Octaviani, ex-prefeito de Agudos e tio do atual prefeito, além de seu padrinho político que atualmente é suplente de deputado federal pelo PP e que já recebeu convites para se filiar ao PMDB, é sondado pelo PSDB para as próximas eleições parlamentares.  Será que está se desenhando uma dobrada genuinamente agudense, com tio e sobrinho, juntos na disputa eleitoral, buscando fortalecer a cidade e região? Everton em conversas informais, não nega  os convites e muito menos o interesse em disputar, demonstrando cautela e preocupação, quanto a decisão, pelo fato de ter que renunciar ao cargo de prefeito municipal, em abril do próximo ano, um ano e oito meses, antes do seu final. A grande verdade é que o jovem Everton está picado pela mosca azul e com vontade de se candidatar. Vamos aguardar até outubro deste ano, prazo fatal para filiações e mudanças partidárias, para vermos o que pode acontecer.

TRANSPARÊNCIA CORRE PERIGO

Hoje, na sessão ordinária da Camara Municipal será discutido e votado em primeira discussão,  o projeto  61/13, que regula o acesso as informações,de iniciativa  do prefeito Municipal que visa desta forma regular o previsto na lei federal  12527 de 18 de novembro de 2011, a chamada Lei da Transparência. Não custa lembrar que nos últimos dias a municipalidade disponibilizou em seu site os quadros existentes na administração, bem como seus ocupantes e salários percebidos, o que acabou por gerar polemica ante a constatação da existência dos  chamados marajás em nossa cidade, com alguns dos chamados “barnabés” recebendo vultosas somas mensais. DE outro lado, até o momento a COHAB, DAE, FUMPREV, EMDURB e a Camara Municipal não adotaram a mesma postura com a população continuando sem saber quem são seus funcionários e quanto recebem mensalmente. A BATRA que durante meses a fio questionou, cobrou a aplicação da Lei da Transparência em nossa cidade, chegando inclusive a recorrer ao Ministério Público para alcançar seu intento, demonstra preocupação com a discussão do projeto no dia de hoje, entendendo que setores da comunidade que não vêem com bons olhos a aplicação da lei, acabem por conseguir que os senhores vereadores apresentem emenda que, contrariando o texto da lei federal, poderá impedir a divulgação da relação nominal dos servidores, substituindo os nomes por matriculas. Analistas politicos entendem que nenhum vereador, ante o atual clima de manifestações populares, ousaria apresentar uma emenda deste tipo que feriria frontalmente a legislação federal e desta forma, poderia ser contestada judicialmente, acarretando desgaste popular para o vereador proponente. O que se espera é a que lei seja aprovada e as empresas e autarquias subordinadas a prefeitura, sejam obrigados em curto espaço de tempo a disponibilizarem as informações, até hoje fechadas em verdadeiros cofres com segredo de altíssimo sigilo. O povo precisa saber de que forma é gasto o seu dinheiro!

SUIÇA DEVOLVE GRANA DE LALAU!

A Suíça que sempre foi o paraíso fiscal adequado para sonegadores e desviadores de verbas pub liças, popularmente conhecidos como corruptos mudou e para melhor. Anos atrás, escudavam-se atrás do sigilo bancário e não forneciam as informações solicitadas por países de todo o mundo quando suspeitavam que recursos obtidos ilicitamente estavam lá depositados. Hoje, além de prestarem as informações solicitadas, bloqueiam as contas a espera de decisão judicial e face esta nova sistemática suíça, o Brasil conseguiu reaver quatro milhões e oitocentos mil dólares que encontravam-se depositados na conta do juiz Nicolau dos Santos Neto, o Lalau e de sua mulher. Dias atrás, a Advocacia Geral da União conseguiu repatriar alta soma que encontrava-se depositado em conta do deputado federal Paulo Salim Maluf do PP, nas Ilhas Jersey. Sinal positivo para a moralidade pública e para as finanças publicas que vai conseguindo recuperar aquilo que foi desviado ilegalmente de seus cofres. Segundo a AGU, hoje existem 45 ações buscando o repatriamento de aproximadamente $ 300 milhões de dólares, sendo que 27 delas estão correndo na justiça suíça e já se encontram bloqueados no aguardo de decisão final. No caso de Lalau que superfaturou as obras de construção da sede do TRT de São Paulo, a AGU não está conseguindo localizar propriedades em nome do juiz ou de sua mulher, dificultando a recuperação completa daquilo que foi desviado, entretanto, o seu parceiro, o ex-senador Luiz Estevão vem ressarcindo a União em parcelas mensais e sucessivas de R$ 4 milhões de reais e seus bens encontram-se indisponíveis e assim permanecerão até a quitação total da divida. Que estas medidas vitoriosas da AGU sirvam como exemplo aos grandes sonegadores e desviadores costumazes de dinheiro público, e principalmente que nosso povo, não entre na conversa destes, que juram eternamente inocência, negando-se a fornecer a estes a arma de que necessitam para ficarem impunes em nossa pátria. A arma é o voto que deve ser utilizado de forma a não conceder imunidade parlamentar a quem rouba dinheiro da saúde e educação.

REUNIÃO NESTA QUARTA FEIRA SOBRE TARIFAS DE ÔNIBUS!

Se os líderes das manifestações que vem ocorrendo em nossa cidade, entenderem que as proposituras apresentadas pelo prefeito Rodrigo Agostinho, podem fazer parte do antigo jogo de empurrar com a barriga, muita coisa ainda vai acontecer em nossa cidade, e o pior, com os manifestantes perdendo a confiança no prefeito. Durante o episódio da invasão do Palácio das Cerejeiras na ultima decidido, negociando com os manifestantes o prefeito assumiu o compromisso de solicitar junta a Câmara Municipal a realização de uma audiência pública com a finalidade de se discutir o transporte urbano em nossa cidade. Ontem, durante a sessão ordinária de nosso legislativo, os vereadores ficaram sabendo que nas redes sociais já circulava o convite para uma reunião a ser realizada amanhã, quarta-feira, às 18:00 horas, na sede do legislativo, sem que os vereadores ou mesmo a mesa diretora da casa, soubessem. Alguns vereadores ligaram para o prefeito que teria se furtado a adotar as providencias cabíveis e depois de pressões realizadas por diversos parlamentares, já no final da sessão chegou um ofício assinado pelo presidente da EMDURB solicitando a utilização do plenário para a realização de uma reunião, gerando ainda mais revolta entre os vereadores, pelo fato de reuniões não possuírem caráter convocatório e desta forma, Nem o prefeito e nem o presidente da EMDURB estão obrigados a comparecer na reunião e de parte do prefeito. A realização de  reunião  em uma quarta-feira, torna praticamente impossível a sua participação, considerando que costumeiramente ele se ausenta da cidade neste dia da semana. Coube ao presidente da Camara Sandro Bussola, subir a Tribuna e cobrar um maior comprometimento do prefeito em relação ao problema. Do jeito que age o prefeito, está simplesmente lavando as mãos e jogando o problema para os vereadores decidirem, quando na realidade a competência é sua. Afinal, a ultima palavra sobre tarifas de ônibus é do executivo e não do legislativo. Protelar uma decisão de forma eterna não pode nunca ser a postura de um governante, muito menos em épocas de crise.

13 de jul. de 2013

O mau humor de Rodrigo!

Foi ocorrer a ocupação da Prefeitura de Bauru, para o prefeito Rodrigo Agostinho perder seu perfil de eterno bom humor  e de fácil trato para com a imprensa, principalmente. Ontem ao ser questionado sobre a pauta da reunião que manteria com o presidente da EMDURB, Nico Mondelli, informou que não forneceria detalhes da reunião, esquecendo-se que qualquer reunião com a finalidade de se discutir reivindicações populares é de interesse público, devendo seus detalhes serem divulgados para conhecimento de todos.  O administrador não pode ter segredos em seu dia-a-dia, no tocante à administração da cidade, afinal, vivemos em um regime democrático onde a administração pública tem que manter sua transparência sempre e reuniões com pautas secretas para se discutir o que fazer em beneficio da cidade, não podem existir, a não ser que sejam reuniões ao estilo de Emilia do Sítio do Pica-pau Amarelo, ou seja, reuniões de faz de conta, sem conteúdo algum e não desta forma ser divulgada, para não se cair no ridículo. Os manifestantes desocuparam pacificamente o Palácio das Cerejeiras, não antes de realizarem uma faxina, deixando tudo como encontrado, entretanto, notificaram o prefeito para que este defina sobre a pauta de reivindicações apresentada e de concreto, até o momento conseguiram a realização de uma audiência pública da Câmara Municipal no próximo dia  17, quarta-feira, às 18:00 horas em local ainda a ser confirmado e antes disso, neste domingo o grupo Bauru Acordou realizará Assembléia às 15:00 horas na Praça Rui Barbosa, para um balanço de suas atividades e programação de novas manifestações. E para completar o mau humor do prefeito, ontem uma equipe do CQC esteve na cidade, para gravar sobre os altos salários pagos pela municipalidade para alguns médicos e a demora da municipalidade em cumprir a lei da transparência. Seria o início do inferno astral de Rodrigo?

12 de jul. de 2013

PREFEITURA DE BAURU OCUPADA!

Manifestantes que pleiteam a revogação imediata do aumento autorizado em maio para as tarifas de ônibus urbanos em nossa cidade, além do fim da diferença de preços nas passagens para pagamento com cartão ou dinheiro, e o fim da taxa de integração, acabaram por ocupar, de forma pacifica, o Palácio das Cerejeiras no dia de ontem ali permanecem até o momento, sem conseguirem avançar nas negociações com o prefeito Rodrigo Agostinho que alega não poder atender as reivindicações do grupo. Mesmo assim e querendo demonstrar estar aberto ao dialogo, determinou que a água do prédio fosse religada e que a energia elétrica não fosse interrompida, garantindo desta forma um minimo de dignidade aos os ocupantes.Em Assembléia realizada ontem, com a presença do prefeito, que inclusive chegou portando um megafone para melhor se fazer ouvir e que mês,o assim, foi vaiado e criticado por suas posturas consideradas omissas. Afinal, nada decidia, afirmando ter que consultar outras pessoas.O prefeito apresentou outra proposta, a realização de uma audiência pública junto a Câmara Municipal com a finalidade de se discutir a composição da tarifa e o transporte público de forma geral, chegando a marcar a audiência para o próximo dia 17, quarta feira, com os manifestantes exigindo que a mesma seja realizada depois das 18 horas, para viabilizar a presença de um numero maior de interessados.A postura de Rodrigo não foi criticada tão-somente pelos manifestantes e sim, por diversos outros setores da cidade, inclusive por vereadores que entendem que o prefeito está simplesmente querendo dividir a responsabilidade, jogando para a torcida e sem anunciar nenhuma medida para solução dos problemas. Analistas comentam a dubiedade do comportamento de nosso prefeito conhecido como centralizador e até autoritário, na tomada de decisões sobre nossa cidade e que, em um momento de crise, passa a querer dividir a responsabilidade. Vamos lá, prefeito, reuna-se e defina a situação, sem expedientes protelatórios , afinal a bola é sua...

10 de jul. de 2013

MÉDICO RECÉM FORMADO VAI TRABALHAR NO SUS


Dentro da polemica causada polemica pela possibilidade de vinda de médicos estrangeiros para trabalharem nas regiões onde inexistem profissionais desta área, surge uma novidade, com a edição de medida provisória publicada no dia de ontem, que dentre outras coisas estabelece que o estudante de medicina somente receberá o diploma de conclusão do curso, após trabalhar dois anos no SUS, sendo que esta nova regra valerá para aqueles que ingressarem na faculdade a partir de 2015. Desta forma, pela medida provisória e as mudanças nela estabelecidas, os cursos de medicina passarão a ter dois ciclos de formação, sendo que ao final do primeiro, os atuais seis anos, o estudante receberá um certificado, podendo requerer seu registro provisório registro este que o habilitará apenas a trabalhar na rede básica do SUS, vinculado a instituição de ensino onde estudou. Nestes dois anos, o estudante não pagaria mensalidade escolar e receberia uma bolsa com valores variáveis entre três e oito mil reais., instituindo na pratica, um estagio remunerado para os profissionais e com esta medida, o governo muda o foco da discussão sobre a falta de médicos em regiões localizadas na chamada linha da pobreza. A medida provisória para ser transformada em lei, depende de aprovação do congresso nacional e se espera a abertura de discussões com as entidades representativas dos médicos e principalmente, com os usuários do Sistema Único de Saúde e destas discussões, audiências públicas, espera-se o aprimoramento do texto e principalmente, que a médio prazo todas as cidades brasileiras possuam ao menos, um médico para atender sua população. O que se espera é que novas falsas polemicas não sejam criadas e esta grave situação seja solucionadas, afinal, a saúde é um direito de todos brasileiros, não importando onde residam.

9 de jul. de 2013

MÉDICOS CUBANOS


Face as manifestações contrárias das entidades representativas dos médicos, embora não reconheça o fato, o governo federal desistiu de continuar as tratativas com o governo cubano com a finalidade de trazer médicos daquele pais para atendimento em cidades e regiões que não possuem profissionais da área da saúde e a partir de agora, tentara atrair médicos e espanhóis para suprir esta necessidade urgente de considerável parcela do povo brasileiro. Nem o Ministério da Saúde e nem o Itamaraty, que havia anunciado a tratativa em maio e agora anuncia que as negociações estão congeladas, explicam o motivo das mudanças de planos e nada dizem a respeito de agora não conceder tratamento prioridade a Cuba, já que este país preenche os principais requisitos do programa pois possui médicos bem acima dos índices recomendados pela Organização Mundial de Saúde e a língua é próxima do português, recordando que ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota, em maio, ao anunciar as tratativas, declarou que "Trata-se de uma cooperação que tem grande potencial e à qual atribuímos valor estratégico" e o Ministério da Saúde informa que mudou a estratégia e vai buscar atrair médicos como pessoa física, priorizando Espanha e Portugal, descartando a oferta de seis mil profissionais feita pelo governo cubano, nos moldes que a ilha faz atualmente com a Venezuela, onde atuam médicos cubanos. O “xis” da questão parece ser outro, e a grande verdade é que a vinda de médicos da ilha comunista não foi digerida por amplos setores conservadores da sociedade que desconhecem ou fingem desconhecer o trabalho desenvolvido pelos cubanos no Haiti e em países africanos, erradicando epidemias e melhorando a condição de saúde do povo, embora em contra partida, os programas sejam criticados por organizações de direitos humanos e considerados escravagistas, pois estes profissionais são contratados juntos ao governo cubano que é o responsável pelo pagamento dos profissionais e é acusado pelos conservadores de reter boa parte do salário e impor regras restritivas a liberdade destes médicos. Uma única coisa é certa, considerável parcela do povo brasileiro é carente de atendimento médico e queiram ou não os conservadores, seja com médicos cubanos ou espanhóis, este povo precisa de atendimento médico.





7 de jul. de 2013

PT PEDE MUDANÇAS!

Lideranças do PT na Camara Federal, cobraram mudanças no núcleo de governo da presidenta Dilma Roussef durante mais de duas horas de reunião realizada ontem, no Palácio do Planalto, sendo que porta-vozes da bancada atacaram, perante as ministras Ideli Salvatti das Relações Institucionais e Gleisi Hoffmann da Casa Civil, a articulação, a comunicação e a política econômica, e segundo informações passadas por participantes da reunião, dos três pontos criticados, a presidenta Dilma tão-somente defendeu a política econômica, afirmando ser um erro utilizar-se de taxas do ano passado como indicadores de tendência de uma alta inflacionária, afirmando que os fundamentos da política econômica serão preservados, defendendo ainda a realização do plebiscito para a reforma política, ressaltando a importância da consulta popular no atual momento político enfatizando que este é um instrumento da democracia, especialmente em num momento em que o povo sai as ruas para protestar e falando no plural, afirmou que todos erraram na comunicação com relação as cobranças realizadas nas manifestações publicas. A tarefa principal dos lideres partidários no momento é a de recompor a base aliada na Camara Federal e segundo o líder José Guimarães do PT do Ceará; "A base não está quebrada. A viola desafinou um pouco. E qualquer viola desafinada tem que ser afinada. E o PT pode ajudar a afinar e já está afinando".

Em momentos de crise, em qualquer governo, alterações são realizadas com a intenção de se melhorar o desempenho da maquina e na tual crise, os alvos já foram escolhidos; Gleisi e Ideli estão na corda bamba e suas cabeças pedidas pelos próprios companheiros e agora, resta aguardar para sabermos da definição de Dilma. Mudanças serão realizadas, com certeza, resta saber onde e quando.

4 de jul. de 2013

BAURU TEM MARAJÁ, SIM SENHOR!

E continua repercutindo na cidade a divulgação dos cargos existentes na municipalidade bauruense, seus ocupantes e salários recebidos, gerando controvérsia a constatação de altos salários, acima inclusive dos subsídios recebidos pelo prefeito, criando uma casta privilegiada dentro do quadro funcional. Somente na área da saúde, existem oito médicos que receberam mais que o teto maximo previsto pela legislação que é o de R$ 15.736,24, equivalente ao salário do prefeito e deste oito, um chega a R$ 18.233,05, entretanto, a prefeitura informa que nestes casos, o corte do salário é realizado automaticamente pelo sistema, com o servidor recebendo apenas o teto e a diferença fica nos cofres municipais, sem possibilidade de voltar ao funcionário. De outro lado, esta regra não é aplicada quando se trata de vantagens consideradas transitórias e não permanentes, como horas extras, plantões, salário família, licença premio recebida em pecúnia e outros itens que não são efetivados no salário. A reportagem do Jornal da Cidade, apurou que no mês de maio, um medico que possui salário fixo de R$ 16.167,13 acabou por auferir um total bruto de R$ 61.876,80 e com os descon tos, acabando recebendo o liquido de R$ 41.713,48 e outros salários brutos exorbitantes na mesma categoria, foram de R$ 47.859,60, R$ 24.818,98 e R$ 28.167,61, sendo que a maioria destes profissionais trabalham no Pronto Socorro Central  e Pronto de Atendimento Infantil onde imperam o regime de plantões extras e as gratificações por produtividade.  Mesmo com as autoridades garantindo a legalidade destes vencimentos, constata-se a existência de uma casta privilegiada dentro do serviço publico bauruense, podendo sim, serem chamados de marajás, face aos altos salários recebidos, jogando por terra as premissas de justiça e igualdade social.

3 de jul. de 2013

Até que enfim, a transparência...

Demorou e a Prefeitura Municipal de Bauru  decidiu disponibilizar pelo seu site os cargos existentes na administração publica, seus ocupantes e salários recebidos, bem como os dados referentes a aposentados e pensionistas, cumprindo desta forma a chamada Lei da Transparência que possibilita a todo o cidadão o acesso as informações da administração pública. No caso da Prefeitura de Bauru não se pode louvar atitude adotada ontem, afinal, demorou  muito para ser colocada em pratica e ainda faltam ser disponibilizados os dados da EMDURB, COHAB, FUMPREV e DAE para que a lei seja cumprida integralmente no município, e para ser divulgada, foi necessário que a ONG BATRA representasse contra a administração junto ao Ministério Público Estadual e mesmo assim, por enquanto, as informações não estão completas. Uma rápida navegada pelo site da prefeitura serve para constatar a existência discrepâncias salariais e a fácil constatação do privilegio de algumas categorias profissionais em detrimento de outras, além de existirem diversos funcionários que recebem bem mais que o prefeito municipal, sendo estes funcionários lotados na Saúde e Educação. Aliás, na Educação existem diversos funcionários que percebem mensalmente um salário superior ao da própria Secretaria Municipal demonstrando na pratica que torna-se necessário uma reforma administrativa ampla para que ocorra uma uniformização de cargos e salários dentro da estrutura da prefeitura municipal,buscando corrigir distorções e sobretudo o atual abismo salarial existente.  Espera-se para breve a disponibilização dos dados faltantes referentes as empresas e autarquias, possibilitando desta forma um real e verdadeiro acesso as informações por parte da comunidade bauruense, afinal,  transparência não é uma concessão e sim uma, obrigação do agente público. Parabéns a BATRA pela insistência na divulgação destas informações que vinham sendo guardadas a sete chaves pelo Poder Público municipal, sabe-se lá por quais motivos.

2 de jul. de 2013

A REFORMA POLÍTICA

A classe política parece estar satisfeita com as atuais regras que norteiam o funcionamento dos partidos politicos e as leis que regem o processo eleitoral, sendo que a própria base aliada da presidenta Dilma no Congresso Nacional, resistente a idéia de plebiscito , se articula no sentido de esvaziar o calendário previsto pelo Planalto para a reforma política, sendo certo que no dia de hoje, o presidente da Camara dos Deputados, Henrique Alves vai propor o plano B, que seria a criação de um grupo de trabalho que teria o prazo de 90 dias para apresentar um projeto de reforma que seria submetido a referendo popular, formato este já rechaçado anteriormente por Dilma Roussef. Entretanto, os congressistas não tem se mostrado simpáticos a idéia do plebiscito e segundo Henrique Alves a proposta da constituição da Comissão é para que a proposta de reforma política não caia no vazio, caso o plebiscito não seja aprovado. Caso a proposta da base aliada seja aprovada por Dilma , o mais cotado para coordenar a Comissão é o deputado federal Candido Vaccareza e entre os governistas, a aposta principal é de que a consulta popular somente seria realizada em 2014, sem tempo hábil para ser colocada em pratica nas próximas eleições. Outra vez, os parlamentares brasileiros legislam em causa própria, adiando de forma perene reformas que são mais que necessárias para aperfeiçoamento de nossas instituições democráticas. Já fizeram assim com a decantada lei da ficha limpa, protelando de forma eterna a sua entrada em vigor, permitindo que figuras conhecidas com diversas condenações judiciais continuem a exercer cargos públicos, muito embora, parcela significativa do conjunto de eleitores tenha sua parcela de culpa, ao votarem nos chamados fichas sujas. Hoje, mesmo preso e recolhido ao presídio, o deputado de Rondônia, pelo PMDB, Donadon continua oficialmente como deputado, recebendo subsídios e mantendo sua equipe de assessores. Tais coisas precisam mudar com urgência, com plebiscito ou não, e mostram claramente que o espírito corporativista dos parlamentares precisam chegar a um fim. Chega de protelação, o Brasil quer respostas e não enrolação.




1 de jul. de 2013

CAMINHONEIROS E DATAFOLHA

A semana começa com protesto dos caminhoneiros que interditaram as rodovias Castelo Branco e Fernão Dias em Minas Gerais, além de um trecho do rodoanel, aderindo à onda de protestos e reivindicando dentre outras coisas a isenção de pedágios para caminhões, a criação de uma secretaria nacional do Transporte Rodoviário de Cargas e subsídios para o óleo diesel. Os caminhoneiros paralisaram as duas pistas da Castello Branco na proximidades de São Paulo e por enquanto, afirmam ser o movimento desta segunda feira um alerta as autoridades, não descartando outras manifestações nos próximos dias. Enquanto continuam as manifestações por todo o pais, o DATAFOLHA divulgou pesquisa de opinião publica realizada nos últimos dias, mostrando que a aprovação de Dilma Roussef caiu para 36% , o pior índice desde o início de sua administração, entretanto, a queda não é privilégio seu e para nos atermos somente ao estado de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin amarga igualmente uma queda acentuada , passando de 52% para 38% de aprovação popular, repercutindo também nas pesquisas para as eleições do governo do Estado no próximo ano, onde Geraldo Despencou de 52% para 40%, muito embora nenhum de seus adversários tenha conseguido subir de forma significativa e sim, tenha aumentado significativamente o numero de eleitores que afirmam que irão votar em branco ou anular seu voto. Também Fernando Haddad experimentou uma queda nas avaliações positivas de seu governo de 34% para 18%.

A grande verdade é que classe política de uma forma geral, independentemente de siglas, está recebendo um cartão amarela por parte da população, insatisfeita com muitas coisas que considera errada na política nacional hoje, dentre elas a impunidade daqueles que considera corruptos, a possibilidade da volta da inflação, dentre outras coisas e com certeza dentro da crise vivida pelos politicos detentores de mandato, quem sairá ganhando são os marqueteiros que estão sendo chamados as pressas para idealizarem campanhas publicitárias em busca de deterem a queda de popularidade de seus clientes se não forem felizes em seus trabalhos, com certeza, em 15 de Novembro do próximo ano, os cartões vermelhos serão distribuídos em grande quantidade aos atuais governantes, de todas as siglas e de todo o país.