15 de nov. de 2013

RECADO....

De: Cecília Meireles


Extraído de www.garoeiro.com.br

Para: Ministros do STF



Ó grandes oportunistas,

sobre o papel debruçados,

que calculais mundo e vida

em contos, doblas, cruzados,

que traçais vastas rubricas

e sinais entrelaçados,

com altas penas esguias

embebidas em pecados!



Ó personagens solenes

que arrastais os apelidos

como pavões auriverdes

seus rutilantes vestidos,

- todo esse poder que tendes

confunde os vossos sentidos:

a glória que amais, é desses

que por vós são perseguidos.



Levantai-vos dessas mesas,

saí das vossas molduras,

vede que masmorras negras,

que fortalezas seguras,

que duro peso de algemas,

que profundas sepulturas

nascidas de vossas penas,

de vossas assinaturas!



Considerai o mistério

dos humanos desatinos,

e no polo sempre incerto

dos homens e dos destinos!

Por sentenças e decretos,

pareceríeis divinos:

e hoje sois, no tempo eterno,

como ilustres assassinos.

Ó soberbos titulares,

tão desdenhosos e altivos!

Por fictícia autoridade,

vãs razões, falsos motivos,

inutilmente matastes:

vossos mortos são mais vivos;

e, sobre vós, de longe, abrem

grandes olhos pensativos.



AO VEREADOR FARIA NETO

Eu e outros companheiros, assistimos estarrecidos as últimas declarações do vereador Faria Neto, na Câmara Municipal de nossa cidade. A primeira, a defesa veemente que realizou dos médicos que não cumprem suas jornadas de trabalho na rede municipal, ficando claro que defende a tal de “tradição” dos profissionais da saúde não trabalharem pelas horas que recebem, trazendo prejuízos a municipalidade e a comunidade em geral. Agora, ao elogiar a inauguração do BOM PRATO destilou criticas ao seu ex-aliado, Tuga Angerami, afirmando que quando no exercício da vereança, levou ao então prefeito a sugestão de reivindicar a instalação do restaurante popular em nossa cidade e a ideia não foi aceita, pelo fato de Tuga não gostar de boas ideias. Não sei se Tuga gosta de 51, afinal faz muito tempo que não o vejo, entretanto, entendi que o ex-prefeito não gostava de meias ideias. Afinal, montar um restaurante para atender a população carente e deixa-lo fechado aos finais de semana e feriados, é querer limitar a fome dos carentes, proibindo-os de terem esta necessidade básica suprida, duas ou mais vezes por semana. Posso dizer que como antigo amigo de Faria Neto, estou decepcionado com a defesa de atividades divididas pela metade. E o pior, Faria que não estou sozinho neste descontentamento. Defenda o povo e suas aspirações por inteiro, por favor.



14 de nov. de 2013

REPÚBLICA!

Em 15 de Novembro de 1889, um levante político-militar com  um grupo de militares  liderado pelo Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, na Praça da aclamação, hoje Praça da República, no Rio de Janeiro, derrubaram a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e por consequencia colocaram fim a soberania do imperador Dom Pedro II, proclamando a república do Brasil. No mesmo dia 15, a noite, um governo provisório republicano foi instituido tendo o Marechal Deodoro da Fonseca como presidente da República e chefe do governo provisório; o Marechal Floriano Peixoto como vice e os ministros: Benjamim Constant, Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Salles, Aristides Lobo, Demetio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira.Podemos afirmar desta forma, sem nenhum medo de errar, que a Proclamação da República foi o primeiro Golpe Militar ocorrido em nossa Pátria. Mais tarde, o líder repúblicano Deodoro da Fonseca afirmou e seus colegas militares, pretendiam apenas derrubar o então chefe do gabinete imperial, equivalente a primeiro ministro, Visconde de Ouro Preto, declarando textualmente “ os principais culpados da Proclamação da República sao o Conde D’Eu e o Visconde de Ouro Preto. O último por perseguir o exercito e o primeiro por consentir com esta perseguição. Notem bem que não buscavam heróis para o movimento republicano e sim culpados, pelo fim do Império, comandado pelo carismatico Pedro II.Desta forma, podemos afirmar que a República Brasileira foi proclamada por verdadeiro acaso, em decorrencia do descontentamento dos militares, em relação a integrantes do governo imperial. De qualquer maneira, a República Brasileira foi se consolidando, sofrendo percalços com golpes durante sua existencia, como o Estado Novo de Getulio Vargas e a Ditadura Militar, que mergulharam o pais na obscuridade política, onde a liberdade e a democracia não existiam.De todo modo, a republica é vitoriosa e não a devemor perder, jamais!

13 de nov. de 2013

A ÁGUA CONTINUA FALTANDO


Ontem a falta d’agua nas torneiras foi objeto de protestos por parte de moradores do Parque Jaraguá e do Jardim Vânia Maria, com cerca de duzentas pessoas realizando um panelaço e colocando fogo em pneus, durante a noite de ontem. Antes, no período da tarde, moradores se reuniram com dirigentes do DAE, cobrando projetos de curto prazo que possam melhorar o problema de falta de abastecimento de agua naquela região da cidade, tendo sido discutido o andamento das obras do poço Roosevelt III, com vazão prevista duzentos metros cúbicos por hora, que deverá ajudar no abastecimento da região e que segundo informações do DAE, tem previsão para entrar em funcionamento no próximo mês de dezembro. Segundo moradores, diariamente falta agua na região, com o abastecimento sendo interrompido as 6:30, voltando somente por volta das 2:00 horas, enchendo as caixas e paralisando novamente, ocasionando transtornos aos moradores e principalmente para as donas de casas que se vêm impedidas de realizarem os serviços domésticos e mesmo a higiene pessoal, por absoluta falta de agua. De acordo com a assessoria de imprensa do DAE, o reservatório IX de Julho que recebe agua de quatro poços e abastece aquela região da cidade, está com nível baixo e a situação se agrava nos dias mais quentes, quando de forma natural, aumenta o consumo de agua. E público e notório que as redes distribuidoras de agua de nossa cidade, estão repletas de vazamento, acabando por ocasionar grande desperdício do liquido captado e tratado, ocasionando prejuízos tanto ao DAE como a comunidade em geral e nada se fala no sentido desta rede ser reparada de forma eficiente, melhorando o abastecimento de agua da cidade e consequentemente os prejuízos contabilizados pelo DAE, com a captação e tratamento da agua desperdiçada. .Poderia ser iniciada a discussão do Executivo com os vereadores e com a sociedade civil organizada no sentido de serem utilizados os recursos do Fundo de Tratamento de Esgoto para a modernização da rede distribuidora de agua. A população, com certeza, agradeceria e os cofres do DAE melhorariam. Ou, não?

TUCANOS MARCAM HORA PARA POBRE TER FOME!

Finalmente, hoje, está sendo inaugurado  o Restaurante Popular Bom Prato, localizado a rua 1º de Agosto número  9-43, com a presença do governador Geraldo Alckmin, de Rogério Hamam, Secretário Estadual do Desenvolvimento Social, além do Deputado Pedro Tobias, do prefeito Agostinho e da Secretaria  Municipal do Bem Estar Social, Darlene Tendolo. O projeto viabilizado pelo Estado em parceria com a Prefeitura, será administrado pela AELESAB – Programa de Integração e Assistência a Criança e ao Adolescente e estará funcionando de segunda a sexta, servindo café da manhã a R$ 0,50 e almoço à R$ 1,00. Nos finais de semana e aos feriados estará fechado, para tristeza antecipada dos mais carentes que aguardam com ansiedade este serviço em nossa cidade. Afinal, a fome não marca hora e data, e bem que o BOM PRATO poderia funcionar de segunda a segunda, da mesma forma que os restaurantes tradicionais. A visita do governador nesta terça-feira a nossa cidade, não se restringe a abertura do restaurante popular e logo mais, às 13:00 horas, estará no km 239 mais 900 metros, da rodovia Engenheiro João Batista Renno, inaugurando e entregando a população, pouco mais de sete quilômetros de duplicação e modernização da rodovia e as 14:30 estará no Hotel Obeid, para assinatura de convênios na área habitacional com 71 municípios da região, sendo que Bauru estará sendo contemplada com recursos do programa Cidade Legal, para a regularização de 105 imóveis, em três bairros da cidade: Jardim Olímpico, Vila Ipiranga I e Jardim Vitória II, possibilitando desta forma aos  seus moradores, a documentação definitiva de seus imóveis.Como se vê, na agenda de hoje do governador não está prevista nenhuma atividade relativa a Saúde e com certeza, será questionado neste aspecto, pelas autoridades locais que andam se movimentando para diminuir a crise na área em nossa cidade, especialmente na questão de internação. O governador, especialmente quando traz boas notícias, é sempre bem vindo e o mesmo ocorre hoje. Bauru que sempre deu consagradoras votações ao Geraldo, espera muito mais em benefícios.

11 de nov. de 2013

BUSSOLA BATE A CARTEIRA DE ESTELA E BATATA!

Depois de ver seu marido, Batata ficar de fora da Camara Municipal de Bauru, perdendo para seu ex-assessor Sandro Bussola, agora, a vice-prefeita Estela Almagro amarga mais uma derrota para o antigo fiel escudeiro. No Processo de Eleições Diretas do Partido dos Trabalhadores, a chapa apoiada pela vice-prefeita e que tinha Batata como candidato a presidente, acabou perdendo a disputa para a chapa liderada por Claudio Gomes, o Claudinho da Construção, apoiada justamente por seu antigo aliado e hoje, presidente da Camara Municipal de Bauru, Sandro Bussola que obteve mais de 50% dos votos validos, tornando desta forma desnecessário a realização de segundo turno com a liquidação da fatura já no dia de ontem.  Estela e seu marido estão colocando em dúvidas e questionando a lisura do pleito, afirmando que os vencedores utilizaram-se de métodos condenáveis para captarem votos dos filiados, acusando-os de terem apoio de partidos de direita e de terem comprado votos, praticas estas negadas com veemência pelos vencedores. Estela e Batata, os grandes derrotados deste domingo  anunciaram que vão levar as denuncias para o Diretório Estadual do PT, solicitando a anulação do processo realizado em nossa cidade. Uma coisa é certa, as eleições internas do PT ministraram uma aula para Estela e seu marido Batata, com o conjunto de filiados do partido mostrando de forma clara e transparente que pretendem mudanças e com estas, maior participação nas decisões partidárias. Claudinho da Construção e Sandro , sempre estiveram ao lado da vice e seu marido, e cansaram de ser coadjuvantes, resolvendo partir para a campanha solo e vem obtendo sucesso nesta empreitada. Primeiro com a votação considerada surpreendente de Sandro para vereador, abocanhando a vaga que era tida como certa para Batata na Camara Municipal e agora obtendo a supremacia do Diretório Municipal do PT, assumindo eles a tarefa de discutirem na mesa pequena, os caminhos que o partido deve trilhar a partir de agora. Para Batata e Estela, fica a tarefa de se reorganizarem e acima de tudo repensarem os métodos de se fazer política interna. Tentar juntar os cacos e reconstruir a liderança partidária, afinal, a partir de agora, não tem mais o poder de impor candidaturas e de negociar em nome do PT bauruense. Derrota histórica para o casal, que dominou o PT por mais de 10 anos.

10 de nov. de 2013

AUDÁLIO DANTAS RECEBE O PREMIO JUCA PATO

Aos 82 anos de idade, em franca atividade profissional e intelectual, o jornalista Audálio Dantas, abocanhou dois prêmios neste ano de 2013. O premio Jabuti, da Camara Brasileira do Livro e o Intelectual do Ano, promovido pela União Brasileira dos Escritores, ambos em decorrência de seu novo livro, As Duas Guerras de Vlado Herzog. A cerimônia de entrega do Intelectual do Ano, será realizado dia 18 de novembro, às 20:00 horas no Memorial da América Latina, sendo precedido de um debate sobre a exigência de autorização para a produção de biografias com a presença confirmada de Fernando Moraes, Ricardo Kotscho e Paulo César Araujo, não deixando esquecer que Audálio também é biografo, tendo escrito biografias de Graciliano Ramos e Lula. O homenageado é um dos mais consagrados jornalistas  brasileiros e presidia o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo quando Vlado Herzog foi assassinado em 1975, acabando por promover uma mobilização nacional , que sem sombra de duvidas representou o ponto de partida para a reconquista das liberdades democráticas em nosso país. Na sua trajetória profissional, atuou nas principais publicações brasileiras, com destaque para as revistas O Cruzeiro, Manchete e Realidade. Além de jornalista é escritor e autor de diversos livros, entre os quais o Circo do Desespero e o Chão de Graciliano. As homenagens recebidas por Audálio Dantas simbolizam o reconhecimento de uma vida de lutas, marcadas sobretudo pela coerência e pela coragem, afinal, não era nada fácil enfrentar os detentores do poder na década de 70, principalmente para denunciar a farsa do suicídio, montada pela repressão política para tentar mascarar o assassinato de Vlado Herzog, jornalista, adepto das transformações políticas pela via pacifica, de preferência nas urnas eleitorais. Audálio foi eleito Deputado Federal em 1978, pelo MDB/Sp., tem sido considerado em diversas pesquisas com um dos dez parlamentares brasileiros mais atuantes, tendo notabilizado seu mandato pela luta contra a censura imposta pelo regime militar, tendo em 1981, recebido um premio da ONU, por sua atuação em defesa dos direitos humanos.

8 de nov. de 2013

A DENGUE ESTÁ VOLTANDO!

Com a proximidade da chegada do calor e da época das chuvas, a população bauruense começa a se preocupar com a chegada de um velho conhecido, o mosquito transmissor da dengue, famoso entre nós: o  Aedes Aegypti e com ele, uma nova epidemia de dengue. Ate ontem, o ano de 2013 liderava com folga o ranking de contaminações, apresentando 7441 casos de contaminação e dois óbitos, após um queda acentuada no ano de 2012, quando apenas 44 casos foram registrados. O poder público poderia realizar estudos investigativos com a finalidade de constatar aquilo que foi realizado e deu certo no ano passado, afinal de 4348 casos constatados em 2011, registramos 1% de contaminação no ano passado. Não podemos acreditar que os mosquitos fizeram uma trégua no ano passado para poderem ajudar  a reeleger o ambientalista Rodrigo Agostinho. Na verdade, a situação para o próximo ano, promete ser igual ou pior do que a deste ano, com a Secretaria Municipal da Saúde anunciando que o nível de infestação do mosquito em nossa cidade, está acima do normal e com isso, a doença deve voltar com força total no próximo ano. Difícil se torna acreditar que com o avanço da ciência e da tecnologia, não conseguimos obter êxito na erradicação desta verdadeira praga do século passado. Faltam soluções praticas para se debelar este mosquito, com os produtos utilizados não demonstrando eficácia no seu combate, falta vontade dos órgãos públicos ou realmente seria negligencia de parte da população que não assimilam as orientações rotineiras para se evitar a proliferação desta moléstia. Temos que deixar registrado as informações da saúde municipal, que os bairros onde a contaminação foi mais intensa, acabaram por ficar em um segundo plano dentro das ações de eliminação de criadouros ao longo do ano, já que as ações tiveram que ser intensas por conta da epidemia. Denota esta declaração que possivelmente falte agentes de controle da endemia, em quantidade suficiente para o trabalho, fato que o prefeito precisa corrigir de forma urgente.

7 de nov. de 2013

PRESSIONADO, PREFEITO REDUZ AUMENTO DO IPTU!

As criticas recebidas na Camara Municipal , na imprensa e a insatisfação da opinião pública fizeram o prefeito Rodrigo Agostinho  recuar e através do secretário de Finanças, Marcos Garcia negociar  com a Comissão de Economia da Camara Municipal e acabar por reduzir os índices iniciais propostos para reajuste do IPTU para o próximo ano. Verdadeiro recuo da administração, visando garantir mesmo com alterações, a aprovação do projeto, bastante criticado por parlamentares em função do apetite voraz de arrecadação do governo municipal, em tempos de crise e consequentemente de vacas magras no orçamento. Pela nova proposta, a prefeitura deixa de lado o discurso de justiça tributária apresentado por Rodrigo Agostinho no projeto inicial. Os imóveis com valor venal de até R$ 150.000,00 que tinham inicialmente um reajuste previsto para 4,8%, pelo novo projeto sofrerão aumento de 6%. Aparentemente a majoração parece ser mínima, entretanto, se considerarmos que estes imóveis representam 68,9% das construções de nossa cidade, podemos afirmar que o aparentemente pequeno aumento garantirá para a diminuição da carga tributária das propriedades com maior valor. Inicialmente, Rodrigo apostou na arrecadação do IPTU do próximo ano, com reajustes milionários, acima da inflação, para equilibrar o orçamento e fazer frente ao inchaço da maquina administrativa, sendo que a folha de pagamento consome praticamente metade do orçamento municipal. Tentou praticar o dito popular que afirma que é do couro que se faz a correia, buscando recursos onde igualmente se encontram escassos, no bolso do contribuinte. Se o orçamento municipal está combalido e deteriorado, e o quadro de servidores encontra-se inchado, nada mais justo que inicialmente enxugar o quadro, reduzindo o impacto da folha de pagamento no orçamento.O prefeito não deveria aguardar ações judiciais para realizar este procedimento e sim, promover uma reformulação administrativa, visando extinguir cargos comissionados, preenchidos por pessoas estranhas ao quadro funcional da prefeitura. Administrar com folga financeira não é mérito para ninguém, afinal, a competência administrativa é demonstrada nas crises. Ou, não?

6 de nov. de 2013

SAÚDE DE BAURU PEDE S.O.S.

Tornou-se necessário  a divulgação de denúncias dando conta que os médicos da rede municipal não cumprem corretamente suas jornadas de trabalho para que a Prefeitura resolvesse adotar providencias para sanar a gritante  irregularidade. Como se diz no jargão popular, depois da casa arrombada resolveram colocar tranca. È de conhecimento público, especialmente daqueles que dependem de atendimento médico na periferia de nossa cidade, que as jornadas não são cumpridas faz muito tempo, configurando aquilo que o próprio prefeito definiu como sendo tradição dos médicos da rede municipal. Desde 2012, os demais funcionários municipais registram o ponto eletrônico, e torna-se estranho o protelamento da medida para os médicos como se estes formassem uma casta privilegiada, diversa dos demais servidores. Depois das repercussões das denúncias sobre a meia jornada, o prefeito determinou que a secretaria de saúde apresentasse um cronograma para que até o mês de dezembro, tanto os postos de saúde dos bairros, além das unidades especializadas, o que com certeza aumentara a grita, os reclamos dos profissionais de branco. A porta voz dos médicos, doutora Marli Faria chegou a declarar para a imprensa que se a prefeitura quiser o cumprimento da jornada de trabalho de quatro horas diárias, que dobre o salário dos profissionais. Hoje, o salário inicial de um médico nos quadros municipais é de R$ 3.900,00 e pela proposta de doutora Marli, os salários deveriam passar para R$ 7.800,00. Triste é a situação do povo, obrigado a acordar de madrugada ou muitas vezes, nem dormir, para ficar plantado em frente de uma  unidade básica de saúde em busca de uma senha para a necessária consulta e muitas vezes, depois de uma noite em claro é surpreendido com a notícia de que o médico não irá trabalhar naquele dia. Triste é a situação do profissional da saúde que relega a saúde publica para um segundo plano, transformando a questão financeira em prioridade. Lamentável a postura dos administradores públicos que se tornam coniventes com a postura destes profissionais, alegando que a situação é uma tradição, difícil de ser mudada. A saúde de Bauru pede socorro, ouse mudar, prefeito.

5 de nov. de 2013

SAÚDE GERA POLÊMICA EM BAURU

Na sessão da Camara Municipal de ontem, repercutiu intensamente as denúncias veiculadas pelo Jornal da Cidade e Jovem Auri Verde  sobre o  não cumprimento  da jornada de trabalho dos  médicos da rede municipal  de saúde. Ao se  rebelarem contra a implantação do ponto  eletrônico  que em tese os obrigaria a cumprir a jornada de trabalho de quatro horas diárias totalizando vinte horas semanais veio a tona o problema. Cada médico atende 16 pacientes por dia e concluída esta agenda,  dão por encerrado  os trabalhos.  Vereadores  cobraram  a responsabilidade do prefeito  Rodrigo que declarou que tinha conhecimento da ilegalidade que chamou de tradição, referindo-se ao fato dos médicos realizarem uma jornada de trabalho de duas horas, metade do tempo, previstos em seus contratos de trabalho. Alguns vereadores entendem que o prefeito e seu secretário de saúde, Fernando Monti são réus confessos no crime de improbidade administrativa, que a legislação penaliza com perda de mandato e suspensão dos direitos políticos e que os médicos estariam praticando o abandono de função, estando desta forma sujeitos a demissão, por justa causa.A celeuma está instalada, médicos da rede se reuniram recentemente e declararam publicamente que são mal remunerados e que muito fazem, pelo salário que recebem. De outro lado, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, decidiu que o Estado, a FAMESP e a Prefeitura terão que arcar com multa diária de R$ 100,00 por cada paciente, a espera de um leito para internação. A decisão foi em decorrência de ação interposta pelo promotor da Defesa da Cidadania e do Patrimônio Público, Dr. Fernando Masseli Helene, que considerou uma vitória a anunciada decisão do TJ.  Triste é a situação da comunidade que assiste perplexa a discussões financeiras a respeito da saúde pública, com profissionais reclamando que ganham pouco, prefeito e    secretário fazendo vistas grossas para irregularidades funcionais e a Justiça tendo que intervir para que o cidadão seja atendido. Que o bom senso volte a imperar e o povo tenha direito a saúde de qualidade, é o desejo de todo bauruense.

4 de nov. de 2013

BOM PRATO

Depois de muita espera, Bauru finalmente está prestes a inaugurar sua unidade do BOM PRATO,  iniciativa do Governo do Estado com a Prefeitura Municipal que irá oferecer café da manhã  e almoço a preços subsidiados  a população de nossa cidade. A unidade de Bauru está em fase final de testes e já nos próximos dias estará oferecendo 300 cafés da manhã, ao preço de R$ 0,50 e 1.200 almoços ao preço de R$ 1,00, esperando que somente as  pessoas carentes busquem usufruir  de seus serviços. A unidade do BOM PRATO estará funcionando na quadra 9 da rua 1º de Agosto, de segunda a sexta  e além de servir refeições a baixo custo, o local também abrigará um posto do Acessa São Paulo, que possibilita o acesso gratuito a internet e cursos do Via Rápido  Emprego, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Para o prefeito Rodrigo Agostinho a instalação do BOM PRATO é algo de suma importância , pois além do fornecimento de alimentos a pessoas carentes, no período da tarde, a unidade funcionará na capacitação de garçons e cozinheiros, se transformando desta forma em uma escola para capacitar mão de obra na área de cozinha.Antes da abertura oficial,engenheiros e nutricionistas da secretaria Estadual de Desenvolvimento Social deverão vir a Bauru para os últimos testes, que inclusive contará com um almoço experimental e após esta etapa, estará tudo pronto para a aguardada inauguração e abertura  ao público, ainda esta semana. Com a finalidade de inaugurar a unidade do BOM PRATO deverão estar em Bauru o governador Geraldo Alckmin, o secretário Rogério Hamam, do Desenvolvimento  Social que deverão ser recepcionados pelo prefeito Rodrigo Agostinho e pelo Deputado Pedro Tobias. Afinal, depois de muita espera, Bauru recebe este importante serviço que estará oferecendo alimentação de qualidade, a preços baixos, para a população em situação social vulnerável   de nossa cidade. Interessante deixar registrado que o BOM PRATO funcionará de segunda a sexta, não abrindo aos finais de semana e feriados. Justamente nos dias de maior comilança do tucanato, os beneficiários do BOM PRATO escutarão o velho som do estomago roncando de fome. Quem sabe, para não perder totalmente o costume de passar fome.

2 de nov. de 2013

FINADOS

Hoje é dia consagrado para reverenciar os mortos, e uma verdadeira romaria deve acontecer nos cemitérios da cidade, com a EMDURB calculando que aproximadamente 50 mil pessoas passarão pelos sete cemitérios da cidade, aquecendo o mercado informal de flores, velas que são compradas nesta data com a finalidade de serem homenageados os nossos parentes e amigos que já faleceram. Em um dos cemitérios particulares da cidade, o Jardim dos Lírios contará inclusive com a presença de uma orquestra que estará executando músicas em homenagem a finados. Como todo o ano, os túmulos da menina Maria Lúcia, assassinada em novembro de 1970, sem que o autor tenha sido identificado e preso e o de Maria Nunes, deverão estar entre os mais visitados, pelo fato de acreditarem que ambas ajudam aqueles que para elas rezam. Como todo feriado, de fundo religioso, o finados é mais uma data em que deveríamos aproveitar para refletir sobre os rumos de nossas vidas, buscando resgatar os ensinamentos deixados por aqueles que já partiram deste plano espiritual, ensinamentos estes, valiosos e que muitas vezes relegamos a um segundo plano, principalmente em decorrência da correria do chamado mundo moderno. Existem muitos, que não reverenciar seus mortos, em decorrência de estarem sabidamente mortos, não tiveram seus restos mortais localizados. Deveríamos aproveitar o descanso do feriado nacional para um descanso extra e também para visitar, além dos túmulos de parentes e amigos, creches e abrigos de idosos. Além de estarmos reverenciado os mortos que de uma forma ou outra, marcaram nossas vidas, estaríamos levando alegria para crianças sem famílias e aos idosos, que muitas vezes não recebem a visita de seus familiares. Se de fato, existir outro plano espiritual, além deste em que vivemos, aqueles que estaremos reverenciando durante o dia, estarão festejando nosso ato de solidariedade e fraternidade cristã.



1 de nov. de 2013

TRINTA ANOS SEM GASPARINI

Hoje, completam-se trinta anos da morte de Edison Bastos Gasparini, ex-vereador e ex-prefeito municipal de Bauru. Gasparini até os dias de hoje é considerado um dos políticos mais coerentes que atuaram em nossa cidade. Vereador por diversos mandatos, elegendo-se pela primeira vez pelo PTN – Partido Trabalhista Nacional -, no ano de 1959, reelegendo-se em 63 pelo PSB – Partido Socialista Brasileiro – e posteriormente, em 1968,1972 e 1976 pelo Movimento Democrático Brasileiro. Quando da eclosão do Golpe Militar de 1964, foi implacavelmente perseguido, rotulado de comunista perigoso, levando o franzino vereador a empreender fuga, para se safar das ameaças, inclusive de morte que sofria. Desta insana perseguição restou uma perda perene, pois ao ver sua casa invadida pela polícia, fortemente armada, dona Darcy, sua esposa, naturalmente nervosa acabou por ter a gravidez interrompida, perdendo o filho que aguardavam com ansiedade. Gasparini teve seu mandato cassado pela Câmara Municipal de nossa cidade, em tumultuada sessão realizada em 6 de abril de 1964, cassação esta eivada de erros, fato que levou Gasparini a retomar seu mandato na Justiça, no ano de 1965. Gasparini preocupava-se com a organização popular e buscava de forma incessante, criar associações sindicais e de segmentos da comunidade. Humilde no dia-a-dia transformava-se um verdadeiro gigante na Tribuna de nosso legislativo, sempre em defesa dos oprimidos. Tinha uma vida familiar humilde e franciscana, entretanto, jamais deixava de atender quem o procurava principalmente em busca de medicamentos ou leite para crianças. Sem sombras de dúvidas, Gasparini se transformou na voz dos oprimidos, defensor intransigente da classe trabalhadora, gerando por isso uma perseguição insana por parte dos detentores do poder. Teve seu trabalho reconhecido pela população de Bauru, que o elegeu prefeito nas eleições de 1982, cargo que praticamente não exerceu, em decorrência da doença que o levou a morte, menos de sete meses depois de sua posse. Em uma época de mensalão, dinheiro na cueca, seguidas denuncias de corrupção, a ética e a coerência de Gasparini fazem falta. Ou, não?



SELVAGERIA EM SÃO PAULO

Nesta segunda-feira, violentos protestos foram realizados no bairro de Jaçanã, na Capital do Estado. Os manifestantes protestaram contra a morte, por um policial militar, do adolescente Douglas Martins Rodrigues de 17 anos de idade. A manifestação teve início por volta das 18:00 horas, depois do enterro de Douglas e pelo menos cinco ônibus e três caminhões foram incendiados, com a rodovia Fernão Dias sendo fechada em seus dois sentidos, além de diversas lojas terem sido saqueadas. Homens armados obrigaram passageiros e motoristas a descerem dos veículos, além de durante um saque realizado em uma loja na Vila Medeiros, um homem ter sido baleado na barriga por uma bala disparada por um dos manifestantes. Verdadeiro campo de batalha se instalou na região com manifestantes assumindo o volante de um caminhão tanque e o dirigiram na contramão, assaltando motoristas de veículos que estavam na estrada, acabando por ocorrer confronto com a PM tentando dispersar a multidão com bombas de efeito moral e balas de borracha. O tumulto na estrada federal, fez com que o Secretario de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira telefonasse para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, com a finalidade de estabelecer uma ação conjunta. Ao final das manifestações, noventa pessoas encontravam-se detidas. No contato com o ministro da Justiça, o secretário Grella solicitou que a Força Nacional de Segurança atuasse no local e ainda que uma operação de inteligência fosse montada no local e acabaram por combinar uma ação conjunta com o objetivo de coibirem novos atos de vandalismo. Segundo comentários de bastidores, tucanos reclamaram que a Polícia Rodoviária Federal, responsável pela rodovia Fernão Dias demorou para aparecer. Desde o início das manifestações em junho passado, é a primeira vez que o governo do Estado de São Paulo, solicita ajuda ao governo federal, no sentido de tentar coibir as manifestações, sendo certo que o estopim das manifestações de ontem, foi a morte de um jovem estudante que não reagiu a abordagem da PM e acabou morto por um soldado, que se encontra preso, acusado de homicídio. Entretanto, um erro não justifica o outro e temos que estar conscientes de que a teoria de Talião – olho por olho, dente por dente -, não pode e não deve ser aplicada. Que a Força Nacional de Segurança consiga conter as manifestações violentas, são os desejos de toda a comunidade.



ÓIA A SEPLAM, GENTE!

O Jornal da Cidade de hoje, traz matéria sobre as cartas que moradores de bairros periféricos da cidade estão recebendo com a finalidade de regularizarem seus imóveis,ante as irregularidades constatadas no levantamento aerofotografico realizado no ano de 2007. As cartas, segundo vereadores e integrantes da administração municipal induzem seus destinatários a erro, por darem a impressão de ser uma notificação oficial da prefeitura. Ontem, a engenheira Tania Kamimura Maceri, ex-funcionária da SEPLAM compareceu a Camara Municipal, onde conversou com alguns vereadores, asumindo ser a sua empresa, a responsável pelo envio das correspondencias e que desde que saiu da administração municipal,executa serviços de engenharia na iniciativa privada e também na regularização de imóveis, construidos ou ampliados de forma clandestina na cidade. Evidente que buscou se defender das acusações que vem sofrendo, de ter tido facilidades na obtenção de dados dos proprietários de imóveis irregulares e que estaria tentando persuadir os municipes, fazendo com que suas cartas fossem recebidas como oficiais, e desta forma, coagindo os moradores a providenciarem a regularização com sua empresa. Enquanto a engenheira busca se defender, novas acusações surgem. Um morador da Vila Santa Luzia, afirma que procurou o plantao indicado, na Associação de Moradores do Jardim Araruna e lá comparecendo, obteve a explicação que não era uma notificação oficial e sim, a empresa de uma ex-engenheira da Prefeitura. Pelo serviço prestado a este municipe a empresa cobrou R$ 1.000,00 dividido em 10 parcelas fixas mensais, tendo ouvido que na qualidade de ex-servidora da municipalidade, o serviço seria prestado de forma correta, por ela saber como funcionavam as coisas dentro da SEPLAM. A própria engenheira declarou aos vereadores e ao Jornal da Cidade, sua empresa já regularizou 1500 construções irregulares na cida de e se formos pensar no valor médio de mil reais por caso, podemos afirmar que o esquema das cartas, rendeu hum milhão e meio de reais de faturamento para sua empresa. De outro lado, a SEPLAM, através do secretário Paulo Ferrari garantiu que deu inicio as apurações sobre as cartas e para ele, o texto é maldoso e induz o municipe a erro e em razão disso, o municipio deve registrar no dia de hoje, Boletim de Ocorrencia para preservação de seus direitos.Espera-se que a verdade seja apurada rapidamente e que a SEPLAM deixe de frequentar os noticiários da mídia local.



A secretário Paulo Ferrari, do Planejamento, garante que já deu início às apurações sobre as cartas para regularização de imóveis. Para ele, o texto é maldoso e induz o munícipe ao erro. Em função disso, o município deve registrar, na manhã de hoje, boletim de ocorrência para preservação de direitos.

SEPLAM OUTRA VEZ!

E mais uma vez, a SEPLAM volta ao noticiário negativo da cidade, com denúncias formuladas na sessão de ontem da Camara Municipal, de que moradores de diversos bairros da cidade estariam recebendo cartas, alertando os proprietários de imóveis ampliados e não regularizados perante a prefeitura, a comparecerem urgente a um suposto "Plantão de Regularização", localizado no Jardim Eldorado 2, com a finalidade de deixarem de ser alvos de multa pecuniária que pode variar de R$ 300,00 à R$ 2.500 reais. Realmente, a SEPLAM iniciou, já no ano passado, o trabalho de notificação aos proprietários de mais de setenta mil imóveis irregulares, identificados por levantamento aerofotografico realizado em 2007, entretanto, não partiu da prefeitura o comunicado destinado aos moradores dos núcleos Edson Francisco, Nova Esperança e adjacencias. Dois fatos chamam a atenção nesta celeuma protagonizada pela SEPLAM. A primeira é a demora em noti ficar os proprietarios de imóveis irregulares, afinal, as notificações estao sendo realizadas seis anos após a constatação da irregularidade e com toda a certeza, o número de imóveis construidos ou ampliados, de forma clandestina, cresceu muito neste período.A atual administração tem envidado esforços com a finalidade de aprovar significativo aumento do IPTU, penalizando os proprietários que estão em dia com suas obrigações e deixando de corrigir as distorções comprovadas em um levantamento sério, que custou dinheiro aos cofres municipais e que ficou engavetado durante este longo período. Outro ponto que chama a atenção nas correspondencias enviadas chamando os municipes para a regularização de seus imóveis é que somente os proprietários das construções irregulares a receberam, deixando claro, que seu autor contou com infomações privilegiadas de dentro da SEPLAM. Alguma coisa precisa mudar, afinal, de tempos para cá, a SEPLAM tem sido alvo de denúncias e vai se transformando no calcanhar de Aquiles do prefeito Rodrigo Agostinho que precisa de forma urgentissima realizar alterações no funcionamento da Secretaria, afinal, do jeito que as coisas estão caminhando, amanhã poderão querer mudar o prefeito, por conivencia com irregularidades, conscientes ou não.

De fato, a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) iniciou, no ano passado, a notificação aos responsáveis pelos mais de 70 mil imóveis irregulares identificados pela aerofotogrametria contratada pela administração em 2007. No entanto, não partiu da prefeitura o comunicado destinado a moradores dos bairros Edson Francisco da Silva, Nova Esperança e adjacências.