31 de jan. de 2014

MUDANÇAS NO MINISTÈRIO

E começaram as mudanças na equipe ministerial  de Dilma, com o anúncio ontem de quatro alterações em sua equipe de governo, todas já previstas pela imprensa. Nesta primeira etapa, foram colocados nomes que possibilitem uma afinidade maior entre o governo e a equipe que comandará a campanha pela reeleição e o exemplo maior disso, foi a substituição na Secretaria de Comunicação Social onde a jornalista  Helena Chagas cederá seu lugar para o atual porta-voz da presidência, Thomaz Trauman, que mantém relacionamento mais estreito com Franklin Martins, que deve comandar a área de comunicação da reeleição, além de se aproximar mais do modelo petista, afinal o PT considerava que Helena tinha uma postura pouco combativa para responder as criticas endereçadas ao governo e o recente episódio da passagem da comitiva presidencial por Lisboa, que deixou Dilma exposta a criticas e a representações da oposição contra o governo, por ter sido omitida a escala da agenda oficial, acabou se transformando na gota d’água para sua saída. A ida de Aloisio Mercadante para a Casa Civil  tem também a intenção de se estabelecer uma ponte entre o governo e a equipe de campanha, para que os marqueteiros saibam o que o governo fez e o que poderá ser mostrado na campanha de reeleição.Os nomes de Arthur Chioro, para a Saúde e de José Henrique Pain para a Educação estão mantidos, mesmo com a imprensa mostrando que ambos estão com pendências judiciais. Na seqüência da reforma ministerial, Dilma terá que buscar aplacar o voraz apetite por cargos do PMDB, além de buscar nomes para contemplar o PTB,o PROS e o PSD, em busca não somente de governabilidade, como também de apoio para sua candidatura a reeleição. Para esta nova fase de mudanças do ministério, aguarda-se como diz o folclore popular, uma verdadeira briga de foice no escuro.

30 de jan. de 2014

JOAQUIM BARBOSA NA INGLATERRA!

Joaquim Barbosa, presidente do STF, em palestra realizada ontem no King’s College London da Universidade de Londres, definiu as prisões brasileiras como verdadeiro horror, ao ser questionado sobre a situação do Presídio de Pedrinhas no Maranhão, afirmando que no ano passado visitou prisões no Brasil e horror é a melhor palavra para definir nossos presídios, acrescentando que os políticos não se importam co tal situação pois não dá retorno político, não dá votos e arrematou dizendo que o Brasil tem uma cultura de violência, onde as vitimas mais freqüentes são os negros.Na mesma palestra Barbosa voltou a negar qualquer pretensão de ser candidato a presidência da República, afirmando que muita gente lhe diz que deveria ser candidato, mas que nunca quis se filiar a partidos políticos e que nem na faculdade teve militância política e que não pretende mudar de opinião e postura, descartando qualquer hipótese de candidatura, afirmando que não se importa que as pessoas que o apóiam são conservadoras ou liberais, e acrescentando que se os liberais gostam do que faz, tudo bem e se não gostam, pouco lhe importa. Durante a palestra, Joaquim Barbosa ainda criticou o preconceito racial no Brasil, afirmando que a discriminação é o mais sério tópico no Brasil e se você quer ser respeitado, tem que incluir os negros na sociedade. Negros e mulatos são a maioria dos brasileiros, mais de 50%, número maior que os previstos nas cotas e entretanto, os brasileiros não gostam de discutir este assunto, arrematando para dizer que a TV brasileira parece a TV da Dinamarca, em decorrência do pouco aproveitamento de negros pelas emissoras. Discorreu igualmente sobre a Lei da Ficha Limpa, aprovada em 2010 pelo STF e que deverá passar pelo primeiro teste nacional este ano, declarando que é uma lei que grande impacto, porque os corruptos, especialmente politicos, nunca foram condenados até o fim, coisa que segundo ele, está mudando. Joaquim Barbosa está de férias do STF e mesmo assim, parte de sua viagem a Europa, está sendo custeada pelos cofres públicos, pelo fato de proferir palestras na França e Inglaterra, na qualidade de presidente do STF e o paladino da justiça brasileira, já declarou ser besteira discutir este assunto. Será?

29 de jan. de 2014

SOMOS OS OITAVOS DO MUNDO EM ANALFABETISMO!

Em pleno 2014, mesmo com acentuado avanço tecnológico, ainda existem 774 milhões de analfabetos no mundo e destes 13 milhões e duzentos mil são brasileiros, colaborando para que nosso país figure em oitavo lugar no ranking do analfabetismo mundial, segundo dados constantes do relatório da UNESCO, que analisa seis metas para melhorar a educação até 2015. O documento que será lançado hoje em Brasília e na Etiópia, mostra avanços na área e igualmente aponta lentidão nesse progresso, sendo que na  última década, o número de adultos analfabetos caiu apenas 1%. Segundo a secretaria de educação continuada e alfabetização do Ministério da Educação, Macaé dos Santos, diz que existe uma concentração de analfabetos entre os idosos, principalmente em municípios pequenos e que a taxa de analfabetismo tem caído de forma acentuada entre a população mais jovem, entretanto, o desafio para erradicá-lo ainda é preocupante.O mesmo documento da UNESCO elogia iniciativas do governo como o IDEB, indicador da qualidade da educação básica no país que é apontado como ferramenta chave para estratégias da área. Sem falso puritanismo, podemos dizer que a preocupação maior tem que ser canalizada para a erradicação do analfabetismo entre os jovens, não deixando claro de lado os idosos, entretanto, temos que considerar a dificuldade de uma pessoa da chamada terceira idade ser alfabetizada, afinal passaram toda a vida, sem ler e escrever e boa parte destes, não demonstra interesse em mudar este status.A preocupação deve ser voltada para estas famílias, pois muitas vezes, principalmente nos locais mais distantes, os pais analfabetos consideram besteira enviar os filhos para a escola e neste ponto, a criticada bolsa família tem ajudado a erradicar o analfabetismo entre os jovens, em decorrência de exigir que para receber o beneficio, os filhos tem que estar freqüentando escolas. O oitavo lugar no ranking do analfabetismo, reflete de forma segura como a educação foi relegada a um segundo plano em nosso país, durante décadas.

28 de jan. de 2014

VAQUINHA PARA PAGAR MULTA ESTÀ DANDO CERTO.

Até hoje, de todos os condenados  no chamado mensalão, apenas o  ex-deputado Genoino Neto pagou a multa imposta pela justiça como pena acessória, com os demais condenados alegando falta de dinheiro para cumprir a decisão judicial. O ex-tesoureiro do PR, Jacinto Lamas requereu o parcelamento de sua multa em 180 meses, entretanto, a Justiça ainda não se manifestou sobre o pedido e Marcos Valério, requereu que a Justiça desconte o valor de R$ 4 milhões e quatrocentos mil, dos bens do empresário que se encontram bloqueados judicialmente, e que são mais que suficientes para pagamento da milionária multa. Entretanto, o que mais chama a atenção neste episódio de pagamento das multas, são os sites criados para arrecadação de dinheiro para os petistas condenados, sendo que familiares de Genoino foram os precursores da idéia, conseguindo arrecadar mais de seiscentos mil reais, em pouco mais de uma semana, animando o ex-tesoureiro Delúbio Soares  a seguir o mesmo caminho e em pouco mais de uma semana, já conseguiram mais de duzentos e quarenta mil reais, o equivalente a mais da metade da multa que tem que ser paga, até a próxima sexta-feira. A equipe de Zé Dirceu prepara-se para colocar site semelhante no ar e diante do sucesso obtido por Genoino e Delúbio, com toda a certeza terá êxito em sua empreitada. Existem criticas contra a solidariedade emprestada aos petistas, entretanto, uma coisa é certa: os doadores são pessoas físicas e desta forma, possuem livre arbítrio para fazerem o que quiserem com seu dinheiro e com toda a certeza, a critica poderia e deveria existir, no caso das doações terem origem duvidosa. Como o dinheiro das multas deve ser recolhido ao Fundo Penitenciário, responsável pela melhoria das condições carcerárias no país, espera-se que seja bem aproveitado e realmente  revertido para sua real finalidade e quem sabe, não servirá para o governo intervir no sistema penitenciário do Maranhão, onde a grande imprensa mostra diariamente, cenas dantescas e que deixam a todos perplexos. Uma coisa é certa, a solidariedade é uma atitude louvável do ser humano, principalmente em uma época em que é disseminada a pratica de cada um por si e Deus por todos.

27 de jan. de 2014

PSB E REDE, ATÉ QUANDO?

Aliado histórico do PT no tempo em que era comandado pelo ex-governador pernambucano Miguel Arraes, hoje o Partido Socialista Brasileiro mostra-se pragmático em suas alianças, buscando estar sempre próximo ao poder e com a aliança formalizada com o REDE da ex-senadora Marina Silva, tais variantes começam a dar problemas, principalmente no que diz respeito às alianças para a disputa de governos estaduais. Em praticamente metade dos estados brasileiros, o PSB/REDE tem enfrentado problemas, com os seguidores de Marina Silva não concordando com as coligações articuladas pelos chamados socialistas. No Estado de São Paulo, o  REDE manifesta-se contrariamente a aliança com o PSDB de Geraldo Alckmin, defendendo o lançamento de candidatura própria, o que dissipa o sonho do Deputado Federal Márcio França ser o vice do tucano nas próximas eleições e faz o socialista se colocar como pré-candidato a governador nas próximas eleições, para, com certeza, atuar na campanha como linha auxiliar do atual governador. Em Minas Gerais, onde os socialistas estão alinhados com Aécio Neves e o prefeito Márcio Lacerda do PSB,em Belo Horizonte,  contou com o apoio tucano em sua eleição,  o REDE parece que vai se dissociar dos socialistas, com cada grupo apoiando um candidato, assim como no Paraná. O incêndio ameaça a aliança em outros estados como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, onde os marinistas defendem candidatura própria e os socialistas, aliança com outros partidos, como PSDB e PP. Ao que parece, enquanto os marinistas defendem compromissos programáticos para as próximas eleições, os chamados socialistas pretendem continuar com sua linha pragmática, de estarem próximos ao poder, mesmo que perdendo a identidade ideológica. Se hoje, está difícil para o governador pernambucano Eduardo Campos decolar nas pesquisas em sua intenção de ser presidente da República, o amanhã aparece ainda mais nebuloso, com grande parte dos estados deixando de ter candidaturas próprias que serviriam de palanque ao socialista, para apoiarem candidatos ligados a outros candidatos presidenciais, entre eles, Aécio Neves.O tempo vai mostrar se o caminho buscado por Marina Silva, de filiar-se ao PSB foi o correto e hoje, podemos dizer que mesmo esperneando, Marina vai perdendo sua identidade ideológica, em virtude do pragmatismo dos neo-socialistas. Uma pena.

25 de jan. de 2014

SAÚDE DE BAURU: MENOS CONVERSA E MAIS AÇÃO!

O governo estadual está municipalizando os hospitais de sua propriedade e a assessoria de imprensa da Secretária Estadual de Saúde, através de nota oficial que firmou compromisso com a Prefeitura bauruense para que esta assuma a gestão do Hospital de Base, da Maternidade Santa Isabel e do Manoel de Abreu, ficando de fora apenas o Hospital Estadual, por tratar de procedimentos de alta complexidade, entretanto, o prefeito Rodrigo Agostinho e os vereadores da Comissão de Saúde da Camara Municipal que estiveram reunidos ontem em São Paulo, discutindo o assunto, são reticentes e garantem que somente após um diagnostico mais aprofundado que será realizado por uma comissão técnica integrada por membros das secretarias estadual e municipal é que se terá uma decisão sobre o assunto.Para Rodrigo é necessário aguardar uma reunião agendada para o final deste mês, onde o assunto será discutido com maior profundidade. Uma das tarefas da comissão técnica, além de levantar todos os serviços oferecidos, checar tanto a demanda atendida como a reprimida, a estrutura que será necessária para melhorar o atendimento, será a de definir o valor que será necessário para a recuperação física do Hospital de Base. Não custa lembrar que quando o secretário da saúde estadual, David Uip esteve em Bauru, em outubro passado e tomar conhecimento de que seriam necessários 60 milhões de reais para a reforma do HB, ponderou que talvez fosse mais vantajoso construir um novo hospital. Alegando que não quer simplesmente a troca de gestão e sim, que esta venha acompanhada de um completo RX da saúde da rede hospitalar bauruense, o prefeito Rodrigo Agostinho mostra-se cauteloso, demonstrando preocupação com os funcionários que trabalham nos hospitais atualmente geridos pela FAMESP e com as dividas trabalhistas. Muito embora o Estado queira a transferência imediata, tanto o prefeito como os vereadores Raul Gonçalves, Paulo Eduardo e Telma Gobbi que o acompanharam na reunião de ontem, são reticentes, declarando que a idéia é que o HB centralize cirurgias  que demandem internações rápidas e que somente para cirurgia de vesícula, hoje existem 600 pessoas na fila de espera. A verdade é uma só, a saúde bauruense precisa de menos discussões e mais pratica. O ordeiro povo de Bauru, merece maior atenção e respeito.

24 de jan. de 2014

O QUE ESTE PORCO ESTÀ FAZENDO NAS MINHAS COSTAS!

FHC saiu em defesa dos politicos do PSDB, afirmando que o cartel na área do metrô e trens metropolitanos de ao Paulo  tem que ser investigado, acrescentando que não viu até agora, nada  que indique indícios de pagamento de propina a politicos tucanos ou integrantes do governo paulista, afirmando que se trata de suborno, de funcionários e tal fato, não pode incriminar o partido ou o governador, Segundo FHC, o fato caracteriza corrupção e é condenável, entretanto, não existe comprovação  de que a propina foi utilizada em favor do PSDB, muito embora comprovadamente o cartel exista e comprovações do pagamento do chamado propinão  esteja claro e evidente.Para FHC pode ter ocorrido o suborno, mas de funcionários e pessoas nomeadas e não do governador e do PSDB. FHC que depois que saiu da Presidência da República, com a imagem desgastada, ante sucessivas denúncias de maracutaias de sua equipe de governo, foi mantido escondido muito tempo pelos tucanos que não o utilizaram em campanhas eleitorais, temerosos de efeitos negativos em suas candidaturas, ressurge agora como analista jurídico, palpitando mais uma vez de forma equivocada. Se funcionário  nomeado, em cargo de livre preenchimento, conhecido como cargo de comissão foi subornado, responde sim, quem o nomeou e no caso o governador do Estado. Tentar provar o contrário é puro jogo de cena, tentando confundir a opinião pública. Ora, o propinão paulista foi parar no STF, por contar com três indiciados que são deputados federais, sendo dois deles tucanos: Edson Aparecido e José Aníbal, além de Rodrigo Garcia do DEM e Arnaldo Jardim do PPS, sendo que o Procurador Geral da União, Rodrigo Janot, em denúncia encaminhada ao STF foi claro ao afirmar que existem fortes indícios de existência do esquema de pagamento de propinas pela multinacional SIEMENS a agentes públicos vinculados ao METRÔ de SP. FHC deveria se conscientizar de  que quando existem provas concretas,  argumentos frágeis não prosperam, a não ser no seu governo, quando o procurador geral era chamado de “engavetador geral”, por nunca deixar seguir em frente as denúncias que a ele chegavam. Vamos aguardar os acontecimentos....

23 de jan. de 2014

CHUVAS REBENTAM BAURU OUTRA VEZ E PASSADA DE CHAPÉU DÀ CERTO!

Em quarenta minutos, entre seis e sete horas da manhã de hoje, ocorreu uma precipitação pluviométrica  de 23 milímetros em nossa cidade, ocasionando o caos costumeiro quando da ocorrência de chuvas fortes. Os pontos já tradicionais voltaram a alagar, ocasionando transtornos aos bauruenses em boa parte desta manhã. Avenida Alfredo Maia na Vila Falcão, Nações Unidas na região do viaduto da FEPASA e na Comendador Martha, voltaram a apresentar problemas no escoamento de água, prejudicando a locomoção daqueles que se utilizam destes logradouros.  Entra e sai ano, os mesmos problemas continuam a ocorrer, sem que nenhuma providencia pratica seja adotada com a finalidade de saná-los, transformando-os   em crônicos de nossa cidade, que em outros anos, ocasionaram inclusive mortes de bauruenses. Com o avanço da tecnologia, torna-se difícil acreditar que não existam meios para se corrigir estes problemas que infernizam a população de nossa cidade, quando da ocorrência de fortes chuvas. Existe em nossa cidade um conceituado campus da UNESP, inclusive com Faculdade de Engenharia e não seria o caso da Prefeitura firmar convenio com esta instituição educacional  com a finalidade de serem promovidos estudos buscando sanar em definitivo este problema  que aflige os bauruenses. Enquanto os bauruenses sofrem com as enchentes em pontos cruciais da cidade, sem que a municipalidade adote providencias para solucionar em definitivo a questão, os condenados do mensalão comemoram o êxito na operação popularmente conhecida como “passa o chapéu”, com Genoino conseguindo em pouco mais de uma semana de campanha, arrecadar mais que o valor devido pelas multas aplicadas pelo STF, em torno de R$ 600 mil reais, animando os demais condenados a adotarem a mesma postura. Ontem, no primeiro dia de arrecadação, o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares conseguiu mais de trinta mil reais, animando parentes e amigos de Zé Dirceu e João Paulo Cunha a adotarem a mesma postura. Enquanto os petistas encontram soluções para quitar as multas dos companheiros, Bauru continua alagando com chuvas fortes.

22 de jan. de 2014

NOVO MINISTRO É INVESTIGADO POR IMPROBIDADE!

Com Alexandre Padilha e Fernando Pimentel disputando a indicação do novo ministro da saúde, a presidenta Dilma Roussef optou por escolher uma terceira via, convidando Arthur Chioro, atual secretário municipal da Saúde de São Bernardo do Campo e que já trabalhou no Ministério da Saúde, entre 2003 e 2005, no governo Lula , quando era o diretor do Departamento  de Atenção Especializada, época em que foi responsável pela implantação do SAMU. Com o vazamento do convite para assumir o Ministério da Saúde, substituindo Alexandre Padilha que se afastará para disputar o governo de São Paulo, surgiram informações de que o futuro ministro é alvo de investigações por parte do Ministério Público do Estado de São Paulo, acusado da pratica de improbidade administrativa, estando sendo investigado uma possível violação ao principio da administração pública, pois acumula as funções de secretário municipal de São Bernardo  com as de sócio majoritário da empresa ConSaúde – Consultoria, auditoria e Planejamento Ltda., que  presta serviços a  diversos municípios, contrariando a Lei Organica do município, conforme afirmações da promotora de justiça, Taciana Trevisoli Panagio. Resta saber, se confirmado como Ministro da Saúde, Chioro continuará com sócio da ConSaúde, pois se como Secretário Municipal, a promotoria entende que não poderia dar assessoria formal a outros municípios, o que não dizer como Ministro da Saúde? Se de fato, o senhor Chioro possui a empresa, torna-se imoral e aética sua ida para o Ministério, onde poderá vir a favorecer seus clientes, no mínimo com tratamento diferenciado. Estranho, pois para a indicação oficial de qualquer membro da equipe de governo, a Presidência da República recorre aos serviços da ABIN – Agência Brasileira de Inteligência -, para “levantar a ficha” do cidadão e neste caso, ou não recorreu a ABIN ou esta falhou. Vamos aguardar, para ver se a nomeação de Chioro se efetiva.

21 de jan. de 2014

PROPINÂO TUCANO CONTINUA A DAR PANOS PARA MANGA!

Enquanto  as investigações sobre o propinão tucano, a nível estadual vão sendo truncadas e a base de apoio do governador Geraldo Alckmin na Assembléia Legislativa  não demonstra interesse em constituir uma Comissão Especial de Inquérito com a finalidade de serem apuradas as denúncias, a cada dia surgem novas denúncias de como foi realizado o esquema que favoreceu com propinas, altos funcionários do governo paulista. Documento apreendido em Paris pela Policia francesa na sede da multinacional Alstom comprova que a empresa para conseguir um contrato de US$ 45 milhões com a Empresa  Paulista de Transmissão de Energia, em 1998, na gestão do falecido Mario Covas, desembolsou 3% do valor do contrato para pagamento de suborno, o que foi realizado em quatro parcelas, pagas entre dezembro de 1998 e setembro de 1999 para a diretoria financeira da EPTE, na época comandada por Andrea Matarazzo. As anotações referentes a propina parcelada aparecem no documento, sendo que na frente do valor de US$ 1,56 milhões, existe a informação de que 30% já teriam sido pagos e o mesmo documento demonstra que a diretoria da Alstom, em outubro de 1999, pretendia fazer um desembolso extra com a finalidade de melhorar o clima com o cliente.Entre 1998 e 1999, os diretores das áreas administrativa, técnica e financeira eram Carlos Eduardo Epaminondas França, Sidney Simonaggio e Vicente Okazaki e no final, além da propina, outros agrados foram concedidos, segundo a multinacional no documento apreendido, com a propina chegando a R$ 6,4 milhões, ou 12,3% do valor contratado. Esta é a segunda denúncia envolvendo a empresa francesa e o governo de São Paulo, durante gestões tucanas, e os denunciados como favorecidos no propinão, continuam a exercer altos cargos no governo paulista, com o governador alegando que tem que aguardar os resultados das investigações, para tomar posição. Uma CEI na Assembléia, com certeza, agilizaria as investigações.

20 de jan. de 2014

EMDURB NO OLHO DO FURACÃO!

Reportagem publicada ontem pelo Jornal da Cidade, sobre a atividade do chamado azulzinho no centro da cidade, está repercutindo na cidade e o presidente da EMDURB, Nico Mondelli mesmo tendo saído  de féria na última sexta feira, determinou providencias para que as denúncias sejam apurada e a atuação do agente de trânsito, revista. O reduzido número deste profissional, aliado a grande área que tem de fiscalizar dificultam a realização de um trabalho eficaz no controle da rotatividade de estacionamento, intenção principal da área azul e além disso, um verdadeiro clima de camaradagem entre o fiscal e usuário costumas do estacionamento na área central da cidade, acaba gerando omissão e negligencia por parte do azulzinho, sendo que a reportagem checou e confirmou que em alguns pontos, veículos param de forma sistemática  sem o cartão de estacionamento. Ampliando a investigação, a reportagem percebeu que comerciantes ambulantes ficam o dia inteiro no mesmo local, como se a vaga fosse sua, além de comerciantes que ficam o dia inteiro estacionados em frente de suas loja, em pagarem pelo uso e comprometendo a rotatividade do estacionamento. Depois de três dias de pesquisa, a reportagem procurou a dupla de fiscais para ouvir versões em que reconheceram abusos,buscando se justificar, alegando a grande extensão da área fiscalizada, poucos funcionários e troca de cartões por parte dos comerciantes formais e informais da cidade, dificultando a aplicação de multa, tendo ido necessária muita insistência da reportagem para que três veículos de comerciantes informais, fossem convidados  a deixarem as vagas, na tarde da última sexta-feira. Hoje, estarão reunidos  na EMDURB, diretores da empresa, convocado por seu presidente  Nico Mondelli, que considerou grave a constatações da reportagem, adiantando que alterações deverão ser realizada no setor, além da possibilidade de ser aberta sindicância para serem melhores apuradas as denúncias. Se faltam funcionários, concursos deve serem realizados para a contratação de mais fiscais, o mau profissional afastado e um melhor atendimento prestado a população, inclusive no quesito relacionado a educação. Espera-e que a EMDURB encontre soluções para o caso, de forma urgente e sua diretoria conta com gente acostumada com investigações, afinal, tem até antigos informantes do DOPS e do SNI em seus quadros.

COMISSÃO PROPÕE DUAS SESSÕES SEMANAIS NA CÂMARA DE BAURU.

Durante boa parte do regime militar que governou o Brasil, de forma ditatorial, entre 1964 e 1985, os vereadores de cidades com menos de 200.000 habitantes não tinham direito a subsídios e neste caso, encontrava-se nossa cidade. Até 1975, os edis de nossa cidade não possuíam direito a remuneração e apesar de faltarem candidatos para preencherem as chapas dos dois partidos existentes – MDB e ARENA -, os eleitos dedicavam-se ao trabalho legislativo, com a realização de duas sessões ordinárias por semana, às segundas e quintas feiras, sempre no período noturno. Tinham direito a sanduíche e refrigerantes, com os vereadores que não possuíam veículo próprio sendo conduzidos para suas residências em veiculo oficial da Camara, quando as sessões ultrapassavam o horário do ultimo ônibus circular. Hoje, com a cidade bem maior, somente uma sessão é realizada por semana, impedindo que aqueles que trabalham possam assistir aos trabalhos legislativos. Na proposta de novo regimento interno da Camara, está sendo proposta a realização de duas sessões semanais, no período da manhã, e tal sugestão já está sendo questionada por alguns vereadores, que entendem que a medida não é necessária, defendendo que a realização de uma única sessão é o suficiente. Outra coisa que precisa ser discutida com urgência é o horário das sessões que passaram para o período diurno ante o apagão anunciado durante o governo tucano de FHC, não mais retornando para seu horário tradicional. É claro que a população anda descontente com a classe política e esta precisa adotar posturas para se reaproximar do povo e com certeza, a realização de duas sessões semanais, no período noturno, seria uma alternativa viável para esta reconciliação. Com mais tempo, os vereadores poderiam começar a discutir a cidade e o que queremos para o amanhã, em nossa Bauru. A comunidade precisa voltar a participar das decisões do legislativo, de forma urgente. Ou, não?

18 de jan. de 2014

PSB DE SÃO PAULO, NO COLO DOS TUCANOS!

O governador de Pernambuco e pré-candidato a Presidência da República, Eduardo Campos enviou ontem um aliado conversar com o governador paulista Geraldo Alckmin com a finalidade de comunicar que o Partido socialista Brasileiro, o PSB, terá candidato próprio ao governo do estado, descartando desta forma, coligação nas eleições de outubro, deixando entretanto a porta aberta para um eventual apoio no 2º turno, se este ocorrer.A decisão atende exigência de Marina Silva, cotada para ser a vice de Eduardo Campo e que prega o lançamento de candidatura própria em estado que considera prioritário como ao Paulo e Rio de Janeiro. A decisão de lançar candidatura própria abrirá disputa no PSB pois Marina já afirmou que seus nomes prediletos para disputar o governo seriam o deputado Walter Feldman e o vereador do PPS, Ricardo Young, entretanto, este nome enfrentam resistência dentro da Executiva Estadual Socialista. Feldman é considerado um forasteiro na legenda e o fato de não ter conseguido se eleger em 2010, ficando como suplente é citado como exemplo de eu baixo potencial de voto e Young, enfrenta obstáculo parecido, segundo avaliações dos socialitas. Além disso, o deputado federal Márcio França, presidente estadual do PSB, que almejava ser o vice de Alckmin, caso a aliança com o tucano se confirmasse, já anuncia que poderá ser o candidato a governador e como detem o comando da maquina partidária, não teria maiores dificuldade em desbancar os nomes indicados por Marina em um congresso partidário. Uma saída para o Diretório Nacional seria bancar um terceiro nome, desvinculado dos  grupos e neste caso,  ganhariam força o nome de Luiza Erundina e do advogado Pedro Dallari. Até o final do mês, o PSB pretende fechar um documento que norteará a aliança estadual e até agora, a única coisa certa é que não se coligará em Sao Paulo e Rio de Janeiro, lançando candidatura própria, em busca de fortalecimento da candidatura de Eduardo Campos e se vingar a candidatura de Márcio França, o partido se transformará em mera linha auxiliar dos tucanos.

17 de jan. de 2014

ZÉ DIRCEU E O CELULAR

E continua o chamado inferno astral do ex-ministro José Dirceu, com seu amigo James Correa, secretário da Industria, Comércio e Mineração  do governo da Bahia, declarando a imprensa que conversou com o presidiário Zé Dirceu, através do telefone celular e que o amigo está bem disposto e animado por estar trabalhando na biblioteca do presídio, afinal está fazendo o que gosta. James é empresário na área de gás e petróleo, áreas na qual Dirceu trabalhava como consultor. A conversa teria ocorrido no último dia 6, e James afirma ter falado com o amigo e consultor pelo celular de um amigo em comum que visitava o Presídio da Papuda, onde a entrada de celulares não é permitida, entretanto, não quis identificar o amigo, o que não deverá ser tarefa difícil, bastando conferir o registro de entrada de visitas ao Complexo da Papuda. No primeiro momento o secretário baiano confirmou que conversou diretamente com Zé Dirceu, para em seguida afirmar que o condenado não falou diretamente com ele e sim, respondeu as suas perguntas por meio do amigo misterioso que entrou na cadeia com o celular. Muito embora a entrada de celulares no Presídio seja proibido, difícil de acreditar que a administração do Complexo Penitenciário da Papuda retenha os celulares de deputados, senadores e outras autoridades que tem ido visitar o ex-ministro, possibilitando desta forma que o mesmo tenha contato com amigos e familiares, pela via telefônica.Claro que a partir de agora, pela indiscrição de James, as coisas poderão mudar ou os visitantes orientados a manter o maximo sigilo. O jeitinho brasileiro costuma ajeitar estas coisas e com o ex-ministro não seria diferente, afinal, quantos presidiários não são flagrados diariamente fazendo uso do celular. Enquanto isso, Delúbio Soares foi autorizado pela Vara de Execuções Criminais para trabalhar como assessor da CUT, com remuneração mensal de R$ 4.500,00 mensais e o deputado João Paulo Cunha, aguarda o fim das férias de Joaquim Barbosa para se recolher a cadeia. Aliás, mesmo de férias, Barbosa receberá diárias do STF para proferir palestras na França e Inglaterra. Até quando a impunidade estará presente no cotidiano do brasileiro?

16 de jan. de 2014

PMDB CONTINUA RODEANDO A MESA DO PODER!

A presidenta Dilma Roussef que havia decidido não aumentar a fatia destinada ao PMDB na composição de seu governo, instaurando um principio de crise com seu principal aliado, resolveu mudar de tática e pediu ontem para que Michel Temer e Renan  Calheiros acalmem seus companheiros de partido, afirmando que ainda não tomou nenhuma decisão  sobre a reforma ministerial e que somente definirá obre a questão no final do mês, demonstrando desta forma que pode recuar na decisão anterior, que deixou a direção e parlamentares peemedebistas irritados e decididos a promoverem uma rebelião na base aliada, entretanto, Dilma resolveu se antecipar a reunião que seria realizada na noite de ontem no Palácio do Jaburu, residência oficial de Michel Temer, buscando acalmar o seu principal aliado, cujas lideranças pretendiam procurar Lula com a finalidade de reclamar da presidenta e possivelmente anunciar uma ruptura. O presidente em exercício do PMDB, senador Valdir Raupp disse que o partido não está colocando uma faca no pescoço da presidenta nas discussões sobre a reforma ministerial, neste momento em que o Brasil precisa de unidade e não de crise política, salientando que a decisão da reforma é de Dilma e que esta deve considerar  que o PMDB tem tamanho e estrutura suficiente para aumentar sua participação na estrutura da esplanada e se o numero de ministérios não for reduzido e a presidenta entender o tamanho do PMDB e sua capacidade de administrar, tudo ficará bem. Ora, não estão colocando a faca no pescoço e ao mesmo tempo afirmam que se forem contemplados com novos ministérios, tudo continuará como está é no mínimo uma incoerência, e o pior, partindo de líderes de um partido que um dia foi a grande esperança do povo brasileiro e que hoje, rodeia o poder que não tem condições de conquistar, por falta de quadros com penetração popular e luta de forma desesperada em busca de colocações de emprego para os apadrinhados de suas atuais lideranças, em uma pratica totalmente diversa do época em que era comandado por Ulisses Guimarães.Com toda a certeza, Dilma recuará, em nome da governabilidade e da aliança para a próxima disputa presidencial, dando mais fatias do poder para os aliados de Renan Calheiros e José Sarney, afinal este é o jeito de fazer política no Brasil. Dar para receber!

15 de jan. de 2014

TENTANDO EVITAR O ROLEZINHO!

Os jovens e adolescentes que frequentam as imediações dos shoppings na área central de nossa cidade receberá nesta sexta e sábado, por volta das 20:00 horas um mutirão de prevenção em relação ao consumo de álcool, sendo que a iniciativa vai ocorrer depois de reunião realizada ontem na Secretaria do Bem Estar Social ( SEBES ) que contou com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil que conversaram sobre os rumos do movimento na cidade, comparando-o aos “ rolezinhos” ocorridos recentemente na capital. Segundo a Polícia Militar, em finais de semana, cerca de 400 jovens e adolescentes costumam frequentar a frente e o interior dos shoppings, além da Praça Rui Barbosa em busca de entretenimento e a proposta é que a Polícia Militar e o Conselho Tutelar, em parceria com agentes da SEBES realizem abordagens educativas e preventivas, abordando os adolescentes que forem encontrados com bebidas alcoólicas ou em companhia de maiores que estejam estimulando o consumo, com a finalidade de responsabilizar o adulto que estiver estimulando o menor a beber, e a secretaria Darlene Tendolo informa que as abordagens já ocorrem e serão ampliadas a partir deste final de semana, com o mutirão de enfrentamento ao consumo de álcool na adolescência, nestes pontos de encontro que tem atraído um numero cada vez maior de jovens e que ainda ontem enviaria um ofício ao juiz da Vara e da Adolescência, solicitando maior poder de ação para os agentes e policiais, atuantes no mutirão. A reunião de ontem foi organizada pelo vereador Markinho da Diversidade que demonstra preocupação com os rumos que podem tomar este crescente acumulo de jovens e adolescentes, defendendo que o município deve agir para ampliar o leque de atividades culturais voltadas a estes jovens, inclusive nos bairros, para que os jovens não precisem se locomover para o centro da cidade em busca de lazer. Como diz o ditado popular, é muito melhor prevenir do que remediar e neste ponto, estão de parabéns os idealizadores do mutirão e que o executivo escute a proposta do vereador, começando a organizar atividades culturais na periferia de nossa cidade. Ocupar a mente destes jovens e direcioná-los, para atividades sadias.

14 de jan. de 2014

ALÔ... ALÔ... OUVINTES!

Hoje às 19:00 horas, na Livraria Jalovi, esquina da Antonio Alves com Capitão Gomes Duarte, nos Altos da Cidade, estará sendo lançado o livro “Alô.. Alô ouvintes” do professor e historiador bauruense João Francisco Tidei de Lima, aposentado da UNESP onde atuou nos campus de Assis e de Bauru, tendo ainda lecionado na USC e o responsável pela organização do arquivo ferroviário, onde se encontra depositado toda a documentação escrita e fotográfica da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, disponibilizado ao público desde 1985, ao lado da Estação Ferroviária, na Praça Machado de Mello. João Francisco realizou profunda pesquisa sobre a história do radio bauruense e um convite para aprender história e entender as mudanças ocorridas em nosso país desde os anos 40 até o início dos anos 70, sendo que um dos enfoques do livro é sobre a relação e as conseqüências para o rádio no período em que o Brasil viveu os hoje chamados romanticamente de “anos de chumbo” referente ao período da ditadura militar, mostrando de forma clara e precisa que estão enganados aqueles que pensam que os veículos de comunicação do interior não sofreram a mesma censura dos órgãos localizados nas capitais. Além de professor e historiador, nos anos 60, João Francisco assumiu cargo de gerencia na RÁDIO AURI-VERDE, onde chegou a atuar como comentarista e diz que o rádio era uma espécie de bico e dividia as atividades com aulas de história, completando que o livro também possui características autobiográficas e que seu pai, Fortunato Rocha Lima gostava muito de ouvir rádio,  ligava e ficava sintonizado o dia todo. Para os pessimistas, que acreditam no fim do rádio com a chegada de novos meios de comunicação, o autor afirma com segurança que o veiculo continuará a desempenhar seu papel, sobrevivendo por suas marcas registradas a perenidade e a originalidade, afinal o rádio é portátil e podemos levá-lo a qualquer local. Convidamos todos os amigos e companheiros,  para estarem hoje às 19:00 horas, na JALOVI dos Altos da Cidade, com a finalidade de prestigiarem o lançamento deste importante livro para a história bauruense.

13 de jan. de 2014

BOLA DE OURO E COPA DO MUNDO

A FIFA prepara-se para entregar a Bola de Ouro de 2013 e o premiado será escolhido entre Messi, Cristiano Ronaldo e Frank Ribery, entretanto, entregará uma Bola de Ouro Especial para o brasileiro Pelé, tricampeão do mundo e artilheiro máximo do futebol mundial que em atividade jamais recebeu o prêmio, por este ser entregue somente a jogadores que atuavam na Europa e desta forma, podemos dizer que a FIFA corrige uma injustiça histórica, premiando Pelé, depois de cinqüenta anos.Além de Pelé, outro destaque na festa a ser realizada hoje em Zurique, na Suíça, será a apresentadora brasileira Fernanda Lima, que vem se tornando o destaque disparado entre os brasileiros presentes no evento. Enquanto a tradicional festa do futebol mundial é preparada, o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke continua com sua estratégia de transferir para o governo brasileiro a culpa por possíveis problemas que possam ocorrer durante o Mundial e neste domingo voltou a criar um mal-estar demonstrando que o distanciamento entre as autoridades brasileiras e a entidade é cada vez maior. Este é o segundo ataque direto da FIFA ao Brasil em duas semanas, antes o presidente Joseph Blatter havia afirmado que a Copa Organizada pelo Brasil será a mais atrasada desde que chegou a FIFA em 1975 e desta vez, a tarefa de formular criticas coube a Valcke que afirmou que a grande dificuldade é que não existirá um período de testes, treinos, pois os estádios serão entregues perto demais do início da primeira partida e seis deles serão entregues fora de prazo e o Itaquerão, palco da abertura da Copa, será entregue apenas em abril. A estratégia de atacar o Brasil é deliberada com a FIFA tentando se distanciar dos problemas do país e em caso de um caos na Copa, vai transferir a responsabilidade ao governo brasileiro. A FIFA ainda mostra preocupação em relação a existência de manifestações de rua contra a COPA e admite que existirão problemas em decorrência do tamanho do Brasil. Espera-se no entanto, que o povo brasileiro demonstre organização e civismo, para todo o mundo, durante a realização da COPA, para tapar a boca dos dirigentes do futebol mundial e mostrar claramente aos saqueadores internacionais que somos gente, acima de tudo e que não podem tomar como exemplo de povo brasileiro, a caricata figura de José Maria Marin, presidente da CBF.

11 de jan. de 2014

FALTA AGUA EM BAURU!


Somente a perfuração de novos poços não irá resolver a questão da falta d’água em nossa cidade, segundo técnicos do DA revelaram ontem em reunião realizada com vereadores na Câmara Municipal que apontaram a setorização do serviço de distribuição como fundamental para o fim definitivo das torneiras secas, porém o longo tempo e o alto custo para a concretização destas obras, preocupa, já que a estimativa dos dirigentes do DAE é que a setorização demore de quatro a cinco anos para ser implantada. A setorização prevê a subdivisão das regiões que atualmente recebem água da mesma unidade de produção, com a criação de microrregiões que virão a ter sistema de distribuição independente. Foi utilizada a grande região da Bela Vista para exemplificar a situação, sendo que atualmente a mesma unidade abastece a parte baixa e a alta do bairro, devendo ser dividida no futuro em pelo menos quatro setores, para que as regiões localizadas nas partes mais altas possam a vir a ter o mesmo atendimento das partes baixas do bairro. Durante a reunião, o presidente do DAE Giasone Gandia demonstrou indignação pela não implantação da telemetria, afirmando que era para o DAE ter este serviço há muito tempo e que existe falta de interesse em dar sequencia nisso, não especificando quem seriam os desinteressados em modernizar o DAE, já que a telemetria permitiria que a autarquia monitorasse as unidades de produção em tempo real, distribuição e a pressão da água em toda a cidade, possibilitando a identificação de problemas, como queimas de bombas e vazamentos. Hoje, os vazamentos em no mínimo 450 pontos da cidade, sendo responsável pelo desperdício de 38% da água captada e tratada na cidade e mesmo assim, nada se fala em termos de serviços a serem executados com a finalidade de revitalizar o sistema de distribuição. Enquanto soluções para ser implantada a telemetria ou buscar se acabar com os vazamentos crônicos da rede distribuidora não acontecem, é anunciada a perfuração em 2014 de mais seis pontos profundos para tentar diminuir a falta d’água, mesmo se sabendo que tal medida não resolverá a crônica falta do chamado liquido precioso em nossa cidade. Está passando da hora, do DAE modernizar seus serviços para que venha a oferecer um bom padrão de atendimento para nossa população.

10 de jan. de 2014

BARGANHA, EM NOME DO POVO!

No papel, a função do legislador é a de elaborar leis e fiscalizar o executivo, entretanto, em nosso país podemos dizer que a cada dia que passa,tal disposição vai caindo no vazio e se transformando em letras mortas, com os partidos políticos transformando os mandatos parlamentares em moedas de troca na grande barganha do poder, implantada em todos os quadrantes do território nacional. No momento, uma verdadeira queda de braço ocorre em Brasília, principalmente entre o PMDB e o bloco formado por PP e o recém-fundado PROS, com ambos os lados querendo maiores fatias do poder, dentro do governo da presidenta Dilma Rousseff e a disputa envolve até acusações de sabotagem na liberação de verbas relacionadas com as chamadas emendas parlamentares, com os peemedebistas afirmando que o PP, que detém o comando do Ministério das Cidades, está barrando a liberação das emendas de seus parlamentares. Consideradas as principais forças da coalizão governista na Câmara, arás apenas do PT, ambos os grupos assumem como objetivo obter o comando da pasta da Integração Nacional, responsável por uma das principais obras do governo que á transposição do Rio São Francisco. Entendem os dirigentes partidários que com o comando de pastas importantes, poderão aumentar suas bancadas nas eleições de outubro e desta forma, reivindicar maior participação dentro do governo, na próxima administração. Triste, mas é a pura realidade, no Brasil não se faz mais política com base em posição  ideológica e sim, em cima de benesses pessoais, na pratica da teoria de São Francisco que é dando que se recebe. Muito embora nos períodos eleitorais, os candidatos repitam com exaustão que querem ser eleitos para defenderem os interesses do povo e uma vez eleitos, relembram aquele personagem de programas humorísticos, transformando o povo em mero detalhe.

6 de jan. de 2014

NELSON NED E EUSÉBIO MUDAM DE ENDEREÇO!

O mundo artístico chora a morte de Nelson Ned, apelidado de Pequeno Gigante da Canção pelo ator Paulo Gracindo e que embora rotulado de cantor brega em nosso país, foi um verdadeiro campeão de vendagem de discos , com mais de 45 milhões de cópias de discos vendidos em todo o mundo, tendo sido o primeiro cantor latino-americano a vender um milhão de discos, nos Estados Unidos, onde se apresentou juntamente com Julio Iglesias e o americano Tony Bennet, tendo por três vezes enchido o mítico Carnegie Hall, em Nova York, tendo se apresentado por duas vezes no Madison Square Garden. Seu maior sucesso foi a canção Tudo Passará, gravada em 1969 e que teve mais de 40 regravações.Com todo o sucesso que fez, viveu os últimos anos de sua vida em dificuldades financeiras, contando com a solidariedade de amigos e parentes, reclamando constantemente da miséria que recebia de direitos autorais de suas músicas. Faleceu e foi cremado em Itapecerica da Serra, tendo sido velado por parentes e conhecidos, sendo que Moacyr Franco foi o único artista brasileiro presente na cerimônia fúnebre. As noticias tristes desta segunda-feira, continuam com a notícia da morte do craque português Eusébio, verdadeira legenda do futebol mundial, que foi considerado o melhor do mundo em 1965 e responsável pela eliminação do Brasil na fatídica Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra.Despertou o interesse de grandes clubes da Europa, entretanto o ditador Salazar proibiu a sua venda e ainda o obrigou a servir o Exército, quando estava na plenitude de sua forma. Detentor de uma marca invejável e ainda não superada, marcando 733 gols em 745 partidas oficiais, o que dá uma média de quase um gol por jogo, figura com galhardia na galeria dos melhores jogadores da história. Nelson Ned, aos 66 anos e Eusébio, aos 71, deixam um vazio no espaço em que atuavam com maestria. Descansem em paz!

4 de jan. de 2014

SERÁ QUE TEM FANTASMA NA CÂMARA FEDERAL?

O Presidente da Camara Federal, Henrique Eduardo Alves do PMDB, não cumpriu a promessa de economizar 24 milhões de reais, no ano passado, com a instalação do ponto biométrico e inicia 2014, sem previsão de ver a meta anunciada cumprida. Preocupado com a repercussão negativa  junto a opinião pública, pelo aumento determinado da verba de gabinete dos deputados e a criação de novas  estruturas na casa, Eduardo Alves anunciou o controle biométrico de presença dos funcionários e comissionados da casa, como sendo medida moralizadora e que implicaria em economia de monta para os cofres da casa. Eduardo aumentou os benefícios do “cotão” que cobre as despesas de locomoção, telefonia, dentre outros, em  12,7%¨o que gerou um aumento de despesas no ano de 2013 na ordem de R$ 22.600.000,00  e a criação de novos órgãos e funções comissionadas, aumentaram as despesas da casa em mais R$ 7.000.000,00 de reais em 2013. Com relação ao controle biométrico de ponto, a assessoria de imprensa da Camara informou que ainda não foi implantado por questões meramente técnicas, e o novo sistema tem exigido a realização de adaptações às demandas de horário e de trabalho dos diversos setores da casa e deverá ser implantado no transcorrer deste semestre. O esquisito nesta história da implantação do ponto biométrico é o anuncio de que uma vez funcionando, gerará uma economia de R$ 24.000.000,00 anuais para a Camara Federal, em um reconhecimento tácito de que funcionários não cumprem a jornada de trabalho e com toda a certeza, muitos nem comparecem ao local de trabalho, caracterizando a existência dos chamados fantasmas naquela Casa, pretensamente de leis. Outra coisa que salta os olhos é o valor gasto para custear despesas dos deputados, que ultrapassa os duzentos milhões de reais ao ano. Ante estes fatos, e com números assustadores, efetivamente a classe política tem que trabalhar muito para tentar restaurar sua credibilidade perante a opinião pública.

3 de jan. de 2014

POEMA DO GAROEIRO PARA O CAVALEIRO DA ESPERANÇA


TEM MUITO MAIS LITERATURA DE QUALIDADE

acesse www.garoeiro.com.br



Garoeiro – Natal, RN, 28 de dezembro de 2013.

[Para: Cavaleiro da Esperança (03.01.1898 – 07.03.1990)]



Na Ilha do Sonho, abandonado,

Morre o velho farol, à luz do dia,

O aviso aos navegantes que acendia,

Seu facho luminoso, apagado.



E a escuridão da noite, a ventania,

As tormentas do curso navegado,

Viram fantasmas, pela escadaria,

Do salvador, agora, naufragado.



Hoje, batéis de estranhos pescadores,

Indiferentes ao mar perigoso,

Fazem a pesca má dos amadores,

E sempre sob um céu maravilhoso.



Mas a torre esquecida em suas dores,

Vencida, sem seu facho luminoso,

Vai vivendo de heróis navegadores,

Que guarda em seu olhar silencioso.



Toda a ilha já é outro lugar,

Nem há mais sonho, sob o firmamento;

Para que, então, este sol de iluminar

No nevoeiro, no furor do vento?



A tristeza do farol se apagar

Não é esta luz, em falta, no momento,

É a certeza que agora navegar

É só mais outro bom divertimento.



Uma felicidade é sedutora

Na atraente promessa de prazer,

E na geral entrega traidora

À insana alegria de viver;



Porém, fora de moda, lutadora,

Fraudada numa forma de sofrer,

Há uma felicidade salvadora

No dom de iluminar para alguém ver !



MOROSIDADE DA JUSTIÇA IMPEDE REPATRIAMENTO DE GRANA ROUBADA!

Com a finalidade de agilizar a apreensão de bens oriundos de atividades criminosas  e de recuperar verbas públicas desviadas para paraísos fiscais, o procurador geral da República, Rodrigo Janot criou uma unidade autônoma e nomeou o procurador Vladimir Aras como Secretário de Cooperação Internacional da PGR, sendo que até agora essa atividade era exercida por membros do Ministério Público, sem atuação exclusiva.Calcula-se que aproximadamente dois bilhões e quinhentos milhões de dólares estejam bloqueados no exterior, a pedido do Ministério Público Federal, sendo recursos públicos desviados ou originários de corrupção, identificados em operações como Satiagraha, Banestado, TRT/Sp, Máfia dos Combustíveis, Propinoduto, dentre tantas outras e que correm o risco dos recursos bloqueados retornarem para os acusados, graças a morosidade da Justiça e o grande número de recursos, nos tribunais superiores. Um exemplo claro desta morosidade é o do BANESTADO, com vinte denunciados que está há mais de três anos no Superior Tribunal de Justiça – STJ – que já extinguiu o processo contra sete de seus diretores, reconhecendo a prescrição. A idéia da Procuradoria Geral é manter um órgão para rastreamento e recuperação dos ativos de origem criminosa, com apoio de peritos de informática, para alimentar um cadastro eletrônico de identificação dos investigados, de fácil acesso ao Ministério Público e a Polícia. Lamentável que o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público Federal, em busca de contas no exterior que abriguem verbas públicas desviadas, acabe sendo inútil pela morosidade da Justiça. Que acaba levando processos a prescreverem, deixando impunes os saqueadores dos cofres públicos e o pior: impunes e com o dinheiro roubado no bolso. Dois bilhões e quinhentos milhões de dólares é uma fortuna que repatriada, poderia ser utilizada em beneficio do povo. Injusto que a Justiça não acelere os processos que possibilitem a repatriação desta grana preta.

2 de jan. de 2014

ATIVIDADE DELEGADA VAI COMEÇAR EM BAURU.

A atividade delegada, aprovada pela Camara Municipal em julho passado, que permite que a administração municipal contrate policiais militares, em horários de folga, com a finalidade que cuidem do patrimônio do município, pode ser colocada em pratica ainda neste mês de janeiro com a contratação de policiais para atuarem na Estação Rodoviária, Sambodromo, Parque Vitória Régia e o Centro da Cidade, locais de grande circulação de pessoas, além de outros locais onde aumentam o registro de criminalidade, como no entorno da Avenida Nações Unidas. Para o prefeito Rodrigo Agostinho, a simples presença de policiais nestes locais, já inibirá a violência, afirmando que este é o grande diferencial da atividade delegada, que funciona mesmo que os policiais estejam desenvolvendo outras atividades, como a fiscalização dos ambulantes e acrescenta que a idéia é de que os policiais militares possam abordar as pessoas, principalmente aquelas que ficam paradas por muito tempo nestes locais, questionando os motivos de estarem no local, esquecendo-se entretanto de que os policiais em atividade delegada, não possuem como atribuição natural os serviços referentes a segurança, por já serem contratados pelo estado com esta finalidade. De todos os locais apontados, um em que a segurança torna-se urgente é a Estação Rodoviária, onde tem aumentado o índice de registros policiais, como furtos, entretanto, até esfaqueamento já ocorreu no local, que mostra claramente deficiências na segurança. Espera-se que com o início  da atividade delegada, tais deficiências sejam superadas, para tranqüilidade de seus usuários. Interessante deixar registrado que os serviços prestados por policiais militares em horários de folga, é uma iniciativa do governo do estado que buscou e busca convênios com os municípios e possui dupla finalidade: melhorar a segurança e a renda mensal dos policiais, com o governo legalizando o popular “bico” ao invés de gastar com recursos próprios para uma melhor remuneração dos profissionais da segurança, restando saber se estes, com dupla jornada de trabalho, não sentirão os efeitos do cansaço. Resta aguardar, que os índices de criminalidade, sejam efetivamente reduzidos.