28 de fev. de 2013

TIJOLINHO VAGABUNDO


Em meados dos anos 60, Fogueirinha mudou para a Nova Esperança, bairro popular da Cohab, e logo começou arrumar confusão.

Em um jogo de futebol, o pau quebrou e sobraram tijoladas para todos os lados.

Deu processo e lá se vai o Fogueira para depor.

O promotor pergunta:

- Quer dizer que deram tijoladas lá no campo, sr. Roberto?

- Ihhhh... doutor! Deram sim, mas não machucou ninguém não!

- Como não machucou?

- Eram uns tijolos da Cohab... fraquinhos de dar dó.... batia no peito do cara... esfarelava tudo!

COHAB PRECISA SER INVESTIGADA

A audiência publica de prestação de contas da COHAB, realizada ontem na Camara Municipal serviu para constatar o estado real de insolvência da companhia, cuja divida milionária é uma autêntica bola de neve com crescimento mensal na ordem de dois milhões e seiscentos mil reais.  Atualmente, encontram-se vencidos R$ 292 milhões de reais, sendo que R$ 88 millhões equivalem a multas pela impontualidade de pagamento, juros e correção monetária. Gasparini Junior, presidente da COHAB desde 2005 chegou a afirmar que a compra de títulos para refinanciamento da divida, pode fazer com que as multas e juros fossem perdoados, entretanto, ao ser questionado, acabou por reconhecer que esta promessa nunca foi oficializada, não podendo desta forma ser levada em consideração,.pois para ser viabilizada, a COHAB teria que ser beneficiária de uma anistia fiscal, caso contrário, os credores por serem órgãos públicos, estariam praticando a renúncia fiscal, vedada por lei. Interessante se frisar que em pesquisa realizada pelo Jornal da Cidade, não foi encontrado nenhum caso semelhante, onde tal desconto foi realizado. A grande e triste realidade  é que ao assumir esta divida milionária, a municipalidade bauruense acabará por ficar engessada economicamente, esgotando sua capacidade de endividamento além de ser garantidora de outra parte que seria assumida pela companhia. Como que a COHAB, inadimplente reincidente poderia assumir mais da metade da dívida é a pergunta que fica no ar. Ora, analistas entendem que passou da hora de ser convocada uma Assembléia Geral dos acionistas da empresa, para discutir o encerramento de suas atividades e consequente liquidação. Nomear-se-ia um liquidante com numero mínimo de funcionários com a finalidade de receber as prestações dos mutuários, outorgar-se escritura dos imóveis quitados e outras questões administrativas, Na atual conjuntura, não se explica o porque da companhia ter um quadro de aproximadamente cem funcionários e cuja folha de pagamento, com o acréscimo dos encargos sociais, servem para afundar ainda mais suas combalidas finanças. Paralelamente a isso, a Camara Municipal deveria instalar em caráter de urgência uma Comissão Especial de Inquérito para se investigar e descobrir quem são os culpados por esta situação falimentar. Os culpados não podem ficar andando, sorridentes pelas ruas da cidade, talvez em companhia daqueles que faliram a Associação Hospitalar de Bauru. Com a palavra, os senhores vereadores.

27 de fev. de 2013

GAMBÁ SOLITÁRIO

Hoje a noite no Pacaembu, o Corinthians experimenta uma novidade amarga em competições, jogando com os portões do estádio fechados e sem a presença da fiel, contra o Milionários de Bogotá pela Taça Libertadores da América. A Comembol proibiu a presença da torcida para todos os jogos do clube nesta primeira fase da competição em decorrência dos lamentáveis acontecimentos ocorridos na Bolívia, onde um sinalizador lançado por torcedores corintianos ocasionou a morte de um jovem boliviano. Em decorrência deste ato impensado e criminoso da torcida o clube além de amargar vultoso prejuízo financeiro, orçado em mais de dois milhões de reais por partida, ainda terá que enfrentar seus adversários com os estádios vazios em clima de jogo treino. A grande duvida que surge é de como será o comportamento dos atletas, dentro das quatro linhas, sem o tradicional apoio vindo das arquibancadas que costuma impulsionar o time em busca de resultados positivos. A força da decantada nação corintiana é inquestionável e reconhecida inclusive por seus adversários. Hoje, sem sombras de dúvidas, jogando para um estádio vazio a expectativa é grande sobre como jogará o time, sem esta força extra e positiva de sua torcida. Será que manterá a vibração e a garra tradicional sem a presença de sua mola propulsora?

E o pior, isto acontece justamente em um momento em que o time não vem bem, voltando a enfrentar problemas extra-campo com o atacante Emerson, herói da conquista da Libertadores do ano passado chegando atrasado em dois treinos e perdendo a condição de titular. Além disso, o time não vence há cinco partidas com sua defesa, praticamente intransponível o ano passado, agora sofrendo gols em demasia. Desta forma, vivendo um momento técnico ruim e sem a vibração das arquibancadas, o time prepara-se para enfrentar o Milionários de Bogotá esta noite no Pacaembu.

O técnico Tite, em uma curta frase, resume toda a situação:

Vamos sentir, podem ter certeza absoluta, vamos sentir.



26 de fev. de 2013

DEBANDADA SOCIALISTA

E a semana promete ser o início de uma verdadeira debandada do Partido Socialista de Bauru, o PSB. Conforme a Jovem Auri Verde  anunciou no último sábado, o ex-vereador Toninho Garms que não teve legenda para concorrer a Camara Municipal nas últimas eleições , por veto explicito dos atuais dirigentes da legenda a nível municipal, deve se desfiliar e seu futuro partidário ainda é indefinido, muito embora muitos apostem que deverá ir para o PSD de Gilberto Kassab que parece ser o caminho a ser seguido por Dudu Ranieri e seus atuais companheiros de DEM, muito embora exista a possibilidade de voltar para o PSDB ou mesmo aderir ao novo partido de Marina Silva, o REDE DA SUSTENTABILIDADE que aliás tem reunião prevista para esta quarta-feira, no GREB nos altos de Vila Falcão. Quem está organizando a reunião é Pedro Romualdo, ex-presidente do PSB de Bauru que já anunciou que irá para o novo partido e que com ele, muitos antigos socialistas irão juntos, desfiliando-se do PSB. Esta ida do ex-presidente parece colocar um ponto final no flerte do atual presidente, vereador Paulo Eduardo com a nova legenda, a não ser que ocorra uma reconciliação entre as partes, o que parece improvável, a um primeiro momento e devemos considerar que as articulações políticas são imprevisíveis e desta forma, não seria impossível vê-los novamente juntos. Não para por ai, as defecções no ninho socialista e um grupo de históricos militantes, tem se reunido de forma sistemática e estariam com as malas prontas para a saída, estando discutindo para onde iriam e estariam  indecisos entre o PT e PSOL.  Resta saber o que fariam ante estas hipóteses, Tidei de Lima, Nilson Costa, Joaquim Mendonça, Milton Dota,Luis Freitas, Luis Dantas, Carlos Pittoli,  Isaias Daiben, Darcy Rodrigues, dentre outros militantes socialistas da cidade. Históricos militantes de nossa cidade, lamentam a ausência de reuniões orgânicas do partido e afirmam em conversas informais de que o atual presidente da legenda, vereador Paulo Eduardo estaria desagregando um grupo formado há anos e conduzindo a histórica legenda a ser um apêndice do PMDB em nossa cidade, o que contraria a diversas correntes da legenda. Se a direção estadual partidária não se posicionar de forma clara, urgente, precisará enviar alguém para ao menos apagar as luzes, pois pelo visto, a debandada é geral, mostrando claramente a incompetencia do atual presidente em aglutinar gente. Seu comportamento politico se assemelha a de um macaco em loja de porcelanas.
Aguardemos a marcha dos acontecimentos e o que ocorrerá com o PSB de Bauru.

25 de fev. de 2013

REDE SERÁ LANÇADA EM BAURU

O  partido que a ex-senadora Marina Silva está criando com a finalidade de poder disputar as eleições de 2014, denominado REDE em alusão as redes sociais que impulsionaram seu movimento inicial, está chegando a Bauru e terá sua primeira reunião  nesta terça-feira , às 19:30 horas, no GREB , localizado a rua Benedito Eleutério, 2-8, na Vila Falcão.  Na pauta está a discussão do movimento Nova Política , organização de coleta de assinaturas para oficialização do partido REDE SUSTENTABILIDADE e extensão das discussões para a região.  Claro que a REDE que está sendo criada a nível nacional por Marina Silva é totalmente diferente da organização clandestina que combateu o regime militar, a Resistência Democrática – REDE – comandada por Eduardo Leite, o Bacuri. A REDE de Marina vem com a finalidade principal de disputar as próximas eleições  e em sua criação, espera repetir o sucesso que o PSD de Gilberto Kassab teve de arrebanhar parlamentares descontentes com outras legendas, especialmente as do campo de esquerda e centro-esquerda. Como Marina é evangélica e ligada a Assembléia de Deus, pode-se esperar igualmente a adesão de parlamentares evangélicos a nova agremiação que está se formando. Não custa lembrar que hoje, à nível nacional o PSC é comandado por pastores da Assembléia e poderá até surgir, segundo os analistas, uma fusão futura entre REDE e PSC – que possui mais de 20 deputados federais-  que somados a filiação de outros parlamentares, poderia fazer nascer um novo partido com bancada significativa na Camara Federal  garantindo tempo de TV e participação no fundo partidário. Agora a expectativa em nossa cidade é para saber se algum nome conhecido da política bauruense estará presente na reunião de amanha. É publico e notório que alguns militantes políticos, inclusive detentores de mandato, estão flertando com a nova legenda, sem terem a coragem de assumir o namoro no atual momento. A REDE começa a se esparramar por todo o Brasil e é, sem duvidas, o assunto preferido dos detentores de mandato, descontentes  com seus partidos atuais e que podem mudar para uma legenda em criação, sem o risco de perderem o mandato.

APOSENTADORIA DOS DEPUTADOS ESTADUAIS

A revelação por parte da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo de que os deputados estaduais aposentados ou pensionistas dos já falecidos, custam aos cofres públicos estaduais trinta e três milhões de reais por ano causou indignação na opinião pública e com certeza, esta indignação aumentaria se tivessem acesso aos contra-cheques, pois constatariam que além dos vencimentos normais as “suas excelências” de pijama recebem auxilio-alimentação, auxílio-vestuario e outros achegos que ajudam a engordar a aposentadoria. Depois a classe política ainda reclama de que o povo não lhe dá o valor necessário. Como que o político quer credibilidade se a cada dia, se desnuda perante a comunidade. Recentemente, um vereador denunciou na tribuna da Camara Municipal que alguns de seus pares receberiam benesses do executivo com a finalidade de aprovarem projetos e até o momento, ninguém solicitou que o mesmo declinasse o nome dos possíveis envolvidos. Diz o ditado popular que quem cala, consente e hoje,  o povo coloca em suspeição a todos vereadores, ante o silencio de nossa casa legislativa ante as graves denúncias. Retornando ao caso das aposentadorias milionárias dos senhores ex-deputados, não custa relembrar que quando acabaram com a caixa de aposentadorias de parlamentares, cancelaram até as aposentadorias de vereadores e mesmo os ex-vereadores já aposentados tiveram suas remunerações suspensas, entretanto, ao votarem a lei, preservaram seus direitos, tanto dos aposentados como dos que ainda iriam aposentar. Uma verdadeira “farra do boi” com o dinheiro público e o pior, realizada por homens que dizem ter moral ilibada  e uma vida dedicada a defesa dos interesses populares. Quanta mentira descarada destes verdadeiros marajás que zombam do povo, ao receberem suas polpudas aposentadorias. Uma verdadeira vergonha que precisa ser corrigida, URGENTE!

23 de fev. de 2013

CRIMES DA DITADURA

A cada dia que passa, surgem novas atrocidades cometidas pela Ditadura Militar e que muitos, talvez com medo de terem descobertas suas atuações, teimam que devem permanecer no esquecimento, alegando que a anistia foi para as duas partes, deste time, faz parte o governador tucano de São Paulo, Geraldo Alckmin que promove torturadores, como no caso dos Delegados Calandra e Carlos Augusto, o fiel escudeiro de Cabo Anselmo, a quem protege até hoje. Na terça feira passada, dia 19/02, no programa PROVOCAÇÕES da TV Cultura, o entrevistado foi o senhor Anivaldo Pereira Padilha, perseguido, preso e torturado após ter sido denunciado por pastores da Igreja Batista, que eram informantes da repressão, de que era militante subversivo contra o regime militar. Saindo da cadeia e continuando a ser monitorado pelos órgãos de repressão, buscou o exílio, residindo no Uruguai, Argentina, Chile e EUA. Somente no exterior veio a ficar sabendo que sua companheira a época estava grávida de um filho seu que somente veio a conhecer quando retornou ao Brasil, depois da Lei de Anistia. O filho é o hoje Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Os denunciantes, auto-intitulados filhos de Deus, não titubearem em entregar para a repressão um irmão de igreja. Coisas lamentáveis que ocorreram no regime militar, com os pastores dizendo do púlpito da Igreja que se orgulhavam de serem informantes dos órgãos repressivos. Quem não assistiu, pode acessar o link abaixo:


http://tvcultura.cmais.com.br/provocações

Nesta semana, morreu Carlos Azevedo, filho do militante e ex-preso político Dermi Azevedo. Carlos foi preso juntamente com o pai, quando tinha um ano e oito meses de idade, e torturado em sua frente, na tentativa sádica dos torturadores para que Dermi entregasse os companheiros. O então bebe, foi atirado no chão, bateram em sua cabeça, surraram seu corpo com arame farpado, que ocasionaram seqüelas psicológicas perenes em Carlos. Agora, resolveu dar cabo na própria vida. Claro e evidente, que os torturadores de Carlos devem Sr julgados, por um Tribunal Popular, garantindo-lhes a ampla defesa. O Brasil tem que aceitar imediatamente as decisões das cortes internacionais que consideram a tortura como crime de lesa-humanidade e desta forma, imprescritíveis.

Torturadores, alcagüetes e opressores não podem ficar impunes e ainda, sendo nomeados e promovidos em cargos públicos.

PUNIÇÃO AO CORINTHIANS

O que é para ser um espetáculo de recreação para o povo, paulatinamente vai se transformando em  ato de selvageria. Falamos claro, dos jogos de futebol onde a categoria e classe dos jogadores é deixado de lado em decorrência dos acontecimentos ocorridos fora do campo de futebol.  Em Oruro na Bolívia, um sinalizador lançado por torcedores corintianos ocasionou a morte de um jovem de 14 anos e a justiça local  determinou a prisão preventiva de doze corintianos até a conclusão do inquérito policial  que visa identificar quem soltou o sinalizador. Aliás, não custa relembrar que anos atrás, no Maracanã uma torcedora lançou um artefato similar em um jogo entre Brasil e Chile, com o goleiro chileno Roberto Rojas, simulando ter sido atingido, fato este que ocasionou problemas para a CBF. Se o fato que ocasionou a morte de Kevin Douglas Beltrán Espada ocorreu fora das quatro linhas do campo, as conseqüências para o Corinthians começam a ser dentro do campo e na tesouraria. A Conmembol, organizadora da Libertadores determinou em medida cautelar que os próximos jogos da equipe paulista, enquanto mandante, sejam realizados com os portões fechados, sem a presença da torcida e que nos jogos fora, torcedores corintianos não possam comprar ingressos.  A medida cautelar é válida até a conclusão do inquérito na Bolivia e o departamento jurídico do Corinthians já se movimenta na tentativa de cassar a cautelar, alegando que o clube não pode ser punido sem provas e que o sinalizador entrou no estádio por falha na revista normalmente realizada antes do torcedor entrar no estádio. Uma coisa é certa, se mantida a proibição, o prejuízo corinthiano será grande, pois nada menos que 82.000 ingressos já foram comercializados pelo clube para os três jogos da primeira fase da Libertadores, na cidade de São Paulo., incluindo-se o contra o Milionários da Colômbia, na próxima quarta-feira. Para termos uma idéia do prejuízo, mantida a punição, no ano passado o clube arrecadou R$ 14 milhões de reais em seus sete jogos, realizados em casa.  Que este episódio sirva de alerta e que os torcedores se conscientizem que a violência nas arquibancadas só servem para prejudicar o futebol e o clube para que torcem. Que volte o espetáculo do futebol  e que seja banida a violência, é o desejo de  todos amantes do esporte.

22 de fev. de 2013

FOI GOL DO MAGRÃO

Reproduzo aqui um texto bem humorado, do Nando Antunes em homenagem ao Magrão ( Dr. Socrátes).

Eram treze horas de uma sexta feira que não era treze, e o legendário Pinguim já começava a registrar movimento dos mais animadores, afinal, como sempre fazia muito calor neste promissor início de verão, muitos chopes seriam degustados, sendo testemunhas geladas e irresistíveis de grandes conversas e o melhor de tudo, vendo as gatas desfilando suas belezas na rua, sendo entusiasticamente comentadas e saudadas por todos em suas mesas e cadeiras, alinhadas do lado de fora, de frente para a Praça XV e em uma delas está acomodado o famoso “Trio Parada Mole” de Ribeirão- Kaxassa, Sarjeta e Aloprado -, este com seus três celulares alinhados a sua frente, como sempre. No momento em que algum toca, automaticamente se levanta com o mesmo no ouvido e como de costume, caminha falando ao fone. O cara é muito doido, porem a ligação não ocorreu e mesmo assim, levou bronca do grande líder, Kaxassa:

- Temos um problema serio para resolver e estes celulares só atrapalham e mostrando seu lado supersticioso, bateu três vezes no tampo de madeira da mesa, determinando que os três aparelhos ficassem mudos, a partir daquele momento.

Mostrando que o mé é muito e a fé pouca, os três tocaram ao mesmo tempo, para desespero do Aloprado que pegou um, pedindo para que os amigos atendessem os demais. Assim foi feito, mesmo com os companheiros de jornadas etílicas demonstrando contrariedade. Atenderam, quase simultaneamente, dizendo alô e emudecendo em seguida, além de repentinamente mudarem de cor, com cara de assustados, um olhando para o outro como se pedindo socorro ou mesmo, alguma explicação para o que acontecia ao mesmo tempo com os três. Alguns segundos depois, quem passasse por perto da mesa, ouviria a afirmação uníssona dos três Mosqueteiros da Colorado:

- Era o finado Magrão ao telefone!!!

Kaxassa e Sarjeta disseram que ainda estavam caretas, pois ainda não tinham ingerido nada de álcool e o Aloprado afirmando, visivelmente nervoso que a última vez que bebeu foi no General’s Bar em Bauru, na companhia do Barão de Porquês quando pagou um mico danado. Elocubrações alopradisticas passadas, um quis saber do outro, o que tinha ouvido no fone. Sarjeta ajeitou a indefectível gravata vermelha e disse que tinha muito chiado na ligação, porém deu para perceber que era a voz do querido amigo, que tinha ido para uma vida que dizem ser melhor e ninguém quer conhecer e que pedia para que avisassem ao atacante peruano Guerrero, do Timão, em Tóquio, para que ficasse sempre próximo a marca do pênalti porque iria usar seu corpo para fazer gols, pois não ficaria fora destes jogos, de jeito nenhum. Façam chegar ao peruano o meu recado, alguém tem que trabalhar! Foi isso que ouvi e além do mais, ao atender percebi que a ligação era originária de um numero restrito e vocês?

- Puta que pariu! Aconteceu a mesma coisa na minha ligação e o numero também era restrito e além do que você falou, Sarjeta, ele também disse que no balcão do Cine Clube Cauin, onde escrevia seus textos, encontraremos os procedimentos que devemos adotar para que o gol aconteça. Sarjeta concordou, afirmando que tinha ficado tão nervoso que esquecera deste detalhe.

Aloprado, com olhar ainda assustado, confirmou com a cabeça e ao ver o Márcio, garçom, se aproximar, pediu seis chopes, afirmando que eram dois para cada um.

- Você parou de beber, cara!, afirmou Kaxassa e Aloprado, de primeira respondeu:

- Acabei de voltar a beber, porra! Depois desta tu queria o que?

Beberam de um gole só, os choppes, não pagaram e saíram, rumo ao Cine Clube Cauim, rumando ao chegar, para o balcão, onde assustados pegaram uma folha de papel: Não havia duvidas, era a letra do saudoso amigo e o bilhete, estava assim redigido:

“ Estou numa boa, fiquem tranqüilos e não se assustem. He!He! tenho certeza de que estão no maior cagaço. As mocinhas tem medo de assombração, é? O que vocês devem fazer é fácil. Entrem em contato com o Zico que dá carta de mão no Japão e peçam a ele, para fazer chegar ao Guerrero do Timão, a minha ordem dele estar sempre na marca de pênalti e o resto deixem comigo. Agora, peçam quatro choppes, um para cada de nós e queria te agradecer, Aloprado, por você ter três celulares. Só desta forma, consegui o contato imediato de terceiro grau com meus amigos que não são de terceira e sim, de primeira. Comecem a agir e não contem para ninguém, aliás, não iriam acreditar em vocês mesmo. He! He! Beijos do Magrão!”

Pediram os choppes, sendo questionados pela atendente de que haviam somente três pessoas na mesa.

- Porra! O outro é para o Magrão, tá bom!, disse o Aloprado que neste momento fazia juz ao apelido e não era para menos.

E agora, o que fazer?

Entraram em contato com o Pedroso que estava em Bauru, no General’s Bar em companhia de seu inseparável amigo Joaquim, o conhecido Quin de Soturna, ouvindo as peripécias que o Aloprado aprontou em companhia do Barão de Porquês em sua ultima passagem pela cidade do sanduba. Sarjeta explicou a ele que não estava conseguindo contato com o Edu , irmão do Zico e que tinha um recado importantíssimo para ele, a pedido do Magrão. Tentou corrigir, dizendo que era recado deles mesmo. Pedroso achou esquisita a afirmação, entretanto, sabia da amizade deles com o Magrão, fez que entendeu e disse que o Edu , naquele horário, com certeza estaria no Clube dos Vitalícios sacaneando Walmyro e companhia, acabando por prometer que pediria para que este ligasse para Ribeirão Preto.

O Edu só não caiu da cadeira ao tomar conhecimento do inusitado pedido por achar que os amigos já tinham bebido todas, porem, acabou por prometer falar com Zico, grande amigo do eterno Magrão, o que queriam que fizesse. Zico deu credito ao pedido, considerando que nestas horas tudo é valido, acabando por ligar para seu interprete no Kashima, solicitando que o mesmo procurasse o peruano Guerrero do Timão e dissesse para que este ficasse sempre dentro da grande área, próximo a marca do pênalti, porque, ele, Zico estava com esta intuição, talvez por ter feito muitos gols assim, em campos japoneses. Falou desta forma, com medo de que se falasse que era pedido do finado Sócrates, tanto o peruano como seu interprete, não levassem a sério o recado.

Kaxassa, Sarjeta e Aloprado depois que o Zico os atendeu e posteriormente, confirmando que o peruano faria aquilo que Magrão tinha pedido, ficaram num entusiasmo só e a partir deste dia, os três se reuniam uma vez, diariamente no Pingüim. Chegavam às nove da manhã e iam embora, as duas da madrugada, com os celulares do Aloprado, alinhados na mesa, virando o objeto de desejo do trio, que nem mais viam as meninas desfilando na Praça XV. Aproximava-se a final do campeonato e nada do Magrão ligar, e eles entendiam que o amigo deveria estar muito ocupado, decidindo para o Corinthians o titulo mundial e agora, tinham a certeza de que tudo realmente era verdade, pois o peruano Guerrero tinha colocado o Timão na final.

Na verdade, o Magrão, né?

Só eles sabiam disso e se divertiam, fazendo aquilo que mais gostam de fazer, empilhando bolachas da cervejaria Pingüim e que rapidamente se transformava em uma verdadeira torre, comemorando a ajuda que deram para que o Magrão marcasse o gol do titulo, utilizando-se do corpo do Guerrero e eis que, finalmente os três celulares tocam ao mesmo tempo, e os amigos avançam para pegá-los com as mãos tremendo de emoção e alegria, dizendo um alô que mais parecia um grito de guerra que foi ouvido desde a praça XV até a Praça Carlos Gomes. Um menos atento imaginou que se tratava de um berro alusivo ao bloco e todo animado, pensou no desfile que todo ano é sensacional. Ao falar, Magrão tratou de dar um esporro, afirmando que tinha o ouvido muito sensível e que por isso se comportassem, não gritassem mais, para não levantar suspeitas. Prestem atenção: Primeiro: Tem outro recado para vocês no balcão do Cauim; 2º Parem de soltar a franga quando eu ligar, He! He! e terceiro: gostaram do gol que fiz e que levou o time a final. Escolhi o Guerrero pois ele faz juz ao nome e é bom de bola. Beijocas nas franguinhas e vamos para a final, aqui no Japão.

Rumaram em disparada para o Cauin, deixando novamente o garçom Moacir a ver navios Chegando ao Cauim, voaram para o balcão, para espanto da atendente, encontrando o tão desejado papel, onde estava escrito:

“ Como prêmio, pelo Titulo Mundial do Corinthians, quero no desfile do Bloco “O BERRO” a seguinte faixa, na frente dos passistas:

FOI GOL DO MAGRÃO, FOI GOL DO TIMÃO, FOI DE RIBEIRÂO!

Ah...ia me esquecendo, coloquem neste instante chope para nós quatro aqui no balcão e você Aloprado, mantenha os três celulares sempre a postos, pois são por eles que nos comunicaremos sempre. Aproveita e me faça um favor, tire esta porra desta etiqueta de seu óculos. Agora quero vê-los dando um pulo de punhos cerrados e estarão brindando comigo. Se vocês não sabem saltar como homem, basta olhar meu pôster, ai ao lado e fazer igual. He!He!



NANDO ANTUNES

21 de fev. de 2013

BRILHANTE USTRA

A indenização é de pouco valor, ante a gravidade do fato, entretanto a sentença proferida pela juíza da 20ª Vara Cívil do Foro de São Paulo, na ação de reparação por danos morais movida pelos familiares do jornalista Luiz Eduardo da Rocha Merlino contra o Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, é emblemática. A juíza condenou e fixou a indenização a ser paga pelo coronel em R$ 50.000,00 ( cinqüenta mil reais), referente a tortura que comandou contra o jornalista e que acabou resultando em óbito do jornalista. A ação foi interposta pelo advogado e professor de Direito Fábio Konder Comparato.

O Coronel, comandou durante os hoje, chamados romanticamente de “anos de chumbo”, o DOI-CODI em São Paulo, e segundo denúncias de ex-presos políticos. Comandava pessoalmente as torturas contra os adversários do regime militar e dentre outras pessoas, teria torturado a atriz Beth Mendes e a atual presidenta Dilma Roussef. Claro está, que o coronel vai recorrer da sentença, alegando, dentre outras coisas, que também é beneficiário da Lei 6683/79, que concedeu a anistia aos que foram punidos pelo regime militar.

O importante entretanto, é o marco histórico que esta sentença apresenta, com o reconhecimento judicial das torturas e mortes ocorridas durante o regime militar. Inúmeras outras ações estão tramitando na justiça com o mesmo objetivo e neste momento, em que se iniciam os trabalhos da Comissão da Verdade, buscando reescrever com exatidão a história de nossa Pátria, tal notícia tem que ser comemorada por todos aqueles que defendem a liberdade, a democracia e a verdade histórica.

SUCESSÃO PRESIDENCIAL.

E a eleição presidencial de 2014 começa de forma antecipada, com o senador Aécio Neves do PSDB no dia do 33º aniversário do PT, subindo a tribuna do Senado, ontem, para elencar os 13 fracassos do partido nos seus dez anos de poder, afirmando que falta autocrítica e humildade aos petistas e referindo-se diretamente a sua possível adversária no ano que vem, afirmando que hoje não é mais a presidenta Dilma Roussef que governa e sim, a lógica da reeleição. Criticou ainda a política econômica, a defesa intransigente que os petistas fazem do réu do mensalão e o não reconhecimento daquilo que segundo ele, FHC fez de bom na presidência.Analistas politicos entendem que se os tucanos continuarem com esta postura de criticar por criticar, requentando denúncias estarão pavimentando o caminho do insucesso. Aécio hoje, mesmo com a oposição de José Serra, seria o candidato tucano escolhido para disputar a sucessão e ao insistir em colocar o mensalão na ordem do dia da sucessão, estará dando chance aos adversários de relembrar o mensalão mineiro, durante o governo tucano de Eduardo Azeredo. Ao criticar a política pela reeleição de Dilma poderá estar ressuscitando o episódio da aprovação do instituto da reeleição, aprovado durante o primeiro governo de FHC, quando as denúncias de aberturas das torneiras dos cofres públicos, para favorecer parlamentares favoráveis e aliciar os contrários, tomaram as manchetes da grande mídia. A critica pela crítica, sem apresentação de propostas objetivas de governo, tem demonstrado ultimamente não cativar o conjunto do eleitorado, não sendo demais relembrar a ultima eleição municipal, quando a candidata Chiara Ranieri coligada com o PSDB, passou toda a campanha criticando o prefeito Rodrigo Agostinho, sem apresentar propostas alternativas de governo, acabou por amargar um terceiro lugar.
O que o conjunto do eleitorado brasileiro espera é a apresentação concreta de propostas de governo, melhorias da qualidade de vida de nosso povo, erradicação da miséria. Se Dilma e o PT, entrarem no jogo dos tucanos e partirem igualmente para denúncias, poderá estar fortalecendo o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Aguardemos o desenrolar desta verdadeira partida de xadrez.

20 de fev. de 2013

BOLSA FAMÍLIA

O governo federal anunciou a ampliação do Programa Brasil Sem Miséria beneficiando diretamente aproximadamente dois milhões e quinhentas mil pessoas cadastradas no Bolsa Família que a partir do mês de março irão receber complemento  com a finalidade de ultrapassar a renda de R$ 70 reais por pessoa, que é considerado o limite que separa da linha de extrema pobreza e a partir deste reajuste, nenhuma família cadastrada estará abaixo deste limite. O governo avalia que terá retirado da miséria absoluta 22 milhões de pessoas com este programa social e somente o incremento ontem anunciado deverá custar R$ 770 milhões este ano, aumentando o orçamento do bolsa família para R$ 24 bilhões de reais, durante este ano.Entretanto, mesmo eliminando a miséria extrema das famílias cadastradas, o governo federal acredita que ainda existam 700.000 famílias nesta condição de extrema penúria e que precisam ser localizadas e a própria presidenta Dilma Roussef tem reiterado em seus discursos a solicitação de colaboração dos prefeitos para localizar e cadastrar estas famílias no programa, para que até 2014 também deixem a situação de miséria absoluta.Embora criticado pela oposição, não se pode negar que o Bolsa Família tem desenvolvido importante papel na erradicação da miséria em nosso pais e continuará desempenhando o seu papel, aumentando as esperanças que em um futuro não muito distante, teremos a sonhada erradicação dos bolsões de fome e miséria em nosso país. O cadastro, para o governo, além de servir para nortear a distribuição de renda, é utilizado igualmente para se mapear as necessidades das populações mais carentes, com a finalidade de orientar a expansão dos serviços públicos, incluindo-se a educação pública e escolas, hoje com mais de 50% dos alunos sendo de famílias cadastradas no programa, terão prioridade no Programa de Educação Integral. Cremos que antes das criticas, os opositores deste projeto deveriam melhorar subsídios para sua melhora continua, inclusive em nossa Bauru.

GRANA PARA O TRATAMENTO DE ESGOTO

Em entrevista concedida ao Vanguardão da Auri Verde ontem, o prefeito Rodrigo Agostinho  afirmou que aguarda para os próximos dias o anúncio da liberação pelo Ministério das Cidades de verba de 118 milhões de reais  para que finalmente a Estação de Tratamento de Esgoto de Bauru, saia do papel. Segundo o prefeito, as obras serão iniciadas até o final deste ano e desta forma, em futuro próximo nosso esgoto estará tratado e nossos rios e córregos totalmente despoluídos As inúmeras viagens da vice-prefeita Estela Almagro a Brasília em busca incessante destes recursos, acabaram desta forma coroadas de êxito.  Bem que o prefeito poderia passar a ela, a tarefa de negociar a divida da COHAB, considerando que o presidente da companhia tem ido com sistemática freqüência a capital federa l e não consegue equacionar o problema e já são mais de oito anos fazendo o trajeto Bauru-Brasília. Igualmente, em sua entrevista, o prefeito anunciou a real possibilidade da presidenta Dilma Roussef estar em nossa cidade,  no próximo dia 28 de fevereiro, para a entrega de unidades habitacionais do projeto Minha Casa, Minha Vida, ocasião em que certamente estará anunciando a liberação de recursos para a implantação da ETA e a esperança do prefeito e da vice, é que nesta possível visita a nossa cidade, a presidenta Dilma anuncie mais investimentos do governo federal  para a nossa cidade, muito embora, a verba de 118 milhões  seja significativa e uma das maiores, senão a maior, já conquistada por nossa cidade, junto a Brasília.  O prefeito aguarda com ansiedade a liberação de recursos para obras de infra-estrutura e de mobilidade urbana e com certeza se a liberação ocorrer a festa será completa no próximo dia 28, com a presença da presidenta Dilma Roussef e do ministro das cidades. Indiscutivelmente, a persistência da vice Estela Almagro em busca destes recursos tem que ser  ressaltada e elogiada, entretanto, Bauru precisa de mais. A luta, Rodrigo e Estela.

18 de fev. de 2013

TESTE DA ARCA DE NOÉ.


Hoje a base de sustentação do prefeito Rodrigo Agostinho, popularmente conhecida como “Arca de Noé” enfrenta seu primeiro dilúvio, com a discussão e votação que tenta revogar o artigo 14 da lei que autorizou Bauru a participar da Fundação Regional de Saúde e caso esta proposta venha a ser aprovada, o estatuto da entidade não terá mais que ser submetido a apreciação e consequente aprovação do legislativo.O projeto a ser votado hoje, tramita desde o ano passado por iniciativa do ex-vereador Marcelo Borges, líder da oposição e entretanto o maior defensor do projeto governista, que justificava a mudança ante a necessidade urgente da prefeitura poder vir a assumir a gestão do Hospital de Base. Entretanto, como a gestão do HB passou para a FAMESP, este argumento, hoje, não é mais convincente, conforme decisão da Comissão de Direitos Humanos de nossa Camara Municipal e esta deve ser a justificativa para alguns vereadores votarem contra o projeto e este para ser aprovado necessita de 11 votos favoráveis. Fabiano Mariano, Roque Ferreira e Moisés Rossi já declararam votos contrários ao projeto , que caso aprovado, será como a emissão de um cheque em branco ao executivo, tanto na questão de estatuto como na nomeação de funcionários. O PV já fechou questão e votará contra o projeto, mesmo entendendo que a fundação é um instrumento muito importante, diz que precisa ser mais bem discutida, mesmo porque a urgência, não existe mais. A discussão durante a sessão de hoje, deverá ser bastante acalorada e os tucanos que devem votar a favor do projeto, lamentam que a cisão ocorra justamente dentro da Arca de Noé. De qualquer forma, a partir da votação deste projeto, poderemos ver e o prefeito também, como anda a coesão dentro da bancada situacionista. O que a comunidade espera é que os vereadores votem com bom senso, pensando no melhor para Bauru.

16 de fev. de 2013

A REDE

Claro que existem diferenças fundamentais entre a REDE de Marina Silva e a REDE de Eduardo Leite, o Bacuri, organização armada de esquerda que lutou contra a ditadura militar. A Resistência Democrática de Bacuri queria o fim do regime militar e a implantação de um governo socialista em nossa pátria e a REDE que Marina Silva está lançando é com o objetivo de alcançar o poder. Podemos estar enganados, entretanto, a REDE de Marina será o desaguadouro nacional de ambientalistas e evangélicos, detentores de mandato e que querem abandonar o partido pelos quais se elegeram. Evangélica da Assembléia de Deus e ambientalista da escola de Chico Mendes, Marina Silva tenta ser o pólo catalisador para atrair os divergentes. Pregando um moralismo caboclo e pela metade, a nova legenda já definiu que não aceitará doações de fabricantes de bebidas, cigarros e afins, entretanto, nada fala das empreiteiras, mesmo daquelas envolvidas na construção de usinas nucleares. Também nada fala de planos de saúde ou cooperativas médicas que ao invés de melhorarem o atendimento médico de seus segurados, investem fortunas nas campanhas políticas, visando, indiretamente ter voz no parlamento. Somente em Bauru, a UNIMED doou, oficialmente, R$ 72.000,00 para dois candidatos eleitos a vereança. A parte do leão ficou para um médico, candidato a reeleição que conseguiu R$ 52.500,00 e o restante para uma nova candidata, igualmente eleita. Com toda a certeza, aqueles que reclamarem da qualidade do atendimento médico da Cooperativa não contarão com o apoio dos dois edis, que tem outro compromisso, o de defender a cooperativa. Ou não?

Aliás, o médico reeleito tem participado das reuniões da REDE de Marina. Igualmente evangélico vê com simpatia a possibilidade de abandonar o partido pelo qual foi eleito e migrar para a nova legenda. A realidade é que Marina e sua REDE querem construir um gueto evangélico e ambiental nesta nova legenda e buscar tão somente o poder. Não importa o preço. Cim toda, a REDE de Bacuri tinha muito mais seriedade.

13 de fev. de 2013

BOMBA ATÔMICA DA CORÉIA DO NORTE

O anúncio nesta terça feira realizado pela Coréia do Norte de que realizou com sucesso o seu terceiro teste nuclear, depois dos produzidos em 2006 e 2009, segundo a agencia oficial de noticias do governo comunista norte-coreano. Pouco antes, o governo sul coreano também confirmara o teste após detectar um terremoto de pouco mais de magnitude 5, no condado de Kilju, que abriga a base onde teria ocorrido a detonação. A Coréia do Norte destacou que o teste nuclear teve maior nível que os anteriores, informando que conseguiu reduzir o tamanho e o peso da bomba, em uma demonstração clara que o país avançou em seu objetivo de dotar seus mísseis balísticos de capacidade atômica, justificando sua ação como uma medida pratica para fazer frente as hostilidades dos Estados Unidos , país que há alguns dias o líder norte-coreano chamou de inimigo jurado.Em janeiro, a Coréia do Norte ameaçara realizar um teste nuclear como resposta a resolução adotada pelo Conselho de Segurança da ONU, presidido pela Coréia do Sul, ampliando as sanções ao pais comunista pelo fato deste ter realizado o lançamento de um foguete de longo alcance e nesta quarta-feira, está se realizando uma reunião de urgência do Conselho de Segurança da ONU para definir o que fazer, ante as iniciativas coreanas.

Para os analistas internacionais, estamos prestes a vivenciar uma nova guerra e parece que os Estados Unidos já estão se preparando para ela, ao retirarem do Afeganistão metade de suas tropas ali instaladas e para estes mesmos analistas uma guerra contra a Coréia do Norte é de resultados imprevisíveis, de muito maior dificuldade que aquela contra o Iraque, pois se os comunistas anunciaram o teste nuclear é por terem já o pleno domínio da tecnologia. Se contarem em um possível confronto com o apoio da China, teremos efetivamente uma guerra imprevisível quanto a resultados. Aguardemos a marcha dos acontecimentos, esperando que o bom senso predomine e a paz reine, poupando a vida de inocentes.

RENÙNCIA DO PAPA!

E o papa renunciou a um cargo que nunca deveria ter ocupado. Presume-se que o mandatário da Igreja Católica deva ser alguém que transmita tranqüilidade e paz aos seus seguidores em todo o mundo e não isso que Bento XVI transmitia, ao contrario, transmitia autoritarismo, prepotência. Acusado de ter sido membro da Juventude Nazista em sua juventude, pertence a ala dos conservadores da Igreja Católica e da chamada linha-dura. Poucos sabem, mas foi ele, quando cardeal o responsável pela inquisição do frei Leonardo Boff, criador da Teologia da Libertação. Mesmo sendo adepto da linha dura, enfrentou durante seu papado, denúncias de pedofilia praticadas no mundo inteiro por membros de sua igreja além de ter sido alvo de bisbilhotagem por parte de seu mordomo. Nas últimas eleições presidenciais em nosso país, tentou-se imiscuir, divulgando carta aos católicos recomendando que se formasse uma grande união eleitoral contra o aborto, justamente em um período em que a então candidata Dilma Roussef enfrentava severas criticas da oposição que a acusava de ser favorável a liberação da pratica abortiva. Aliás, está passando da hora da chamada Santa Igreja Católica repensar seus dogmas. Até quando vai continuar contra o controle da natalidade? O uso de preservativos? A liberação do aborto quando de gravidez de risco, as decorrentes de violência sexual?

Diminui-se acentuadamente a ordenação de novos sacerdotes e aumenta-se de forma considerável os crimes de pedofilia, o envolvimento amoroso de padres com fiéis e não seria chegada a hora de liberar os padres para o casamento?

Espera-se que o Colégio Eleitoral do Vaticano escolha um novo papa com mentalidade aberta, que pense efetivamente no amanhã.

12 de fev. de 2013

LENINE - HISTÓRIA DE UMA PAZ...INFELIZ

- colaboração do camarada Garoeiro -.
Lenine leu as Teses sobre a Questão da Conclusão Imediata de Uma Paz Separada e Anexionista numa reunião dos membros do CC com os funcionários do Partido realizada em 8 (21) de Janeiro de 1918. As Teses foram publicadas em 24 de Fevereiro de 1918 quando a maioria dos membros do CC do partido já apoiava as posições leninistas em relação à conclusão da paz. Para a publicação das Teses, Lénine redigiu um prefácio a que deu o título de Para a História da Questão da Paz Infeliz.
O Governo Soviético, considerando indispensável tirar com urgência a Rússia da guerra, viu-se obrigado a realizar negociações para a conclusão com a Alemanha de uma paz separada. Em 2 (15) de Dezembro de 1917, na cidade de Brest-Litovsk, foi assinado um acordo sobre o armistício que estabelecia a convocação de uma conferência de paz.
A Conferência de Paz começou em Brest-Litovsk no dia 9 (22) de Dezembro de 1917. Nela participaram as delegações da Rússia Soviética e dos países da chamada Quádrupla Aliança (Alemanha, Áustria-Hungria, Bulgária, Turquia), que apresentaram à delegação soviética reivindicações territoriais dos seus governos. Segundo essas exigências, a Rússia tinha que ceder à Alemanha e à Austria-Hungria um território superior a 150 mil quilómetros quadrados.
Apesar do carácter abertamente de rapina das condições exigidas pelos imperialistas alemães, Lénine insistia na necessidade da conclusão da paz, pois considerava indispensável uma trégua para a consolidação do poder soviético. A posição de Lénine foi objecto de crítica por parte de Trótski e do grupo de "comunistas de esquerda". Estes exigiam o rompimento das negociações, lançaram a palavra de ordem aventureira de "guerra revolucionária" e desenvolveram uma luta feroz contra Lénine e os seus partidários. Trótski, que, na segunda fase das negociações da paz, chefiava a delegação soviética, manifestou uma atitude capitulacionista e declarou que a Rússia Soviética não assinaria a paz mas cessaria as hostilidades e desmobilizaria o exército. Essa declaração provocou o rompimento das negociações, e no dia 18 de Fevereiro os alemães iniciaram uma ofensiva em toda a linha da frente.
Lénine, na reunião extraordinária do CC realizada na noite de 18 de Fevereiro, quando a ofensiva alemã já era um facto, após uma luta dura e prolongada contra Trótski e contra os "comunistas de esquerda" conseguiu obter pela primeira vez uma maioria de votos a favor da conclusão da paz. Na manhã do dia 19 de Fevereiro foi enviada ao governo alemão um radiograma comunicando-lhe a disposição do governo soviético de concluir a paz nas condições que os alemães apresentaram em Brest-Litovsk.
Em 23 de Fevereiro, de manhã, chegou a resposta do comando alemão, exigindo condições ainda mais duras para a conclusão da paz. Na reunião do CC realizada no dia 23 de Fevereiro, durante a discussão do novo ultimato alemão, a dura luta em torno dessa questão continuou. Finalmente o CC manifestou-se por maioria de votos a favor da proposta de Lénine sobre a imediata conclusão da paz nas condições alemãs. O IV Congresso Extraordinário dos Sovietes, que se realizou de 14 a 16 de Março de 1918, ratificou o Tratado de Paz de Brest-Litovsk.
Depois da Revolução de Novembro de 1918 na Alemanha o governo soviético anulou o Tratado de Paz de rapina de Brest.

8 de fev. de 2013

MARMELADA NO FUTEBOL

Cinqüenta pessoas já foram detidas e outras 425 são suspeitas de terem manipulado resultados de 380 jogos de futebol na Europa e outros 300 na áfrica, Asia e nas Américas Central e do Sul, estando sendo investigados diretores de clube de futebol, jogadores e árbitros na Alemanha, Áustria, Eslovênia, Reino Unido, Hungria, Holanda e Turquia. E no olho do furacão, com as denuncias de manipulação de resultados, envolvendo países de todas as partes do mundo,  revelado esta semana na Europa, o presidente da FIFA, Joseph Blatter afirmou que é impossível impedir a trapaça no esporte e segundo ele, armações sempre existirão no esporte em geral, completando ao afirmar que  “ nós fazemos partes de um jogo e em um jogo sempre existirá trapaça. As armações nunca serão coibidas. Grave a afirmativa, principalmente com o anúncio de que até jogos válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo tiverem resultados manipulados. Até nas categorias menores existem jogos sendo investigados, como o Argentina x Bolivia, pelo sub-20 em 2010, com vitória dos argentinos por 1 a zero, gol marcado de pênalti inexistente aos 58 minutos do segundo tempo. O Brasil já teve em anos passados, a chamada Máfia do Apito que acabou resultando na anulação de diversos jogos, ante a constatação cabal da manipulação de seus resultados para favorecer apostadores e outros interessados em resultados diversos daqueles que o jogo sem interferência externa, deveria apresentar. Alguma coisa deve ser feita pelas autoridades esportivas para se coibir esta prática nefasta no futebol, esporte que arrasta multidões aos estádios, com torcidas apaixonadas e vibrantes. A pratica continua de interferência externa nos seus resultados, goleiros tomando frangos em bolas facilmente defensáveis, caracterizando o corpo mole na secular conhecida “marmelada” pode começar a esvaziar os estádios. Afinal, qual o prazer de assistir um jogo cujo resultado já está previamente acertado?

7 de fev. de 2013

PT e CHICO MAIA

O PT não se conformou com a perda de espaço dentro da administração e foi a luta, conseguindo indicar Chico Maia para a Secretaria Municipal da Agricultura, cuja pasta foi ocupada até agora por ZIto Garcia e seu grupo político. Embora de estrutura e orçamento bem menores que a de Obras, o PT conseguiu manter duas secretarias – SEMEL e SAGRA -, sendo que pelo andar da carruagem o atual secretario da SEMEL, Roger Barud deve permanecer no cargo ante a negativa do prefeito em reconduzir a pasta, o ex-vereador Batata em virtude do mesmo ser o marido a vice prefeita e desta forma, segundo entendimentos da área jurídica, sua indicação estaria vedada pela lei de nepotismo. Ao indicar o professor Francisco Maia , técnico agrícola de formação para a SAGRA, o PT entende ter encontrado um nome ideal para seu representante e isto não parece ser irreal, afinal, Maia é especialista em elaboração de projetos para realização de convênios com outros órgãos governamentais, é respeitado pela comunidade, participa de entidades e no ano passado, teve seu trabalho reconhecido pela Camara Municipal de Bauru que lhe outorgou o premio “Zumbi dos Palmares”. De origem humilde, filho de assentados em projetos de reforma agrária, Chico Maia conhece os problemas da Agricultura e tem tudo para realizar um profícuo trabalho a frente da pasta, conhecendo os caminhos da pedra para buscar recursos e fortalecer o trabalho da secretaria.


A indicação do PT, aceita por Rodrigo, diminui o numero de produtos a disposição no balcão de negociações com os partidos aliados da chamada “ Arca de Noé”. O PP e o PSB continuam sem representantes no primeiro escalão da administração e continuam sonhando e até salivando, na esperança de conseguirem uma fatia do bolo do poder. Um dos dois terá que esperar a criação da Secretaria da Habitação, para uma nova reacomodação do secretariado? Se o PP lograr êxito e emplacar um nome na SEAR, novamente o PSB ficará como o patinho feio da administração de Rodrigo.

Coisas da política.

6 de fev. de 2013

INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA

Finalmente chegou ao nosso Estado, ainda não em nossa cidade, a internação compulsória para os viciados em drogas em uma medida de impacto para tentar se reduzir o consumo de drogas. A internação compulsória começou no Rio de Janeiro e segundo estatísticas divulgadas pelo governo carioca um baixo número de familiares comparece para discordar da medida e tentar levar seus familiares para casa, comprovando a tese de que os dependentes químicos que vivem perambulando pelas ruas das grandes cidades romperam os contatos com o núcleo familiar. O que a comunidade espera é que estas internações compulsórias sejam efetivamente utilizadas para se desintoxicar o usuário e para um preparo psicológico para o seu retorno a vida em comunidade, como previsto na lei 10.216/01 e não, simplesmente para retirá-los de circulação, transformando estes centros de internação em depósito de seres humanos. Acredita-se que o projeto seja revestido da seriedade necessária para que realmente estas pessoas que sucumbiram ao vício das drogas tenham a possibilidade de retomarem uma vida normal. A comunidade e os especialistas entendem que a internação não é um fim e sim, um meio, não visando tão-somente o alívio dos transtornos causados pelos pacientes a sociedade, afinal, esta seria a conseqüência positiva de um programa que todos esperam ser bem sucedidos. A lei como tantas outras, é bem redigida, elaborada e espera-se que não tenha seus objetivos desvirtuados, não sendo utilizada como um tapete sob o qual escondemos o viciado. Se o Estado apenas internar, sem prover a estrutura para o tratamento, ele está instrumentalizando a lei para um fim ao qual ela não serve. A internação vira uma sanção penal, sem devido processo legal e sem lei que a preveja. A comunidade aguarda com ansiedade o sucesso da medida e os bauruenses esperam que as mesmas providencias sejam adotadas, considerando que o combate ao crack foi uma das bandeiras da vitoriosa campanha de Rodrigo Agostinho.

A bola é sua, prefeito, faça-a rolar com carinho.

TIRIRICA

Em mais um momento das costumeiras crises de credibilidade da classe política, com a eleição de Renan Calheiros e Eduardo Henrique Alves, para a presidencia do Senado e da Camara Federal, o Deputado Tiririca deu um verdadeiro direto no figado dos combalidos políticos, anunciando que irá retomar sua profissão de palhaço, não se candidatando a reeleição e se desfiliando do PR, no final do atual mandato. Interessante deixar registrado que o Tiririca anunciou sua decisão justamente no dia em que seus colegas elegeram o deputado do PMDB, Henrique Alves, acusado judicialmente de desvio de dinheiro público. Na campanha eleitoral, Tiririca teve como mote a afirmação de que não sabia o que um deputado fazia, íria aprender e depois contaria aos eleitores.Pelo visto, não gostou daquilo que aprendeu na curta vida parlamentar e resolve abandonar a vida pública. Poucos sabem, Tiririca é um dos deputados mais assiduos da Camara Federal, atuante nas comissões tematicas e se sua eleição, representou um voto de protesto dos eleitores paulistas, criticado por especialistas e que inclusive foi alvo de procedimento investigatório visando o impedimento de sua posse, sob a acusação de ser analfabeto e hoje, concede um verdadeiro show ao anunciar sua retirada do palco da vida publica. Enquanto políticos profissionais, buscam todos os meios ao alcance para se reelegerem e desta forma continuarem a desfrutar das benesses do poder, o Tiririca, prefere sair de cena como político para voltar a ser palhaço. Claro que suas declarações proporcionam diversos entendimentos, perante a opinião pública, entretanto, uma coisa é certa, por sua peculiar sinceridade, aumentou de forma signficativa seu prestigio perante o conjunto de eleitores brasileiros e alguns chegam a dizer que infelismente a profissão de palhaço está praticamente em extinção, pois é de palhaços que o povo está precisando. Triste sina da classe política que se desvaloriza a cada dia.


COMISSÃO DE SEGURANÇA

Pois é, quando a porca torce o rabo, todos procuram desculpas e em nenhum momento assumem omissões no trato da coisa pública. Na administração de Tidei de Lima na Prefeitura de Bauru, em 1995, foi criada a Comissão Municipal de Segurança que encontra-se desativada desde meados de 2004, último ano do governo de Nilson Costa. Nem Tuga Angerami e nem Rodrigo Agostinho em seu primeiro governo preocuparam-se em reativar a comissão que por lei, deve ter como integrantes representantes doCorpo de Bombeiros, Seplan, Defesa Civil, Unesp. Outros setores da sociedade civil devem indicar membros para o órgão. A divulgação da inexistência formal da Comissão gerou polemicas e enquanto o prefeito alega que precisa mudar a lei, transformando a comissão em consultiva, ante a dificuldade das entidades nominadas na legislação em indicarem nomes para integrá-la e de ter percebido a dificuldade muito grande de vários órgãos terem uma rotina de trabalho em conjunto, fatores estes que levam a prefeitura a pensar em rever a legislação, retirando desta comissão o poder fiscalizatório. Entretanto, o Coordenador da Defesa Civil do Município, Álvaro de Brito contradiz o prefeito ao afirmar que a Comissão funcionava bem até meados de 2004, quando o mandato de seus membros não foi renovado e enquanto existiu as fiscalizações caminharem muito bem, com o envolvimento de órgãos públicos municipais, como a SEPLAM e a Coordenadoria de Defesa Civil, Policia Militar, Bombeiros e membros da sociedade civil, como especialistas de engenharia e arquitetos da UNESP. A Comissão contava até com um especialista em engenharia elétrica, que era o Dr. Porto, PhD da Unesp.
Ora, se funcoonava bem, qual o motivo de ser desativada?
Muito embora o prefeito assegure que a administração está fiscalizando, a blitz realizada nos últimos dias veio a desmentir tal assertiva, com a lacração de dezesseis casas noturnas, em duas noite de trabalho. E voltamos a insistir, a fiscalização tem que ser realizado em todos os locais de aglomeração pública. Igrejas, Buffets, estádios, escolas, afinal, a desgraça não é primazia de casas noturnas, e a cada dia chegam noticias de mais prédios púbicos funcionando sem o Alvará dos Bombeiros. Camara Muicipal, Fórum, Teatro, e outros.
A segurança do povo de Bauru está nas suas mãos prefeito. Aja!



COMISSÕES DA CAMARA

Hoje, a Camara Municipal realiza sua primeira sessão ordinária da legislatura e praticamente será dedicada a composição das comissões internas, sendo que a  de Legislação e Justiça é que promete um tempo maior para discussão e indicação de seus membros. Por acordo celebrado por ocasião da eleição da mesa diretora ficou definido que os partidos de oposição, PV e PSDB, poderão indicar um membro cada, sobrando desta forma três vagas para serem indicadas pela base aliada do prefeito, popularmente conhecida como Arca de Noé. E é justamente neste ponto que o bicho vai pegar.  O PMDB tem quatro vereadores e três deles – Purini, Telma e Faria -  manifestam interesse em participar do órgão, com um deles, Faria Neto chegando a falar que pela proporcionalidade partidária o partido tem direito a duas vagas na comissão, ou seja, ele e mais um. Se a teoria de Faria tiver êxito e o acordo com a oposição for cumprido, um dos partidos com dois vereadores – PR e PP – teria que abrir mão da vaga, considerando que o PT que tem a presidência da mesa, deixaria de indicar um representante. Caso batam o pé, insistindo na vaga, resta uma outra possibilidade, a da não cumprimento do acordo celebrado com a oposição, o que resultará em reclamações e denúncias sobre a possível quebra de palavra empenhada. As discussões, aconchavos e decisões de bastidores prometem ser a tonica principal da sessão inaugural de hoje. Na realidade, a opinião pública espera com ansiedade que os senhores vereadores comecem hoje um trabalho voltado para os interesses da comunidade, realizando política com P maiúsculo, dignificando o legislativo e sobretudo resgatando, pelo menos a nível municipal, a credibilidade da classe política. O legislativo foi criado para elaborar leis e fiscalizar o executivo, não para ser seu irmão siamês, dividindo o direito de administrar a cidade, inclusive brigando pela nomeação de auxiliares do prefeito. Os poderes  - Legislativo, Executivo e Judiciário – foram instituídos para serem independentes entre si, com cada qual exercendo sua função e em harmonia entre si, buscando o bem estar da comunidade. Eleitas as comissões, esperando que sem brigas, traumas ou seqüelas futuras, daqueles que forem preteridos, espera-se uma única coisa: Trabalho sério por parte dos senhores vereadores

3 de fev. de 2013

E AS IGREJAS?

Se não fosse a tragédia da boate Kiss em Santa Maria, a Comissão de Segurança Municipal de Bauru continuaria engavetada por mais oito longos anos, ou mais, quem sabe. Aterrador saber que desde o fim da administração de Nilson Costa, a Comissão está inerte e agora, correm contra o tempo para compô-la. Tirando por base a eleição de Rena Calheiros para a presidência do Senado e a quase garantida eleição de Henrique Eduardo Alves para a Camara Federal, podemos afirmar que este é o jeito do PMDB administrar, sempre olhando para o próprio umbigo. Interessante que como os cargos da Comissão Municipal de Segurança não são remunerados não estão no verdadeiro balcão de negócios em que se transformou a Prefeitura Municipal de Bauru. Aliás, a imprensa noticia, até cansativamente, a repartição do bolo do poder com os partidos aliados, vereadores e ninguém toma nenhuma providencia contra este carnaval antecipado com recursos públicos. Lamentável em todos os sentidos, a corrida contra o relógio para que as casas noturnas de Bauru tenham o mínimo de segurança, esquecendo-se de outros locais de concentração popular. Quando iniciarão as fiscalizações em templos religiosos, prédios públicos?

Talvez os vereadores evangélicos da chamada Arca de Noé, não queiram a fiscalização, pois como é de conhecimento geral, a grande maioria dos Templos Religiosos também não estão em conformidade com a legislação vigente de segurança e jamais deixariam que administração lacrasse seus locais de oração, em um inicio de mês, época de recolhimento do dizimo, não é verdade?

Para o prefeito Rodrigo Agostinho, baladeiro confesso, deve estar sendo muito triste fechar casas noturnas, mas ainda resta um consolo grande, que são as viagens para São Paulo as quartas feiras.

Ou não?

2 de fev. de 2013

FECHAMENTO DE CASAS NOTURNAS

Foi necessária a tragédia de Santa Maria no Rio Grande do Sul para que as prefeituras de todo o Brasil resolvessem exercer seu poder de fiscalização e interditar casas noturnas que funcionavam sem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e em Bauru, força tarefa realizada pelos Fiscais da Seplam, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil interditaram seis casas noturnas em nossa cidade, dentre elas, a mais antiga da cidade, o Armazem. Alem dela, foram interditadas o Santa Madalena, On The Road, Capela Deluxe, antiga Dolce, Kiss & Fly. A fiscalização continua na próxima segunda feira., devendo fechar outros estabelecimentos que igualmente se encontram na mesma situação. Se não forem constatadas irregularidades que necessitam serem sanadas, o Laudo dos Bombeiros demora dois dias para ser expedido e os estabelecimentos podem voltar a funcionar normalmente. O que causa estranheza é a suspensão dos trabalhos da força tarefa no final de semana, justamente os dias de pico destes estabelecimentos e alguns daqueles que sabidamente encontram-se irregulares, poderão funcionar normalmente e com movimento acima do normal, em decorrência das interdições realizadas ontem. Segundo a prefeitura, as interdições foram recomendadas pelo Curador das Fundações , Luis Gabos Alvares, com quem o prefeito Rodrigo Agostinho se reuniu ontem pela manhã. O que causa espanto é a declaração do prefeito afirmando que do ponto de vista jurídico quem não tem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros está irregular, mesmo que seja uma irregularidade pequena, burocrática.

Todos sabem da seriedade dos Bombeiros em relação a segurança e se o estabelecimento não possuir os requisitos necessários estipulados pela corporação, como por exemplo, saída de emergências adequadas, extintores, não terá o conhecido laudo de vistoria, estando impossibilitado de funcionar. Mesmo assim, a iniciativa, muito embora tardia, tem que continuar em todos os locais de afluência de público. Cinemas, Mercados, Igrejas, Ginásios de Esporte, Estádios bauruenses tem que estar perfeitamente em ordem e legalizados. A segurança do publico tem que ser uma meta constante do poder público e não somente, em ocasiões de comoção popular.

Ou não?



1 de fev. de 2013

DIA NACIONAL DA ZEBRA

O povo brasileiro torce para que o 1º de fevereiro entre para a história como “Dia Nacional da Zebra” e que os deputados federais e senadores, compromissados com a ética e a moral, digam um sonoro não a pretensão do PMDB em colocar Rena Calheiros como presidente do Senado e Henrique Eduardo Alves , como presidente da Camara Federal. Ambos estão sofrendo inúmeras acusações na justiça referente a pratica de atos de corrupção, trafico de influencia e mesmo assim, o PMDB insiste na indicação destes dois nomes, sabe-se lá por quais motivos e o que ficou convencionado na decantada mesa pequena, para cujas conversas o eleitor não tem acesso. A grande verdade é que o PMDB está jogando sua história, cada vez mais, na lata do lixo, buscando de forma incessante o poder, não importa a que preço. A indicação destes dois nomes, expoentes da pratica de atos ilícitos no exercício do mandato parlamentar, representa uma verdadeira ofensa a opinião pública nacional e até um “chega para lá” no judiciário, não respeitando nem em eleições internas a lei da “ ficha limpa”. Na Camara Federal, o deputado Henrique Eduardo Alves é mais conhecido por ter um assessor que é um verdadeiro mestre na liberação de emendas dos parlamentares ao orçamento da União. Denunciado recentemente, este assessor, de cobrar propinas para a liberação das emendas, o deputado fez cara de espanto, jurou por todos os santos que não sabia de nada e o assessor, continua no mesmo lugar, correndo o sério risco de ser promovido, se o patrão for eleito nesta terça-feira. O PMDB demonstra cabalmente que não se preocupa com a opinião pública e faz hoje o triste papel de “partilho cortiça” sempre flutuando ao lado do poder, não importando em nenhum momento, a matiz ideológica de quem está no comando e sim, as benesses pessoais que este pode oferecer aos seus apadrinhados. Recentemente, um filho de Renan foi indicado para uma das diretorias da CONAB, controlada por seu partido, outro filho é Deputado Federal e o irmão, prefeito de Murici, onde a população vive sob a “dinastia Calheiros”, faz tempo.


O povo brasileiro, a cada dia, se cansa mais da classe política.